CRM & ERP

Mickaely Cristiane Correia Paixão.


A
qualificação profissional de uma empresa implica adoção de tecnologias que deem suporte à gestão. É o que fazem as empresas de grande porte, para as quais duas tecnologias fazem parte do dia a dia, o CRM e o ERP. Agora, se o orçamento é mais limitado para investimentos, é importante entender as diferenças entre CRM e ERP.







"Customer Relationship Management" (Gestão de Relacionamento com o Cliente). O termo se refere a um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no cliente que, desde pequenas empresas e startups até médias e grandes organizações, podem utilizar para gerenciar e analisar as interações com seus clientes, antecipar suas necessidades e desejos, aperfeiçoar a rentabilidade e aumentar as vendas e a assertividade de suas campanhas de captação de novos clientes.
O CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais:
- Nome, endereço, número de telefone.
- Suas atividades e pontos de contato com a empresa, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails, entre outras interações.
Entretanto, a plataforma não é apenas uma lista de contatos elaborada: ela reúne e integra dados valiosos para preparar e atualizar suas equipes com informações pessoais dos clientes, histórico e preferência de compras.


ü Rastreia ativamente e gerencia as informações dos clientes.
ü Conecta toda a sua equipe em qualquer dispositivo.
ü Captura de forma inteligente os e-mails dos clientes.
ü Simplifica tarefas repetitivas para que você possa fazer um acompanhamento de leads mais efetivo
ü Fornece recomendações e insights instantâneos.
ü Expande e personaliza conforme o crescimento da sua empresa.
Independentemente dos recursos utilizados, a meta da implantação de um CRM é criar um sistema que sua empresa (mais frequentemente as equipes de vendas e marketing) possa usar para interagir com mais eficácia e eficiência com prospects e clientes.

Como decidir qual software de CRM obter?

Há muitas opções de CRM por aí que podem funcionar para sua empresa. Tudo depende de quais recursos sua empresa mais precisa. Estabeleça os seguintes critérios:
ü Sua equipe de vendas tem um processo claro sobre para quem e quando telefonar? 
Caso negativo, você precisa de um CRM que permita visualizar quais prospects estão mais engajados.
ü Sua empresa trabalha com grandes transações B2B que exigem a interação com muitas pessoas dentro de uma organização? 
Você precisa um CRM que possa extrair e organizar os dados de uma pessoa, baseando-se na empresa para quem ela trabalha. 
ü Qual é a principal maneira de interação com os leads: ligações telefônicas, e-mails, mídias sociais, ou uma combinação disso? 
Você precisa descobrir como CRMs diferentes podem facilitar a interação dos prospects com os representantes.





“Enterprise Resource Planning”, ou Planejamento dos Recursos da Empresa, e representa uma série de atividades gerenciadas por um software ou por pessoas, que ajudam na gestão de processos dentro de uma empresa, portanto, ERP é um Sistema de Gestão Empresarial.
Uma importante meta do ERP é facilitar o fluxo de informações de uma organização para melhorar a tomada de decisões dentro da empresa. Um sistema de ERP ajuda de maneira eficaz as corporações a atingirem esta meta, coletando e organizando informações em diferentes níveis, oferecendo em tempo real indicadores de desempenho que ajudam na gestão.

Como o ERP funciona?

         O software ERP  normalmente é disponibilizado em módulos, sendo um para cada área da empresa. A Sispro, por exemplo, dispõe de uma solução modular que pode ser implantada gradualmente, de acordo com a conveniência, necessidade e capacidade de investimento do Cliente.
Alguns módulos são comuns a qualquer segmento, como, Folha de Pagamento, Contas a Pagar, Compras, entre outros. No entanto, cada ramo de atividade possui suas particularidades e necessitam de módulos específicos. Por exemplo: um supermercado pode integrar a sua frente de caixa com o seu Financeiro, Estoque e outras áreas, para isso, utiliza um módulo para PDV. Já uma indústria que precisa controlar o seu “chão de fábrica”, necessita de um módulo específico para Planejamento e Controle de Produção.
A cada ano aumenta o número de empresas que passam a adotar sistemas de ERP em seus modelos de gestão empresarial, como reflexo à necessidade de modernização e acompanhamento das mudanças do mercado e concorrência cada vez mais agressiva.

Referências




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