CLOUD COMPUTING E ADOBE SYSTEMS

Eduardo R.

CLOUD COMPUTING

A computação em nuvem é uma tecnologia que permite o acesso remoto, em qualquer parte do mundo e a qualquer hora, de softwares, armazenamento de arquivos e processamento de dados pela Internet. Tudo isso sem a necessidade de conectar-se a um computador pessoal ou servidor local.
Em outras palavras, a computação em nuvem usa a conectividade e a grande escala da Internet para hospedar os mais variados recursos, programas e informações, e permite que o usuário os acesse por meio de qualquer computador, tablet ou telefone celular.
Todos eles são serviços online que não exigem o download, instalação e acesso de qualquer tipo de software ou arquivo no seu computador. Você só precisa de um navegador e uma boa conexão com a Internet para usá-los.

Para que serve a cloud computing

Se analisarmos o modelo tradicional de computação, em que usuários e empresas precisam investir em downloads, hardwares, sistemas operacionais e softwares para conseguir algum tipo de aplicação, é fácil entender o porquê de a computação em nuvem ter se tornado tão popular.
A nuvem surgiu como uma forma de democratizar informações e melhorar a experiência de quem depende de recursos tecnológicos em nível pessoal ou profissional.

Vantagens

A redução de custos com infraestrutura: uma vez que elimina os gastos de capital com compras de hardware e software, instalação e manutenção.
A economia do espaço: dado que os recursos permanecem armazenados online.
A centralização da informação: impedindo que todos os dados sejam mantidos em diferentes programas, com diferentes tipos de formulários de autenticação e acesso.
O aumento ou diminuição de acordo com a necessidade do cliente: graças ao poder de elasticidade que fornece a quantidade ideal de recursos, armazenamento e processamento.
Trabalho remoto: funcionários da empresa podem acessar todos os dados através de qualquer computador, notebook, tablet ou smartphone, desde que estejam conectados à Internet.

Como funciona a cloud computing

A computação em nuvem usa um servidor remoto para conectar dispositivos dos usuários a recursos centralizados. Um servidor remoto armazena todos os dados e programas de que você precisa e pode estar no seu próprio país ou do outro lado do mundo, por exemplo, no Japão.

Existem 3 tipos de computação em nuvem: o público, o privado e o híbrido.

Nuvem pública

São recursos computacionais, como servidores e armazenamento, fornecidos por terceiros e disponíveis para qualquer pessoa ou empresa que deseje contratá-los.
Nesse modelo, o cliente é responsável pelo que será enviado para a nuvem, seja um backup, um aplicativo ou alguns arquivos, enquanto o provedor de nuvem está preocupado com a manutenção, segurança e gerenciamento de todos os recursos.
Ao oferecer soluções unificadas, esse modelo acaba sendo mais barato. Portanto, a nuvem pública é indicada para empresas que desejam economizar em investimentos.

Nuvem privada

Nesse modelo, a empresa mantém a infraestrutura da nuvem em seu domínio interno e oferece acesso restrito a usuários selecionados, como funcionários e parceiros.
Em geral, a nuvem privada é usada por organizações que devem seguir certos regulamentos e regras específicas sobre segurança e privacidade de dados e informações, como é o caso de algumas instituições financeiras e governamentais.

Nuvem híbrida

Finalmente, quando falamos sobre a nuvem híbrida, nos referimos à união dos dois anteriores, ou seja, a combinação que permite compartilhar dados e aplicativos entre os dois tipos de nuvem citados.
Assim, de acordo com a necessidade e a estratégia do negócio, alguns recursos são utilizados de forma privada, outros são utilizados publicamente ou estão ligados por meio de tecnologias.

Conclusão

Agora que você entende o conceito de cloud computing, eu recomendo que antes de pensar sobre o melhor modelo para o seu negócio, reflita sobre as necessidades e prioridades do seu negócio, pois, é com base nelas que você vai decidir quais serviços são fundamentais e que precisam desse tipo de investimento.

Adobe Systems

A Creative Suite é um conjunto de aplicações da Adobe que inclui o Photoshop, Illustrator, InDesign, Dreamweaver, After Effects, Adobe Premiere Pro, Acrobat, Audition, Flash, entre outros, e é destinada principalmente a empresas e profissionais de fotografia, vídeo, áudio e design. Ela é uma excelente opção para quem precisa utilizar várias aplicações da Adobe e não dispõe de verba para comprar cada uma delas, algo que pode facilmente ultrapassar milhares de reais por estação de trabalho.
A Adobe Creative Suite, substituindo-a por uma assinatura mensal. A partir de agora a única opção de compra será através de um pagamento mensal de US$ 49,99 para ter acesso aos programas da nova suíte Creative Cloud que substitui a Creative Suite. Essa opção de pagamento mensal existe há dez anos, mas agora ela ser tornou única e exclusiva. A Creative Suite CS6, lançada no início de 2012, foi a última versão com venda por um valor fixo.
Adobe Creative Cloud é um serviço de nuvem que inclui armazenamento (20 GB de armazenamento em nuvem para pessoas físicas, 100 GB com a Creative Cloud para equipes), acesso a ferramentas da empresa e diversos outros recursos que permitem integração dos produtos para o uso dos clientes da Adobe.

Comentários

Postagens mais visitadas