18 de abril
de 2019.
Por:
Gabriel
Martins da Silva
Margareth
Soares Silva
ERP
ERP = Enterprise Resource
Planning (Planejamento De Recurso Corporativo)
É uma sigla derivada do
nome Enterprise Resource Planning que, traduzido ao pé da letra,
significa “Planejamento dos recursos da empresa”. ERPs são que softwares que
integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema, ou
seja, a solução integrada chamada de Planejamento de Recursos Empresariais
(ERP) é um processo de administrar todos os recursos e sua utilização em toda a
empresa de forma coordenada. O principal objetivo do ERP é integrar
todos os departamentos e funções em uma empresa em um único sistema de
informações.
Vantagens
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Desvantagens:
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Ajuda na implantação das melhores práticas dentro da
empresa;
É flexível, adaptando-se às mudanças da empresa, desde
que corretamente personalizado;
Permite a coleta de dados de modo automatizado;
Possibilita o acesso às informações em tempo real;
Possui estrutura modular, permitindo implantação
gradual – algumas áreas de cada vez;
Promove padronização dos sistemas de informação;
Melhora os controles operacionais;
Traz confiabilidade e transparência aos dados;
Quebra nichos ao integrar as diversas áreas da empresa;
Facilita a tomada de decisões estratégicas e táticas;
De fato, um sistema ERP traz uma variedade de vantagens
às empresas. Mas como em toda decisão empresarial, é preciso pensar também em
suas desvantagens.
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A migração de dados de
diversos sistemas descentralizados e sem padrão comum pode ser cara e lenta;
Muitas vezes é preciso
investir em hardwares, caso o sistema escolhido não seja ERP SaaS, ou seja,
baseado na nuvem e oferecido como um serviço por assinatura.
Sua manutenção é cara e
requer equipes próprias para isso, incluindo atendimento de chamadas via help
desk.
Custos adicionais são
gerados pelo treinamento obrigatório da equipe que vai trabalhar diretamente
com o sistema
Por estar integrado,
apenas um erro na entrada de dados de um setor pode prejudicar a empresa
toda.
Pode trazer certa
burocratização na empresa, caso seu uso se torne focado demais na coleta de dados
e sua entrada no sistema, tomando tempo valioso dos colaboradores.
Os gastos com a mudança
são elevados e uma escolha errada do fornecedor ou dos módulos a ser
implantados pode sair muito caro para uma empresa.
Para você que
ainda está decidindo se deve implantar ou não um sistema ERP na sua empresa,
esse comparativo entre vantagens e desvantagens pode servir como orientação.
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CRM
CRM = Custmer Relashionship Management
(Gerenciador Do Relacionamento com o Cliente).
É a Gestão do Relacionamento com o
Cliente, ou seja, o objetivo principal é colocar o cliente no centro dos
processos da empresa de modo a viabilizar aquele tipo de percepção que permite
antecipar as necessidades atuais e potenciais do cliente.
CRM OLINE
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CRM ON-PREMISE
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VANTAGENS
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Acessível de qualquer lugar via dispositivos móveis
Investimento inicial é mínimo
Não requer manutenção de servidor e atualizações são
automáticas
Acompanha com segurança o crescimento da
empresa
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Maior controle do servidor pelas equipes de TI,
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DESVANTAGENS
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Depende da conexão com a Internet, mas pode sincronizar
com dados off-line,
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Falta de energia pode causar atraso no uso do sistema.
Custos iniciais de configuração e instalação são
extremamente altos.
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REFERÊNCIA
https://www.dataplace.com.br/solucoes/crm-customer-relationship-management/https://www.salesforce.com/br/crm/
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