Douglas Alexandre Xavier dos Santos


ERP e CRM




O ERP é o software de gestão mais básico de uma empresa. Ele é usado para garantir o controle financeiro, fiscal e contábil da organização. O ERP integra informações sobre pagamento de despesas e recebimento de receitas, levando em conta o custo de tributo de cada uma das operações. Esse tipo de software é literalmente a base para a gestão de uma companhia. Ele  ajuda a: reduzir os custos com TI, mão de obra, desperdícios, erros e retrabalhos, Reduzir os prazos de entrega, pois aumenta a produtividade, Facilitar a gestão do estoque e a compra e venda de mercadorias, Melhorar a gestão tributária, evitando multas e diminuindo a dependência de contadores.


Já o CRM é um sistema usado por empresas para cuidar de sua base de consumidores. Ele é vendido como software onde o principal objetivo desse sistema é assegurar e proteger as informações comerciais da empresa, ao mesmo tempo em que ajuda a identificar os melhores planos de ação e alternativas para aumentar as vendas, gerenciar metas e avaliar os vendedores, ajuda a: reduzir gastos com papel, reduzir o tempo gasto para procurar informações e documentos, facilitar o treinamento da equipe através do software, aumentar as vendas, pois permite passar mais tempo vendendo e menos tempo organizando informações.



 Então, o ERP é o controle financeiro e gestão da empresa de uma forma completa, enquanto o CRM é o controle dos clientes e, por consequência, das vendas.

ERP e CRM integrados

É importante ressaltar que, quando falamos de um Software CRM integrado ao ERP, estamos nos referindo a completa troca de informações em tempo real entre diversas áreas da empresa. Para que, dessa forma, as informações não parem de trafegar, garantindo assim que se tenha sempre dados atualizados em todas plataformas conectadas. Ao conseguir a integração entre o CRM e o ERP, a empresa ganha eficiência no processo de vendas. Também potencializa as ações gerenciais e os controles de dados, o que se transforma em eficiência no negócio como um todo. Os cadastros de clientes e produtos ficam sincronizados, e os vendedores emitem propostas comerciais diretamente do CRM. Em seguida, eles fecham as vendas e enviam os pedidos diretamente ao ERP, sempre condicionado às validações das regras de negócio já parametrizadas. Trazendo mais agilidade no processo, confiabilidade das informações, certeza de que as regras de negócio serão cumpridas pelos vendedores etc. Ao invés de ter que fazer registros em dois sistemas diferentes, as informações são atualizadas de forma sincronizada. Assim, toda a operação de vendas se torna mais rápida e eficiente e a geração de relatórios a partir do ERP também facilita para que os gestores tomem decisões mais inteligentes em tempo hábil.


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