10 de Abril de 2019
Gabriel Martins da Silva
Margareth Soares Silva





REDES


Uma Rede de computadores é formada por um conjunto de máquinas eletrônicas com processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um subsistema de comunicação, ou seja, é quando há pelo menos dois ou  mais computadores, e outros dispositivos interligados entre si de modo a poderem compartilhar recursos físicos e lógicos, estes podem ser do tipo:
 Dados,
 Impressoras,
 Mensagens (e-mails), entre outros.
Uma rede de computadores ou rede de dados é uma rede de telecomunicações digital que permite que compartilhemos recursos, ou seja, os dispositivos de computação em rede trocam dados entre si usando um link de dados, sendo assim, as conexões podem ser estabelecidas usando mídia de
Os dispositivos que originam uma rede de computadores que roteiam e terminam os dados, são denominados de “nós” de rede (ponto de conexão).

 Os “nós” podem incluir hosts, como computadores pessoais, telefones, servidores, e também hardware de rede. Dois desses dispositivos podem ser ditos em “rede” quando um dispositivo é capaz de trocar informações com o outro dispositivo, querem eles tenham ou não uma conexão direta uns com os outros, ou seja, uma rede computadores é formada por um conjunto de módulos processadores (MP’s) capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um sistema de comunicação.

VANTAGENS DE SE UTILIZAR UMA REDE
Partilhar Internet- tendo uma rede informática não é necessário estabelecer uma ligação à Internet para cada computador da rede, ou seja, pode-se utilizar apenas uma única ligação e partilhá-la com os outros computadores da rede;
Economia de materiais- uma rede informática permite partilhar componentes podendo assim, serem utilizadas em vários computadores. Desta forma, vários computadores podem ter acesso à mesma ferramenta;
Custos de manutenção- as redes informáticas diminuem drasticamente os custos de manutenção dos equipamentos;
DESVANTAGENS DO TRABALHO EM REDE
Hackers- se a rede não for monitorizada ou protegida podem acontecer ataques à privacidade de um utilizador;
Contaminação por vírus- devido ao grande número de utilizadores que partilham áreas, a contaminação por vírus pode acontecer apesar de serem raros estes casos em servidores de rede;
Pirataria- para evitar a instalação de programas piratas na rede tem de se limitar as áreas de rede onde o utilizador tem direitos de gravação, para além do controlo de estações com drives de CD/DVD. O que também facilita a pirataria são os vírus e o acesso descontrolado da Internet;
Perda de dados- quando é uma rede a armazenar os dados de vários utilizadores, as perdas de dados tornam-se mais graves, podendo estes dados ser perdidos devido a problemas de software ou hardware. Para evitar esta situação, o hardware deverá ser de alta qualidade (especialmente nos seus servidores e nos seus periféricos);
Rede wireless- a velocidade da rede depende da distância ao modem ou hotspot;
Interrupção do servidor- em algumas tipologias de rede quando há uma interrupção do servidor, isso significa a interrupção da atividade de todos os utilizadores. Para evitar esta situação deverá exigir-se uma elevada qualidade do hardware e procurar ter sempre equipamento de cópia de segurança e assistência técnica rápida e competente
Utilizadores identificados por senha- as redes permitem identificar os utilizadores através de uma senha, de forma a delimitar quando podem ter acesso a rede e o que podem fazer. 

IP – PROTOCOLO DA INTERNET (Endereço IP)

Do inglês Internet Protocol address (IP address), é um rótulo numérico atribuído a cada dispositivo (computador, impressora, smartphone etc.) conectado a uma rede de computadores que utiliza o Protocolo de Internet para comunicação.
 UM ENDEREÇO IP SERVE A DUAS FUNÇÕES PRINCIPAIS: 
Identificação de interface de hospedeiro ou de rede e endereçamento de localização.
O PROTOCOLO DE INTERNET VERSÃO 4 (IPv4)
Define um endereço IP como um número de 32 bits. Entretanto, devido ao crescimento da Internet e o esgotamento de endereços IPv4 disponíveis, uma nova versão do IP (IPv6), usando 128 bits para o endereço IP, foi desenvolvida em 1995 e padronizada como RFC 2460 em 1998. 
A implantação do IPv6 está em andamento desde meados de 2000.
CLASSIFICAÇÃO
Originalmente, o espaço do endereço IP foi dividido em poucas estruturas de tamanho fixo chamados de "classes de endereço". As três principais são a classe A, classe B e classe C.
Examinando os primeiros bits de um endereço, o software do IP consegue determinar rapidamente qual a classe, e logo, a estrutura do endereço.
Classe A: Primeiro bit é 0 (zero)
Classe B: Primeiros dois bits são 10 (um, zero)
Classe C: Primeiros três bits são 110 (um, um, zero)
Classe D: (endereço multicast): Primeiros quatro bits são: 1110 (um, um, um, zero)
Classe E: (endereço especial reservado): Primeiros quatro bits são 1111 (um, um, um, um)
A tabela, a seguir, contém o intervalo das classes de endereços IPs:

LOCALHOST

A faixa de IP 127.0.0.0 – 127.255.255.255 (ou 127.0.0.0/8 na notação CIDR) é reservada para a comunicação com o computador local (localhost). Quaisquer pacotes enviados para estes endereços ficarão no computador que os gerou e serão tratados como se fossem pacotes recebidos pela rede (Loopback).
O endereço de loopback local (127.0.0.0/8) permite à aplicação-cliente endereçar ao servidor na mesma máquina sem saber o endereço do host, chamado de "localhost".
Na pilha do protocolo TCP/IP, a informação flui para a camada de rede, onde a camada do protocolo IP reencaminha de volta através da pilha.
Este procedimento esconde a distinção entre ligação remota e local.
REDES PRIVADAS
 ENDEREÇO IP
Dos mais de 4 mil milhões de endereços disponíveis, três faixas são reservadas para redes privadas. Os endereços IP contidos nestas faixas não podem ser roteadas para fora da rede privada e não são roteáveis nas redes públicas. Dentro das classes A, B e C foram reservadas redes (normalizados pela RFC 1918 e também pelas RFCs 3330 e 3927) que são conhecidas como endereços de rede privada.
A seguir são apresentadas as três faixas de endereçamento IP reservadas para redes privadas:
10.0.0.0 - 10.255.255.255
172.16.0.0 - 172.31.255.255
192.168.0.0 - 192.168.255.255

Endereços Internet Protocol são atribuídos a um host, no momento da inicialização, ou permanentemente pela configuração fixa de seu hardware ou software.
 Configuração persistente é também conhecido como a utilização de um endereço de IP estático. Em contraste, nas situações em que o endereço de IP do computador é atribuído recentemente cada vez, isto é conhecido como a utilização de um endereço de IP dinâmico.
IP ESTÁTICO
Endereços IP estáticos são atribuídos manualmente a um computador por um administrador. O procedimento exato varia de acordo com a plataforma.
 Isto contrasta com endereços IP dinâmicos, que são atribuídas tanto pela interface do computador ou software próprio hospedeiro, como no zeroconf, ou atribuídos por um servidor usando o Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP).  Apesar de endereços IP atribuídos utilizando DHCP pode permanecer o mesmo por longos períodos de tempo, que geralmente podem mudar.
 Em alguns casos, um administrador de rede pode implementar atribuídos dinamicamente a endereços IP estáticos. Neste caso, um servidor de DHCP é usado, mas é especificamente configurado para atribuir sempre o mesmo endereço IP a um computador específico. Isso permite que os endereços IP estáticos a serem configurados de forma centralizada, sem ter que configurar especificamente cada computador na rede de um processo manual. Na ausência ou insuficiência de configurações de endereços estáticos ou stateful (DHCP), um sistema operacional pode atribuir um endereço IP para uma interface de rede usando um método de autoconfiguração stateless, como zeroconf. Algumas situações de infraestrutura tem que usar endereçamento estático, como quando encontrar o Domain Name System (DNS) host que irá traduzir nomes de domínio para endereços IP. Os endereços estáticos também são convenientes, mas não absolutamente necessário, para localizar os servidores dentro de uma empresa. Um endereço obtido a partir de um servidor DNS vem com um tempo para viver, ou tempo de cache, após o que deve ser procurado para confirmar que ele não mudou. Mesmo endereços IP estáticos fazer a mudança como resultado de administração de rede (RFC 2072).
IP DINÂMICO

Os endereços IP dinâmicos são mais frequentemente atribuídos em redes locais (LANs) e redes de banda larga pelo serviço denominado Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP). Este serviço é utilizado para evitar a sobrecarga administrativa de atribuição de endereços estáticos específicos para cada dispositivo de uma rede. Em sistemas operacionais mais atuais de desktop, configuração de IP dinâmico é ativada por padrão, de modo que o usuário não precisa inserir manualmente as configurações para se conectar a uma rede com um serviço de DHCP ativo. DHCP não é a única tecnologia usada para atribuir endereços IP dinâmicos.
AUTOCONFIGURAÇÃO DE ENDEREÇO RFC 3330
Define um bloco de endereço, 169.254.0.0/16, para o uso especial no endereçamento de conexão local para redes IPv4. No IPv6, cada interface, seja através de atribuições de endereços estáticos ou dinâmicos, também recebe um endereço de link local automaticamente no bloco fe80 :: / 10. Esses endereços são válidos apenas no link, como um segmento de rede local ou ponto a ponto, que um host está conectado. Esses endereços não são roteáveis e como endereços privados não pode ser a origem ou o destino dos pacotes que atravessam a Internet.
ENDEREÇOS PÚBLICOS

Endereço de IP público, em linguagem comum, é sinônimo de um endereço IP globalmente roteáveis ​​unicast. IPv4 e IPv6 podem definir intervalos de endereços que são reservados para redes privadas e link-local de endereçamento. O termo endereço IP público muitas vezes utilizado, exclui estes tipos de endereços.
IP E FIREWALL

Firewall realiza o Protocolo de Internet de bloqueio para proteger as redes de acesso não autorizado. Eles são comuns na Internet de hoje. Eles controlam o acesso a redes com base no endereço IP de um computador cliente. Seja usando uma lista negra ou lista branca, o endereço IP que está bloqueado é o endereço IP percepção do cliente, o que significa que se o cliente está usando um servidor Proxy ou tradução de endereços de rede, bloqueando um endereço IP pode bloquear muitos computadores individuais.
REFERÊNCIAS
PESQUISA:


Comentários

Postagens mais visitadas