Manutenção preventiva

Ediana Souza Reis
Kelly Rodrigues Marcolino

MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE HARDWARE E SOFTWARE



Como fazer a manutenção preventiva do hardware?

Através da realização de rotinas de manutenção preventiva do hardware, você pode reduzir possíveis problemas de hardware e software. Tais procedimentos podem reduzir custos de inatividade e de manutenção corretiva em seus equipamentos.

Existem alguns benefícios inquestionáveis para a manutenção preventiva:
•          Aumenta a proteção de dados.
•          Prolonga a vida útil dos componentes.
•          Melhora o desempenho do computador.
•          Reduz o risco de falhas do PC.

Qual a melhor maneira de fazer a manutenção preventiva do hardware?
O objetivo é realizar algumas ações de forma proativa para evitar que problemas mais graves ocorram. Não só poupa tempo e dinheiro, mas também torna mais fácil o processo de solução de problemas. O cuidado com a manutenção preventiva pode evitar gastos futuros.
Antes de começar qualquer coisa, verifique o local onde o equipamento está instalado para remover quaisquer coisas que estejam dificultando sua ventilação. Também veja se o ambiente não está facilitando o acúmulo de poeira ou de umidade.
È importante manter o equipamento com a devida proteção elétrica, verificando se a tomada utilizada está com a voltagem correta e use um bom estabilizador ou filtro de linha.

Manutenção de hardware: como fazer?
Para fazer uma manutenção preventiva, deve se usar os seguintes EPIs.
.
Chaves de fenda e chaves “Philips”: estas são as ferramentas mais usuais para manutenção, uma vez que computadores e outros equipamentos possuem muitos parafusos, elas são fundamentais para qualquer reparo, pois é com elas que os dispositivos serão abertos.

Alicates: assim como as chaves de fenda, alicates de diferentes tamanhos e pontas são aliados comuns em consertos. Em algumas situações, as chaves mal utilizadas podem danificar ou mesmo estragar parafusos. Essa é uma indicação bastante usual dos alicates.
Detector de voltagem: Choques elétricos são um perigo realmente sério e é sempre bom ter uma ferramenta para certificar-se de que a energia foi interrompida antes de realizar um reparo ou manutenção. Essa ferramenta é sensivelmente importante para checar a voltagem em cabos ou soquetes que estão sendo manipulados durante a operação.
Sugru: é uma ferramenta bastante moderna e que pode ser usada em muitos casos, sendo os reparos de cabos e componentes ressecados os mais usuais. O sugru é uma massa de modelar que conserta praticamente qualquer coisa.

Multímetro: é um equipamento utilizado para a medição de grandezas elétricas, incorporando diversos instrumentos de medição, como o voltímetro, o amperímetro, o ohmímetro, e pode chegar a conter, em alguns modelos, também um capacímetro, frequencímetro, termômetro, entre outros.
Câmera térmica: Uma câmera térmica é um equipamento que captura a luz infravermelha e a converte para faixa visível ao olho humano, permitindo que se possa ver o calor gerado por objetos.


Pulseira antiestática: essa ferramenta é usada para que a carga elétrica normalmente acumulada em nosso organismo seja  descarregada. Seu uso é bastante recomendável ao se manusear componentes eletrônicos, como placas-mãe, placas de vídeo, processadores, pente de memória RAM.
Fita elétrica líquida: uma substituta da fita isolante é a fita elétrica líquida. O produto é mais fácil de aplicar que a fita isolante tradicional e garante mais segurança e melhor acabamento estético às instalações elétricas.
Pinças: muitas vezes, o processo de consertar e reparar equipamentos como computadores pode ser comparado a um procedimento cirúrgico. Por isso, o uso de pinças e coletores são ferramentas bastantes usadas, facilitando o trabalho no quesito de alcance ou colocação de peças em locais que exigem precisão.

Verifique o gabinete do PC ou a carcaça do notebook e limpe as partes da ventilação, evitando qualquer obstrução. Componentes limpos e desobstruídos reduzem a probabilidade de superaquecimentos.
Veja principalmente se as ventoinhas da fonte, do processador e do gabinete estão girando com a velocidade normal.
Abra e verifique o estado dos cabos, placas e conectores. Repare ou substitua qualquer componente que mostre sinais de danos ou desgaste excessivo.
•          Por fim, use o seguinte checklist de manutenção de hardware:
•          Remova a poeira dos coolers do gabinete, se houver.
•          Remova a poeira da fonte de alimentação.
•          Remova a poeira de componentes dentro do computador.
•          Limpe o mouse e teclado.
•          Verifique e assegure que não tenha cabos soltos.
•          Troque a Bateria de CMOS: se o seu sistema tem mais de 3 a 5 anos de idade, recomenda-se trocar a sua bateria CMOS, aquela “pilha” na placa-mãe que retém as configurações de data, periféricos e outros.
Examine seu Disco Rígido: verifique o status do disco rígido usando o Scandisk, Chkdsk e, se o BIOS tiver, mantenha a opção S.M.A.R.T ativada, para que ele o mantenha informado sobre o estado do HD.


A manutenção corretiva pode ser realizada no hardware e no software do computador.
A manutenção de software é o processo de alteração realizado depois que um programa é liberado para uso, ela engloba três atividades: manutenção corretiva (reparo de defeitos no software), manutenção adaptativa (adaptação do software a um ambiente operacional diferente), manutenção evolutiva (manutenção para adicionar funcionalidades ao software ou modificá-la).


Quando realizada no software a manutenção corretiva consiste na remoção de vírus, limpeza dos arquivos do computador, atualizações e algumas vezes a formatação do mesmo.
·         -Atualizar o antivírus e fazer o scan ao Computador (PC);
·         -Caso tenha firewall também a deve atualizar
·         Zone Alarme; Sygate Personal Firewall;
·         -Atualização do sistema operativo;
·         -Organizar área de trabalho;
·         -Limpar periféricos mais usados
·         *Monitor; mouse; teclado, etc.
·         -Verificar a integridade do disco rígido, realizando um scan disk e corrija os erros se existirem.
·         Exemplo: C: propriedades – ferramentas – verificar agora;
·         -Desfragmentar o disco rígido;
·         -Limpeza do disco:
·         *Eliminar ficheiros desnecessários( temporários da Internet, reciclagem, ficheiros de erros,etc…)
·         COMO FAZER: Iniciar – programas – acessórios – ferramentas de sistema
·         -Desinstalar programas desnecessários;
·         -Verificar quais os programas que são executados na inicialização e desactive os que não são necessários
·         **COMO FAZER: comando msconfig (iniciar – executar- ms.config)
·         -Faça uma cópia de segurança (backups);
·         -Crie um ponto de restauro;
·         -Crie uma imagem do disco (Drive image)

*Exemplos: Zone Alarme; Sygate Personal Firewall;










Tipos de manutenção de Software ,segundo Pressman, são elas:

Manutenção Corretiva: Correção de erros no software que não foram identificados na fase teste, caso exista uma fase teste no software, em determinadas situações esses erros podem não atrapalhar a execução do software e não acarretar maiores preocupações, já que este pode ser solucionado por meio de simples reparos, no entanto pode haver casos mais complexos que necessite de um reparo em que para conseguir solucionar o erro em sua totalidade precisará disponibilizá-lo em uma nova versão.
.

Manutenção Adaptativa: Adaptação no software para acomodar as constantes mudanças ocorridas em seu ambiente externo, essas mudanças podem ser em regras de negócio, constituição e leis que tenha consequências a funções do sistema, assim como a criação de uma nova plataforma de hardware, podendo ser uma nova geração de processadores, ou periféricos na qual o software consiga aproveitar seus recursos, além de uma nova versão de um sistema operacional que possa não ser totalmente compatível ao software.





Manutenção Evolutiva (ou perfectiva): Modificações não previstas no documento de requisitos original do software. Tem por intuito melhorar a qualidade do software, acrescentando novas funcionalidades, melhorando seu desempenho, ou até mesmo modificando seu código-fonte buscando obter melhor legibilidade ou adequação a alguns paradigmas de programação.



Manutenção Preventiva (reengenharia): Alterações no software buscando melhorar a confiabilidade ou oferecer uma estrutura melhor para futuras manutenções. A manutenção preventiva parte de uma observação reconhecida pelos mantenedores sobre o que poderá gerar algum tipo de erro no software, desta forma tal erro será tratado antes que um problema venha a ocorrer.

Referencia




Comentários

Postagens mais visitadas