Mickaely Cristiane C. Paixão.
Rogério Faria Prado.





            A manutenção relacionada a computadores é a ação, ou conjunto de ações, que visam solucionar um problema diagnosticado no computador, ou antever o problema por meio de análise de situações no funcionamento do computador, relacionado a software e/ou hardware.
         Pode-se dividir a manutenção em três tipos:
Ø Manutenção Corretiva: É realizada quando o equipamento deixa de funcionar, quebra ou não funciona como o esperado.
Ø Manutenção Preventiva: É o procedimento mais barato e garantido, pois, corrige os defeitos antes que se manifestem ou que causem danos maiores.
Ø Manutenção Preditiva: É uma variação da manutenção preventiva, onde os componentes são trocados ou verificados antes que apresentem qualquer defeito. Digamos que os estudos feitos por um fabricante ou empresa especializada indiquem que determinado modelo de disco rígido tem a vida útil estimada em 10.000 horas MTBF. Se ele trabalha 10 horas por dia, isto significa que ele vai durar 1.000 dias (3 anos). Assim estes HDs devem ser trocados, por medida preditiva, a no máximo cada 3 anos, mesmo que, aparentemente, estejam funcionando bem.
Buscando uma maneira eficiente de se manter um equipamento funcionando em sua forma plena de desempenho, e evitando manutenção corretiva na máquina a manutenção preventiva é o melhor caminho. A manutenção preventiva se divide em manutenção de Hardware e Software.




Manutenção de Hardware
A manutenção preventiva do hardware reduz possíveis problemas de hardware e software, e podem reduzir custos de inatividade e de manutenção corretiva em seus equipamentos. Os benefícios são:
Ø Aumenta a proteção de dados.
Ø Prolonga a vida útil dos componentes.
Ø Melhora o desempenho do computador.
Ø Reduz o risco de falhas do PC.
Antes de iniciar a manutenção, verifique o local onde o equipamento está instalado para remover quaisquer coisas que estejam dificultando sua ventilação, verifique se o ambiente não está facilitando o acúmulo de poeira ou de umidade. É importante manter o equipamento com a devida proteção elétrica, verificando se a tomada utilizada está com a voltagem correta e use um bom estabilizador ou filtro de linha.
Manutenção de hardware: como fazer?



Verifique o gabinete do PC ou a carcaça do notebook e limpe as partes da ventilação, evitando qualquer obstrução. Componentes limpos e desobstruídos reduzem a probabilidade de superaquecimentos.
Veja principalmente se as ventoinhas da fonte, do processador e do gabinete estão girando com a velocidade normal.
Abra e verifique o estado dos cabos, placas e conectores. Repare ou substitua qualquer componente que mostre sinais de danos ou desgaste excessivo.
Por fim, use o seguinte checklist de manutenção de hardware:
Ø Remova a poeira dos coolers do gabinete, se houver.
Ø Remova a poeira da fonte de alimentação.
Ø Remova a poeira de componentes dentro do computador.
Ø Limpe o mouse e teclado.
Ø Verifique e assegure que não tenha cabos soltos.
Ø Troque a Bateria de CMOS: se o seu sistema tem mais de 3 a 5 anos de idade, recomenda-se trocar a sua bateria CMOS, aquela “pilha” na placa-mãe que retém as configurações de data, periféricos e outros.
Ø Examine seu Disco Rígido: verifique o status do disco rígido usando o Scandisk, Chkdsk e, se o BIOS tiver, mantenha a opção S.M.A.R.T ativada, para que ele o mantenha informado sobre o estado do HD.
A manutenção preventiva do hardware pode ser básica ou avançada, realize estes procedimentos e mantenha seu equipamento funcionando no melhor desempenho, apoiando todas as atividades que você não faria se ele parasse completamente de funcionar.


Manutenção de Software



A manutenção de software é um processo de melhoria de um software já desenvolvido, ou que está sendo desenvolvido. Nesse sentido, a manutenção é caracterizada pela modificação do software já entregue ao cliente, ou seja, a manutenção é qualquer alteração no software após sua entrada em produção.
O objetivo da manutenção de software é diferente da manutenção de produtos industrializados, pois a manutenção realizada não é feita para reparar danos causados pelo tempo de uso do software. Existem três tipos principais de manutenções em softwares, Adaptativas, Corretivas e Evolutivas (Perfectivas):
Ø Adaptativas: são alterações que visam adaptar o software a uma nova realidade ou novo ambiente externo, normalmente imposto.
Ø Corretivas: como o próprio nome diz, servem para eliminar as falhas encontradas em produção.
Ø Evolutivas: são alterações que visam agregar novas funcionalidades e melhorias para os usuários que as solicitaram.
A atividade de manutenção requer o cumprimento de algumas etapas consideradas adequadas para se obter um resultado positivo. Deve-se primeiramente avaliar a documentação e código existentes, juntamente com a arquitetura, estrutura de dados e interface. Posteriormente, identificar as modificações necessárias e avaliar seus impactos. Em seguida, realizar as modificações e testá-las através da aplicação de testes.
Na manutenção de software existem quatro fases que são introdução, crescimento, maturidade e declínio.
Algumas formas de manutenção preventiva Software.

Ø Atualizar o antivírus e fazer o scan ao Computador (PC).
Ø Caso tenha firewall também a deve atualizar (Exemplos: Zone Alarme; Sygate Personal Firewall).
Ø Atualização do sistema operativo.
Ø Organizar área de trabalho.
Ø Limpar periféricos mais usados. (Monitor; rato; teclado, etc.).
Ø Verificar a integridade do disco rígido, realizando um scandisk e corrija os erros se existirem. (Exemplo: C: propriedades – ferramentas – verificar agora;)
Ø Desfragmentar o disco rígido;
Ø Limpeza do disco: (Eliminar ficheiros desnecessários (temporários da Internet, reciclagem, ficheiros de erros, etc.…)).
ü COMO FAZER: Iniciar – programas – acessórios – ferramentas de sistema.
Ø Desinstalar programas desnecessários.
Ø Verificar quais os programas que são executados na inicialização e desative os que não são necessários.
ü COMO FAZER: comando msconfig (iniciar – executar- msconfig).
Ø Faça uma cópia de segurança (backups).
Ø Crie um ponto de restauro.
Ø Crie uma imagem do disco (Drive image).



Referências



Comentários

  1. Clareza e transparência diz tudo, as informaçôes apresentadas trás facilidade ao leitor, e oferece conhecimento e soluções para seus problemas.

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