Douglas Alexandre
                  
                            Manutenção Preventiva simples e correta



A manutenção preventiva é o melhor caminho para manter os equipamentos funcionando perfeitamente e também prolongar o seu tempo de vida. Além de ter este cuidado no trabalho, é muito importante manter bons hábitos com os dispositivos que possuímos em casa, por isso é necessário uma manutenção de forma correta e simples sem prejudicar o seu computador. O principal motivo para realizar a manutenção preventiva periodicamente é aumentar a vida útil do computador. A manutenção gera economia na aquisição de novas peças, evita problemas de produtividade com computadores lentos e indisponibilidade de sistemas por causa de falhas e superaquecimento.
­­1-Limpesa de poeira.








Assim como todo objeto, o seu computador também acumula uma grande quantidade de poeira devido a principalmente a circulação de ar que é necessária para resfriar o sistema, com isso sempre haverá poeira acumulada. Como será necessária que você abra o gabinete para a limpeza, é preciso ter uma série de cuidados, como o da energia eletrostática que prejudicial ao computador por possuir um sistema muito sensível. Sempre abra ele em cima de um suporte que não acumule energia estática como uma borracha antiestética, que é própria para esse tipo de serviço. Depois que aberto, utilizando um pulseira antiestética, retire todos os componentes e com a ajuda de um pincel também antiestético remova toda a poeira encontrada em seus periféricos.



Cooler


Ele pode ser considerado uma das partes mais essenciais de um computador pois ele é o responsável pela ventilação de todo o sistema e resfriamento do processador. Então é de extrema importância sua limpeza e verificar a eficiência de rotações para que esteja funcionando corretamente.

Processador

Para que o processador esteja funcionando em boas condições também é preciso além da limpeza do cooler, uma troca de pasta térmica que é essencial a cada 6 meses para que não fique desgastada. Com isso o cooler e a pasta térmica sempre trabalharam em conjunto para que o processador não superaqueça.

Cabos

Ao fazer uma manutenção preventiva sempre observe se os cabos de conexão estão em perfeita condições, pra que não haja interferências, e que estejam organizados para que tenham uma boa circulação de ar.
Com todos os passos feitos, concluímos boa parte da manutenção, assim que concluído fechamos o gabinete em pulamos agora para a etapa de sistema operacional.
 Para manter um computador livre de lentidões, vírus, erros, e um mal funcionamento é necessário alguns passos fáceis e práticos.

2-Desfragmentação de disco

A desfragmentação de disco é uma tarefa imprescindível para manter o computador ágil, principalmente no caso de servidores. A fragmentação ocorre quando arquivos do disco rígido são constantemente modificados, fazendo com que eles sejam armazenados "em pedaços" (fragmentos). Com isso se acumulando ao longo do tempo, poderá causar lentidão indesejada em seu sistema. Para resolver basta apenas entrar na barra de pesquisa de programas e arquivos de seu computador e pesquisar pela palavra-chave (Desfragmentador de disco), entrar no programa e execulá-lo.

3-Remoção de Vírus

Computadores estão frequentemente recebendo arquivos de pen drives ou então baixados através do e-mail. Como resultado disso, é possível o aparecimento de vírus que infectam a máquina e prejudicam seu desempenho. Com tudo, a formas de se livrar desses vírus indesejáveis com o uso de aplicativos específicos para esse tipo de caso, os antivírus, como o Adwcleaner, Norton, McAfee, que são alguns antivírus que poderão ajudar contra uma indesejada infecção.

4-Limpeza de arquivos desnecessários

A limpeza de arquivos temporários libera espaço no HD e pode ser feita manualmente. Os arquivos temporários são criados com o objetivo de acelerar a abertura de aplicativos e o carregamento do sistema, mas com o tempo podem ocupar tanto espaço que acabam deixando o PC muito lento. Para realizar a limpeza de arquivos temporários em uma manutenção preventiva de computadores, basta acessar as configurações de sistema e procurar onde se encontram os arquivos temporários. No Windows 10 isso é feito ao clicar em configurações, sistema, armazenamento e então excluir os arquivos temporários.

5-Atualização de Drivers

Um computador deve sempre ser mantido atualizado, desde seus softwares a até mesmo seus drivers de dispositivos. Uma atualização no software pode necessitar de atualização de drivers para que os dispositivos funcionem melhor ou até mesmo consigam executar suas funções. Com a utilização do Windows 10 pode facilitar muito pois basta deixa-lo que atualize automaticamente. Se você não possui o sistema operacional Windows 10 será preciso baixar os drivers de dispositivos estão disponíveis no site do fabricante do computador e podem ser baixados gratuitamente.

Comentários

Postagens mais visitadas