18 de abril de 2019.
Por:
Gabriel Martins da Silva
Margareth Soares Silva
ERP


ERP = Enterprise Resource Planning (Planejamento De Recurso Corporativo)
É uma sigla derivada do nome Enterprise Resource Planning que, traduzido ao pé da letra, significa “Planejamento dos recursos da empresa”. ERPs são que softwares que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema, ou seja, a solução integrada chamada de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) é um processo de administrar todos os recursos e sua utilização em toda a empresa de forma coordenada. O principal objetivo do ERP é integrar todos os departamentos e funções em uma empresa em um único sistema de informações.

Vantagens
Desvantagens:
Ajuda na implantação das melhores práticas dentro da empresa;
É flexível, adaptando-se às mudanças da empresa, desde que corretamente personalizado;
Permite a coleta de dados de modo automatizado;
Possibilita o acesso às informações em tempo real;
Possui estrutura modular, permitindo implantação gradual – algumas áreas de cada vez;
Promove padronização dos sistemas de informação;
Melhora os controles operacionais;
Traz confiabilidade e transparência aos dados;
Quebra nichos ao integrar as diversas áreas da empresa;
Facilita a tomada de decisões estratégicas e táticas;
De fato, um sistema ERP traz uma variedade de vantagens às empresas. Mas como em toda decisão empresarial, é preciso pensar também em suas desvantagens.
A migração de dados de diversos sistemas descentralizados e sem padrão comum pode ser cara e lenta;
Muitas vezes é preciso investir em hardwares, caso o sistema escolhido não seja ERP SaaS, ou seja, baseado na nuvem e oferecido como um serviço por assinatura.
Sua manutenção é cara e requer equipes próprias para isso, incluindo atendimento de chamadas via help desk.
Custos adicionais são gerados pelo treinamento obrigatório da equipe que vai trabalhar diretamente com o sistema
Por estar integrado, apenas um erro na entrada de dados de um setor pode prejudicar a empresa toda.
Pode trazer certa burocratização na empresa, caso seu uso se torne focado demais na coleta de dados e sua entrada no sistema, tomando tempo valioso dos colaboradores.
Os gastos com a mudança são elevados e uma escolha errada do fornecedor ou dos módulos a ser implantados pode sair muito caro para uma empresa.
Para você que ainda está decidindo se deve implantar ou não um sistema ERP na sua empresa, esse comparativo entre vantagens e desvantagens pode servir como orientação.
CRM



CRM = Custmer Relashionship Management (Gerenciador Do Relacionamento com o Cliente).
É a Gestão do Relacionamento com o Cliente, ou seja, o objetivo principal é colocar o cliente no centro dos processos da empresa de modo a viabilizar aquele tipo de percepção que permite antecipar as necessidades atuais e potenciais do cliente.

CRM OLINE
 CRM ON-PREMISE

VANTAGENS


Acessível de qualquer lugar via dispositivos móveis
Investimento inicial é mínimo
Não requer manutenção de servidor e atualizações são automáticas
Acompanha com segurança o crescimento da empresa


Maior controle do servidor pelas equipes de TI,


DESVANTAGENS

Depende da conexão com a Internet, mas pode sincronizar com dados off-line,

Falta de energia pode causar atraso no uso do sistema.
Custos iniciais de configuração e instalação são extremamente altos.

REFERÊNCIA

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