GABRIEL MARTINS DA SILVA

MARGARETH SOARES SILVA





ERGONOMIA EM INFORMÁTICA



Atualmente com a evolução da tecnologia é impossível não utilizar algo que tenha ligação com a informática, coisa que facilita nossa vida em diversos aspectos, mas como tudo em excesso faz mal, a informática utilizada demasiadamente sem seus devidos cuidados pode nos prejudicar em diversos aspectos, até trazendo lesões corporais e também dependência. 
A tecnologia não é sempre responsável pelas doenças adquiridas pelos usuários, mas sim como ela é utilizada, portanto por si só o computador não cria doenças, mas o uso dele por um longo período aliado a pressão pode ocasioná-las. 
Sabemos que a postura é essencial para a saúde corporal em qualquer profissão, logo o técnico em informática deve buscar informações que possam ser importantes para melhoria de sua saúde ergonômica, sendo assim a NR 17 (norma regulamentadora) apresenta o procedimento de ergonomia que deve ser cumprida tanto o empreender como o colaborador. 
Dentre os vários itens, refere-se ao mobiliário dos postos de trabalho, aconselhando que ele deve ser adaptado não só às características antropométricas (é um ramo da antropologia que estuda as medidas e dimensões das diversas partes do corpo humano) da população, mas também à natureza do trabalho, ou seja, as exigências da tarefa.

OBJETIVO

                     Aprender o conceito de desenvolver boas práticas em condições de trabalho e as capacidades de limites que abrange em um todo. 
                   A Norma Regulamentadora 17 relativa à Ergonomia visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

Ergonomia em informática, o que é?

                  “O termo de ergonomia deriva do grego “ergo”, que significa “trabalho” e “nomos”, que significa” leis ou normas”, ou seja, ergonomia é o conjunto dos estudos que têm como objetivo desenvolver uma integração perfeita entre as condições de trabalho, as capacidades e limitações físicas e psicológicas do trabalhador e a eficiência do sistema produtivo.  De acordo com lida (2005), 
A ergonomia visa inicialmente à saúde, segurança e satisfação do trabalhador e, que podem ser assim descritas:
Saúde – mantém-se a saúde do trabalhador a partir do momento em que não são ultrapassadas as limitações energéticas e cognitivas das exigências do trabalho e do ambiente.
Segurança – obtida através de projetos do posto de trabalho, ambiente e da sua organização, desde que dentro das limitações e capacidades do trabalhador, permitindo reduzir acidentes, estresse, erros e fadiga.
Satisfação – é o resultado referente ao atendimento das necessidades e expectativas do trabalhador. (LIDA, 2005).

DOENÇAS RELACIONADAS
                Apesar de se buscar muito pela realização de estudos sobre a ergonomia como ciência, necessita-se que as empresas entendam a importância da aplicação da mesma, para que assim ocorra a conscientização dos colaboradores para entender a importância de manter os cuidados em suas atividades diárias. Dentre tantas doenças relacionadas, se destaca aqui nesse projeto de pesquisa os Riscos Visuais e Lesões de Esforços Repetitivos em informática a seguir:

 Riscos visuais pelo mal uso de computadores

       Os computadores têm suas telas formadas por pixels, algo que faz com que os olhos necessitem focar continuamente a imagem causando assim cansaço na vista, ou seja, este uso faz com que pisquemos cerca de cinco vezes menos que o normal o que causa um ressecamento nos olhos.


       Este problema acaba causando uma síndrome chamada CVS, do inglês ''computer vision syndrome'', síndrome da visão do computador, esse problema tem como característica o cansaço visual e uso prolongado do computador, mas também pode ser atribuído ao uso e excesso de outros aparelhos de multimídia (vide games, televisores, celulares entre outros).



              Sendo assim, o resultado é a diminuição na qualidade de produção, diminuição na frequência de trabalho dos colaboradores e, consequentemente, ambos saem perdendo, são demonstrado nas figuras abaixo em sequencias:

          Assim, define que deve estar a uma distância não inferior a 40cm e não superior a 1m do monitor; 
É recomendável que a cabeça não esteja a mais de 35º para a esquerda/direita e não mais de 15º, 20º para cima ou para baixo;
Evitar ter os pulsos tortos ao usar o teclado ou o rato;
Manter os acessórios e elementos para o desempenho laboral a uma distância de fácil acesso;
Manter a cadeira a uma altura ideal, de modo que nos permita laborar confortavelmente;
Manter sempre os pés bem apoiados nos apoios da cadeira para evitar desconforto atrás dos joelhos e não causar redução da circulação sanguínea.


            A LER é a sigla utilizada quando se refere as “Lesões por Esforços Repetitivos” representados por um grupo de afecções do sistema musculoesquelético, as quais apresentam manifestações clínicas distintas variando em intensidade.
                    A DORT refere-se a sigla para “Distúrbios Osteo musculares Relacionados ao Trabalho” e segundo a Comissão de Reumatologia Ocupacional (2011) foi introduzida para substituir a sigla LER, devido a duas razões:
 Devido a maioria dos trabalhadores com sintomas no sistema musculoesquelético não apresentar evidência de lesão em nenhuma estrutura.
Além do esforço repetitivo (sobrecarga dinâmica), outros tipos de sobrecargas no trabalho podem ser lesivas para o trabalhador, tais como:
Sobrecarga estática (uso de contração muscular por tempos prolongados para manutenção de postura).
Excesso de força aplicada para execução de tarefas. Uso de equipamentos que transmitam vibração excessiva. 
Trabalhos realizados com posturas inadequadas

De acordo com Brasil (2012), a ocorrência de LER/Dort em um grande número de pessoas, em diferentes países e em atividades consideradas leves, gerou uma mudança no conceito tradicional de que o trabalho pesado, envolvendo esforço físico, é mais desgastante do que o trabalho leve.
Em relação aos casos de LER/Dort, no Brasil, foram inicialmente descritos como tenossinovites ocupacionais.

Porém, na área social, principalmente na década de 80, os sindicatos dos trabalhadores de processamento de dados iniciaram uma luta pelo enquadramento da tenossinovite como doença do trabalho. (Tenossinovite É utilizada usualmente para definir uma inflamação da membrana que recobre o tendão, tendo a dupla função de lubrificação e nutrição, no seu interior é que ocorre o deslizamento dos tendões, quando da execução de qualquer movimento.)

Uma boa parte dos problemas de postura que a grande maioria das pessoas adquire ao longo das suas vidas durante o trabalho, como por exemplo, os esforços repetitivos. 


O ideal seria que todos os móveis do escritório ou casa e qualquer equipamento usado no nosso dia-a-dia passassem por estudo e adequação ergonômica, antes mesmo de serem adquiridos.
  Para a além da qualidade dos equipamentos, mobiliário adequado ás funções e postos de trabalho organizados é fundamental, a elaboração de um programa de sensibilização e formação de forma continuada para que os colaboradores das empresas adquiram conhecimento desta temática e desenvolvam atitudes e atos preventivos, ou seja, a chamada ginástica laboral é uma das ferramentas que pode ser utilizada por todos.


     A prática de alguns exercícios básicos de ginástica laboral conduz a benefícios para a saúde, da prática de alguns exercícios básicos de ginástica laboral conduz a benefícios para a saúde, dentro dos quais se destacam:
Estimulação da circulação;
Alívio das cargas estáticas dos músculos;
Redução da tensão no corpo;
Redução da sensação de cansaço;
Redução do stress.
Mantenha sua cabeça ereta.
Em frente ao computador, concentre-se em manter sua cabeça e pescoço eretos. 
Evite inclinar-se para frente em direção do monitor.


De preferência, deve ser colocado ao lado de seu teclado com o braços formando um ângulo de 90º para que você não estique ou torça o seu ombro quando clicar. Opte por teclados e mouses ergonômicos.

  Seja exigente com sua cadeira

    Escolha uma cadeira que possua encosto para a parte inferior das suas costas e possibilite uma boa postura. 

É aconselhável que o assento seja liso e possua uma pequena inclinação para trás. 

    Verifique se a cadeira possui dimensões adequadas para acomodar nádegas e coxas, deixando apenas as dobras do joelho para fora.

 Verifique também se a cadeira possui bordas arredondadas para não prejudicar a circulação sanguínea dos membros inferiores.

   Exercite a respiração consciente

Em cada movimento de entrada e saída do ar, visualize-se percorrendo desde o desenho do seu  umbigo em direção à toda extensão da sua coluna vertebral. 
Este é um ótimo exercício para trabalhar a consciência corporal e auxiliar e sua correção postural.

   Sente-se próximo à sua mesa

Seu torso deve estar cerca de um braço de distância do monitor que deve estar 5 centímetros acima do nível do olho.

   Mantenha os pés apoiados

Muitos ignoram ou desconhecem os benefícios dos apoiadores de pés durante longas jornadas em frente ao computador. 

O fato é que ao sentar-se corretamente com os pés apoiados em um apoiador mantendo a posição do joelho em um ângulo de 90º ou mais, poderá melhorar a circulação sanguínea além de relaxar a musculatura evitando futuras dores nas costas.

  Faça pausas e alongue-se:

Levantando-se pelo menos uma vez a cada hora para ir ao banheiro e fazer alguns alongamentos. Isso reduzirá a pressão sobre os discos e aumentará a circulação na região espinhal.
Veja abaixo alguns exercícios que você poderá fazer utilizando a própria cadeira:

   Evite apoiar o telefone no ombro

Atender ao telefone apoiando-o com o ombro enquanto está realizando outra tarefa acaba sendo um movimento intuitivo, mas essa prática pode prejudicar o seu pescoço. 
Opte por modelos de aparelhos como Head-set ou atenda ao telefone na viva-voz quando a conversa durar mais de cinco minutos.

    Não cruze as pernas

Sentar de pernas cruzadas torna difícil manter a coluna reta e ombros quadrados, e corre o risco de esticar demais os músculos ao redor da pélvis, aumentando o risco de varizes, interrompendo o fluxo de sangue. Então descruzar e relaxar.

   Encontre o ângulo ideal

Veja abaixo uma ilustração da posição ideal em frente ao computador:

  Outras dicas:

Não use lentes de contacto, prefira óculos;
A altura dos olhos muda de acordo com a sua postura;
 Ajuste a altura e inclinação do monitor toda vez que a altura dos olhos mudar;
Posicione o monitor de maneira a evitar brilho ou reflexo;
Utilize os controle de brilho e contraste para melhorar as qualidades dos textos e dos gráficos;
Pés mal apoiados ou nos apoios da cadeira causa redução da circulação sanguínea nas pernas e desconforto atrás dos joelhos;
Evite torcer o pescoço ou o corpo;
Materiais de uso constante devem estar ao alcance da mão;
Não descanse os punhos na mesa enquanto estiver digitando;
 Adote posturas corretas tanto no trabalho quanto em outras atividades;
Evite sentar-se na ponta da cadeira ou em posição semi-sentada.

CONCLUSÃO
         O ambiente de trabalho tem um impacto relevante não só na produtividade na execução das tarefas como também na saúde dos executantes, ou seja, as recomendações que consideradas úteis para melhorar em termos ergonômicos o seu posto ou local de trabalho faz a diferença em sua saúde num todo. Tenha sempre presente que a prevenção é o melhor princípio a seguir e como tal desenvolva uma cultura de auto critica quanto às condições ergonômicas do seu posto de trabalho e nomeadamente as suas posturas.



Comentários

Postagens mais visitadas