Douglas
Alexandre Xavier dos Santos
ERP
e CRM
O ERP é o software
de gestão mais básico de uma empresa. Ele é usado para garantir o controle
financeiro, fiscal e contábil da organização. O ERP integra informações sobre
pagamento de despesas e recebimento de receitas, levando em conta o custo de
tributo de cada uma das operações. Esse tipo de software é literalmente a base
para a gestão de uma companhia. Ele ajuda a: reduzir os custos com TI,
mão de obra, desperdícios, erros e retrabalhos, Reduzir os prazos de entrega,
pois aumenta a produtividade, Facilitar a gestão do estoque e a compra e venda
de mercadorias, Melhorar a gestão tributária, evitando multas e diminuindo a
dependência de contadores.
Já o CRM é um sistema
usado por empresas para cuidar de sua base de consumidores. Ele é vendido como software
onde o principal objetivo desse sistema é assegurar e proteger as informações
comerciais da empresa, ao mesmo tempo em que ajuda a identificar os melhores
planos de ação e alternativas para aumentar as vendas, gerenciar metas e
avaliar os vendedores, ajuda a: reduzir gastos com papel, reduzir o tempo gasto
para procurar informações e documentos, facilitar o treinamento da equipe
através do software, aumentar as vendas, pois permite passar mais tempo
vendendo e menos tempo organizando informações.
Então, o ERP é o controle financeiro e gestão
da empresa de uma forma completa, enquanto o CRM é o controle dos clientes e,
por consequência, das vendas.
ERP
e CRM integrados
É importante ressaltar
que, quando falamos de um Software CRM integrado ao ERP, estamos nos referindo
a completa troca de informações em tempo real entre diversas áreas da empresa.
Para que, dessa forma, as informações não parem de trafegar, garantindo assim
que se tenha sempre dados atualizados em todas plataformas conectadas. Ao
conseguir a integração entre o CRM e o ERP, a empresa ganha eficiência no
processo de vendas. Também potencializa as ações gerenciais e os controles de
dados, o que se transforma em eficiência no negócio como um todo. Os cadastros
de clientes e produtos ficam sincronizados, e os vendedores emitem propostas
comerciais diretamente do CRM. Em seguida, eles fecham as vendas e enviam os pedidos
diretamente ao ERP, sempre condicionado às validações das regras de negócio já
parametrizadas. Trazendo mais agilidade no processo, confiabilidade das
informações, certeza de que as regras de negócio serão cumpridas pelos
vendedores etc. Ao invés de ter que fazer registros em
dois sistemas diferentes, as informações são atualizadas de forma sincronizada.
Assim, toda a operação de vendas se torna mais rápida e eficiente e a geração
de relatórios a partir do ERP também facilita para que os gestores tomem
decisões mais inteligentes em tempo hábil.
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