Rede e IP


Elessandra M.Leão

Uma Rede de computadores

É formada por um conjunto de máquinas eletrônicas com processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um sub-sistema de comunicação, ou seja, é quando há pelo menos dois ou mais computadores, e outros dispositivos interligados entre si de modo a poderem compartilhar recursos físicos e lógicos, estes podem ser do tipo: dados, impressoras , mensagens (e-mail), entre outros.

 A rede de computadores




Uma rede de computadores facilita as comunicações interpessoais permitindo que os usuários se comuniquem de forma eficaz e de maneira simples através de vários meios: e-mail, mensagens instantâneas, chat online, telefone e videoconferência. 
Os usuários podem acessar e usar recursos fornecidos por dispositivos na rede, como imprimir um documento em uma impressora de rede compartilhada, ou usar um dispositivo de armazenamento compartilhado.
Também permite o compartilhamento de arquivos, dados e outros tipos de informações que dão aos usuários autorizados a capacidade de acessar informações armazenadas em outros computadores na rede. 
Uma rede de computadores pode ser utilizada por Hackers de segurança para implantar vírus de computador ou Worms de computadores em dispositivos conectados à rede, ou para evitar que esses dispositivos acessem a rede através de um ataque de negação de serviço.

IP




O IP (ou Internet Protocol) é uma identificação única para cada computador conectado a uma rede.

Podemos imaginá-lo como um documento de identificação único, como o CPF, por exemplo.
Saber o endereço IP externo pode ser útil, por exemplo, para usar algum tipo de programa de acesso remoto, descobrir se o computador está conectado diretamente à internet ou se há alguma outra máquina fazendo o intermédio.
A informação pode até mesmo ser usada para confirmar algum tipo de atividade ligada a um Internet   Protocolo, como em casos de fraudes.
O endereço IP tem a função de identificar um computador em uma rede.


Comentários

Postagens mais visitadas