Projeto de Instalação do Laboratório da Informática

Ponto Com Informática
João Victor B. de Souza
Katielly Bordin
Kelvin Willians
Romildo Barcellar
Projeto de Instalação do Laboratório da Informática


No dia 16/04/2019 foi solicitado a Ponto Com Informática a instalação de um laboratório de informática na Escola Capitão Nascimento. O pedido foi o seguinte: Trabalhar com o espaço de uma sala de 11,10m x 5,5m. Instalar os computadores com o sistema operacional e softwares coerentes que possam ajudar na educação dos alunos e realizar uma estrutura de cabeamento de rede.
O primeiro passo foi procurar um Sistema Operacional que fosse compatível com o perfil de alunos que utilizariam do Laboratório. Ao realizar a pesquisa, pensamos nos alunos e nas atividades que realizariam, como pesquisa e produção de textos, e concluímos que a configuração pode ser mais básica, como um computador de mesa, de 2GB de memória RAM, com um processador Dual Core e um HD de 250GB.
O monitor não precisa ser grande, 15 polegadas já é suficiente. E o Sistema Operacional Linux, que além de ser gratuito, também possui variados softwares livres que podem ser utilizados na educação, como:
  • ·         Para Língua Portuguesa: ABC-Blocks (Alfabeto móvel), Anagramarama (Para Digitação);
  • ·         Para Raciocínio Lógico: Frozen Bubble (Coordenação Motora), KBlackbox (Compreensão de probabilidades);
  • ·         Para Matemática: GeoNext (Matemática Dinâmica), Dr.Geo (Geometria);
  • ·         Para Geografia: 3D Planetárium (Mostra o Sistema Solar em tempo real);
  • ·         Para Química: Kalzium (Exibe a Tabela Periódica);
  • ·         Para Física: MEK (Faz simulações de mecânica da partícula).
Para a estrutura da Sala, contamos com 61,05m², onde contará com 5 ilhas de 5 máquinas, cada uma contando com no mínimo 2m² para cada computador instalado, garantindo um espaço para a operação das máquinas. Também deve contar com mais uma ilha, para o professor, ou técnico responsável pela sala, onde também devem estar equipamentos, como a Impressora.




Requisitos para a Instalação de Cabeamento
                                                                      
Para montar uma rede de comutadores no laboratório será utilizado um cabeamento UTP categoria 5e, seguindo requisitos da norma ANSI/TIA/EIA/568B.2. Os cabos de categoria 5, são o requisito mínimo para rede 100BASE-TX e 1000BASE-T, que são os pacotes de rede de 100 e 1000 megabits usados atualmente.
Esses cabos seguem padrões de fabricação muito mais estritos e suportam frequências de até 100MHz, o que representa um grande salto sobre os cabos cat 3. 

Para a estrutura de passam será necessária a utilização de canaletas plásticas externas fixadas em parede para a passagem dos cabos das estações de trabalho e do servidor até o Switch. Encontradas em lojas de materiais elétricos, geralmente vendidas em barras de 2m podem ser encontradas nas cores cinza e creme, confeccionadas em polietileno virgem ou reciclado.

As tomadas recomendadas são 2P+, sendo:  1 fase, 1 neutro e 1 terra (três pinos). Sendo que dois conectores são superiores fornecem energia (110 V ou 220 V). O inferior protege os usuários e os equipamentos contra choque elétrico e curto - circuito é chamado terra de segurança, instalada ao longo das paredes, em caixas modulares externas ou embutidas. Astomadas devem seguir a normas ABNT NBR 14136:2002. Inclusive, recomenda-se o uso de No-Break.
O número de conectores que foram usados foram de 59 conectores e 200 metros de cabo cat 5e.


O Quadro de distribuição elétrica Deve ser exclusivo somente para os equipamentos dos laboratórios. Os fios devem estar ocultos ou presos e marcados com etiquetas para facilitar a identificação de possíveis problemas futuros. E possuir aterramento.

Após a realização das atividades recorrentes, entregamos um laboratório bem estruturado, tanto para as máquinas, tanto para os componentes.
Abaixo, a simulação do laboratório feita através de um programa.


Comentários

Postagens mais visitadas