Redes e IPs


Eduardo Rocha
Guilherme Borges

O que são as redes?

Uma Rede de computadores é formada por um conjunto de máquinas eletrônicas com processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um sub-sistema de comunicação, ou seja, é quando há pelo menos dois ou mais computadores, e outros dispositivos interligados entre si.
Alguns exemplos de facilidades que podem ser obtidas através de uma rede de computadores:

Compartilhamento de documentos, aplicativos e outros produtos digitais.
Facilita a replicação de dados para backup.
Compartilhamento impressoras.
Comunicação.

O que é IP?

IP é um protocolo para redes de comunicação de dados. Ou seja, IP é um conjunto de regras e formatos utilizado em redes em que a comunicação se dá através de pacotes de dados.

Endereço IP

O endereço IP é representado por um conjunto de quatro números separados por pontos. Cada um dos quadros números pode ir de zero a 255 pois é representado por 8 bits. 200.148.12.188 é um exemplo de endereço IP. Uma rede IP isolada do mundo pode utilizar qualquer endereço nesta faixa na sua rede. Esta prática é inclusive incentivada em internets privadas de forma a otimizar o aproveitamento dos números de endereço disponíveis.

IPv4

A alocação de endereços IP na Internet (IPv4) é baseada na divisão do endereço em duas partes. A primeira identifica a rede e a segunda o host.

Host

Host é qualquer dispositivo na rede que pode transmitir ou receber pacotes IP. Computadores e roteadores são exemplos de host.

Classes

A parte do endereço que corresponde a rede ou ao host varia conforme as seguintes classes.

Endereço IP
Num. Redes
Classe A
Início
1
0
0
0
126
Fim
126
255
255
254
-
Rede
Host
Host
Host
Classe B
Início
128
0
0
0
16.384
Fim
191
255
255
254
-
Rede
Rede
Host
Host
Classe C
Início
192
0
0
0
2.097.152
Fim
223
255
255
254
-
Rede
Rede
Rede
Host
A classe D (224 a 239) é dedicada a multicast e os números restantes (Classe E) reservados para uso futuro.

Máscara

Para permitir que o destinatário de pacotes IP diferencie a parte que identifica a rede da parte que identifica o host são utilizadas máscaras geralmente no formato 255.x.x..x., onde x é igual a 255 para a porção do endereço correspondente a rede.

IPv6

O padrão IPv4 permite a alocação teórica de cerca de 4 bilhões de endereços, o que, devido a forma hierárquica de alocação nas redes, é um número pequeno para o tamanho da Internet hoje. Foi desenvolvido um novo padrão IPv6 com o objetivo de aumentar o número de endereços na Internet e para o qual deve ocorrer uma migração gradual ao longo dos anos.
A figura acima apresenta uma rede IP formada por três redes interligadas através de roteadores.

Roteadores são os dispositivos que recebem os pacotes de dados de um computador em uma rede e os encaminham para outro computador ou roteador na outra rede. Um computador X pode enviar pacotes de dados para computadores na sua rede ou para outras redes através do roteador 1.
Na comunicação entre dois computadores os pacotes de dados são processados e encaminhados um a um e de forma independente. Não é estabelecido uma conexão ou circuito virtual que defina um caminho predeterminado para os pacotes. Dois pacotes enviados pelo computador X podem seguir caminhos diferentes até o computador Y. Podem, por exemplo, passar pelo roteador 1 e ir direto para o roteador 3, ou passar pelos roteadores 1, 2 e 3. Podem chegar também em ordem diferente da de envio.

Considerações Finais

A Internet é uma rede IP, mas nem toda rede IP faz parte da Internet. Com o crescimento da Internet existe uma tendência para que o IP se torne o protocolo dominante das redes da próxima geração (Next Generation Network – NGN) que forneceria inclusive serviços de voz (Voz sobre IP – VOIP).
É difícil garantir qualidade de serviço na Internet. O protocolo IP permite a atribuição de prioridades aos pacotes, mas não existe garantia que estas prioridades serão respeitadas quando se passa de um sistema autônomo para outro.
Estes mecanismos podem ser, no entanto implementados no âmbito de uma rede IP sob uma única administração.

Referências

IETF: The Internet Engineering Task Force, órgão responsável pelo desenvolvimento de padronização para a Internet (RFC).





Comentários

Postagens mais visitadas