Gabriel Martins da Silva
Margareth Soares Silva

MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

INTRODUÇÃO

Nos dia atuais o equipamentos de informáticas se tornaram uma ferramenta mais utilizada a todo nível de usuário. Logo, porque não cuidar do seu computador de modo que sua vida útil tenha mais durabilidade, confiabilidade e interação em suas atividades recorrentes, tanto em relação ao hardware, tal como em relação ao software.
A manutenção relacionada a computadores é a ação, ou conjunto de ações, desencadeada visando solucionar um problema diagnosticado no computador, ou antever o problema por meio de análise de situações no funcionamento do computador, relacionado a softwares e/ou hardware.

                                                                      OBJETIVO
Aprender o conceito de desenvolver boas práticas de sequencias na manutenção de computadores, como também os cuidados de uma boa prevenção, para que os usuários de modo geral possam usufruir melhor o seu equipamento tecnológico.

O que é Manutenção de computadores?
É a técnica de reparos e soluções de problemas causados por diversos motivos. Consiste em descobrir a causa e a origem do erro ou problema que  o micro apresenta substituindo ou recuperando a peça danificada. A manutenção se divide em dois tipos:
MANUTENÇÃO PREVENTIVA 

Consiste em verificar as partes físicas ou lógicas do computador a fim de evitar possíveis problemas, ou seja, tanto o hardware(física) e software (lógica), conforme cada caso e/ ou região, deve ser analisado e diagnosticado para evitar problemas com trocas de alguma peça ou componentes.
MANUTENÇÃO CORRETIVA
Consiste em consertar um erro ou defeito que impede o micro de inicializar, ou seja, pode ser baseado na prevenção que geralmente garante um diagnóstico preciso e seguro.
Sendo assim, o conhecimento de cada peça que compõe a parte física do hardware faz necessário para que uma manutenção preventiva ou corretiva mais rápido será o conserto. E que alguns erros de software necessitam do CD de instalação para reinstalação do programa que chamamos de driver, outros necessitam do próprio CD de instalação do sistema operacional a fim de usar o programa de recuperação contido nele.
MANUTENÇÃO HARDWARE

Visa a limpeza do equipamento e alguns cuidados  adicionais. Poeira e sujeira  depositada no interior do Micro  um dos maiores causadores de problemas.
 Remoção do excesso de poeira
Assim como qualquer outro objeto, os computadores também acumulam poeira, inclusive em seu interior, um local difícil de limpar com uma simples passada de pano.
Para realizar a remoção do excesso de poeira é preciso uma limpeza realizada por um técnico, que irá abrir o gabinete ou o notebook e então limpar a poeira presente entre suas peças.
Inclusive, a poeira pode ser a causa do mal funcionamento de computadores que não apresentam nenhum outro problema e são novos.
Limpeza de Coolers e verificação de sua eficiência de rotação
Os Coolers são responsáveis por manter o computador em funcionamento sem que suas peças assumam temperaturas muito elevadas. É a peça que garante que o computador não superaqueça e queime ou então se desligue.
Assim como o restante da máquina, essa peça também acumula poeira e precisa ser limpa. Além disso, com o tempo, acaba perdendo sua capacidade de rotação e resfriando menos o gabinete ou notebook. Em alguns casos é preciso até mesmo lubrificá-los com grafite em pó.
Sendo assim, a manutenção preventiva de computadores é uma forma de aumentar o tempo de vida da CPU e evitar a queima de placas e peças devido ao mal funcionamento do cooler.
Troca de pasta térmica do processador
A pasta térmica trabalha em conjunto com o cooler para garantir um resfriamento eficiente do processador. O que significa dizer que de nada adianta deixar o cooler em perfeito funcionamento e não realizar a troca da pasta térmica do processador.
O recomendado é que a manutenção preventiva de computadores seja feita a cada seis meses para a troca da pasta térmica, pois ela vai se desgastando conforme o uso.
Se for feita alguma manutenção do cooler, a pasta térmica deve ser trocada também, pois perde sua aderência. Tanto que o ideal é que o cooler e pasta térmica sejam trabalhados em conjunto na manutenção preventiva de computadores.
Verificar a disposição dos cabos dentro do gabinete
A forma como os cabos estão dispostos dentro do gabinete também interfere no bom funcionamento da máquina.
A manutenção preventiva de computadores nesse caso tem por objetivo verificar se estão bem-dispostos para garantir uma melhor circulação de ar por todo o computador. Assim o resfriamento do mesmo é mais eficiente e se evita a queima de peças.
 MANUTENÇÃO CORRETIVA

É a intervenção nos equipamentos para sanar falhar e defeitos tecnicamente possíveis, ou seja, ação ocorrida com base na falha de execução (de hardware e/ou software) de computador, relacionado à CPU e todos os periféricos, aplicando-se ações que visem solucionar os erros encontrados.
Erros de hardware ocasionam falhas diversas de execução em softwares. Existem diversos softwares relacionados à manutenção corretiva.
 Vale ressaltar que a manutenção corretiva é referência na utilização de softwares diversos (antivírus, ferramentas e utilitários de sistema operacional, entre outros).
Na Manutenção corretiva também pode ser trocado algum componente devido falha ou por estar danificado. (Ex.: Fonte queimada, troca de memórias e outros). 
MANUTENÇÃO PREVENTIVA  SOFTWARE
Verificar temperaturas pela BIOS.
Verificar voltagens da fonte pela BIOS.
Executar teste de memória.
Scandisk completo via DOS ou por Disk Manager do fabricando do HD.
Desfragmentação pelo Windows.
Verificação/remoção de vírus (AVG, Avast).
Verificação/remoção de spywares (Adwares, Spyboot).
Atualização de drivers de dispositivos.
Limpeza de registro do Windows (Norton Utilities, System Mechanic, Regcleaner).
Limpeza de arquivos temporários.
Desativar restauração de sistema (WinME, não funciona mesmo...)
Fazer backup do registro do Windows (users.dat e system.dat).
Fazer um CD com o Windows sadio, drivers e programas essenciais, para uma recuperação mais rápido do PC depois.
Use um pano embebido em limpador multiuso nas partes plásticas e também no fio do mouse.
Use palito de dentes para retirar a sujeira acumulada nas ranhuras.
Retire a bolinha do mouse e limpe-a com multiuso.
Passe um pincel na cavidade para remover a poeira da mesma.
Com um cotonete embebido em álcool isopropílico, remova a sujeira acumulada nos rolos pressores.
Se julgar necessário, desmonte o mouse, tire a placa e lave toda a carcaça.
A placa limpe com álcool isopropílico.
                           MANUTENÇÃO CORRETIVA  SOFTWARE
  Desfragmentação de disco
Conforme o computador é usado, seus arquivos são dispostos no disco rígido de forma “espalhada” e não organizada. Como resultado disso, o computador pode apresentar lentidão após algum tempo de uso. Para evitar o problema, basta fazer uma desfragmentação de disco, que irá juntar todas as partes do disco rígido já utilizadas e assim organizar tudo que está salvo por ali, em uma ordem que facilita e acelera o funcionamento do computador.
 Verificação e remoção de vírus
Computadores estão frequentemente recebendo arquivos de Pen drives ou então baixados através do e-mail. Como resultado disso, é possível o aparecimento de vírus que infectam a máquina e prejudicam seu desempenho, é manter instalado um programa de antivírus, como: McAfee, Avast e outros sempre atualizado e em funcionamento para conseguir verificar e remover os vírus recebidos.
   Verificação e remoção de spywares
Outro problema que costuma afetar as máquinas (além dos vírus de computador), são os spywares. Aliás, podemos dizer que estes são até mais comuns e conseguem contaminar os computadores mais facilmente. Basta um acesso a uma página e adwares podem infectar a máquina com spywares.
Além do antivírus é preciso manter instalado um programa anti-spyware, como o adwcleaner, que irá buscar e remover os spywares que se instalarem no computador.
 Atualização de drivers de dispositivos
Um computador deve sempre ser mantido atualizado, desde seus softwares a até mesmo seus drivers de dispositivos. Uma atualização no software pode necessitar de atualização de drivers para que os dispositivos funcionem melhor ou até mesmo consigam executar suas funções.
Os drivers de dispositivos estão disponíveis no site do fabricante do computador e podem ser baixados gratuitamente.
 O ideal é verificar ao menos de três em três meses se não há novas atualizações disponíveis e assim prevenir problemas com as máquinas.
Limpeza de arquivos temporários
A limpeza de arquivos temporários libera espaço no HD e pode ser feita manualmente.
Os arquivos temporários são criados com o objetivo de acelerar a abertura de aplicativos e o carregamento do sistema, mas com o tempo podem ocupar tanto espaço que acabam deixando o PC muito lento. Para realizar a limpeza de arquivos temporários em uma manutenção preventiva de computadores, basta acessar as configurações de sistema e procurar onde se encontram os arquivos temporários. No Windows 10, isso é feito ao clicar em configurações, sistema, armazenamento e então excluir os arquivos temporários.
CONCLUSÃO
A  Para detectar a origem do problema em um micro, o técnico deve investigar a situação detalhadamente, fazendo perguntas ao cliente sobre o que está acontecendo com a máquina. A partir das respostas dadas pelo cliente, o técnico deve testar as peças que possivelmente estão com problema. Alguns dos procedimentos de manutenção preventiva são: atualizar e passar o antivírus e limpar o interior do gabinete. Alguns dos procedimentos de manutenção corretiva são: substituição de peças queimadas, remoção de vírus, reinstalação e atualização do sistema operacional.
BATTISTI, Júlio. Apostila de Hardware. Banco de Tutoriais do site Júlio Battisti, 2009.
Disponível em: http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais. Acesso em abr. 2019.
CEFAS, Centro Franciscano de Assistência Social. Montagem e Configuração de
Computadores. Apostila de hardware do Cefas. Disponível em:
http://www.cefas.org.br. Acesso em abr. 2019.
EDUCADOR, Brasil. Discos Raid. Apostila de Tecnologia Digital. Disponível em:
 MORIMOTO, Carlos E. Hardware. O Guia Definitivo. Disponível em:  
 TORRES, Gabriel. Hardware e Redes. Clube do Hardware, 2010. Disponível em:
WIKIPEDIA, Enciclopédia Livre. Microsoft Windows. Disponível em:


Comentários

Postagens mais visitadas