CRM & ERP
Mickaely Cristiane Correia Paixão.
A
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qualificação profissional
de uma empresa implica adoção de tecnologias que deem suporte à gestão. É o que
fazem as empresas de grande porte, para as quais duas tecnologias fazem parte
do dia a dia, o CRM e o ERP. Agora, se o orçamento é mais limitado para
investimentos, é importante entender as diferenças entre CRM e ERP.
"Customer Relationship
Management" (Gestão de
Relacionamento com o Cliente). O termo se refere a um conjunto de
práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no cliente que,
desde pequenas empresas e startups até médias e grandes organizações,
podem utilizar para gerenciar e analisar as interações com seus clientes,
antecipar suas necessidades e desejos, aperfeiçoar a rentabilidade e aumentar as
vendas e a assertividade de suas campanhas de captação de novos clientes.
O CRM armazena informações de clientes
atuais e potenciais:
- Nome, endereço, número de telefone.
- Suas atividades e pontos de contato
com a empresa, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails, entre
outras interações.
Entretanto, a plataforma não é apenas
uma lista de contatos elaborada: ela reúne e integra dados valiosos para
preparar e atualizar suas equipes com informações pessoais dos clientes,
histórico e preferência de compras.
ü Rastreia ativamente e gerencia as informações
dos clientes.
ü Conecta toda a sua equipe em qualquer dispositivo.
ü Captura de forma inteligente os e-mails dos
clientes.
ü Simplifica tarefas repetitivas para que você possa
fazer um acompanhamento de leads mais efetivo
ü Fornece recomendações e insights instantâneos.
ü Expande e personaliza conforme o crescimento da sua
empresa.
Independentemente dos recursos utilizados,
a meta da implantação de um CRM é criar um sistema que sua empresa (mais
frequentemente as equipes de vendas e marketing) possa usar para interagir com
mais eficácia e eficiência com prospects e clientes.
Como
decidir qual software de CRM obter?
Há muitas opções de CRM por aí que podem funcionar
para sua empresa. Tudo depende de quais recursos sua empresa mais precisa. Estabeleça
os seguintes critérios:
ü Sua equipe de
vendas tem um processo claro sobre para quem e quando telefonar?
Caso negativo, você precisa de um CRM que permita
visualizar quais prospects estão mais engajados.
ü Sua empresa
trabalha com grandes transações B2B que exigem a interação com muitas pessoas
dentro de uma organização?
Você precisa um CRM que possa extrair e organizar os
dados de uma pessoa, baseando-se na empresa para quem ela trabalha.
ü Qual é a
principal maneira de interação com os leads: ligações telefônicas, e-mails,
mídias sociais, ou uma combinação disso?
Você precisa descobrir como CRMs diferentes podem
facilitar a interação dos prospects com os representantes.
“Enterprise
Resource Planning”, ou Planejamento
dos Recursos da Empresa, e representa uma série de atividades gerenciadas por
um software ou por pessoas, que ajudam na gestão de processos dentro de uma
empresa, portanto, ERP é um Sistema de Gestão Empresarial.
Uma importante meta do ERP é facilitar o
fluxo de informações de uma organização para melhorar a tomada de decisões
dentro da empresa. Um sistema de ERP ajuda de maneira eficaz as corporações a
atingirem esta meta, coletando e organizando informações em diferentes níveis,
oferecendo em tempo real indicadores de desempenho que ajudam na gestão.
Como o ERP
funciona?
O
software ERP normalmente é disponibilizado em módulos, sendo um para cada
área da empresa. A Sispro, por exemplo, dispõe de uma solução modular que pode
ser implantada gradualmente, de acordo com a conveniência, necessidade e
capacidade de investimento do Cliente.
Alguns módulos são comuns a qualquer
segmento, como, Folha de Pagamento, Contas a Pagar, Compras, entre outros. No
entanto, cada ramo de atividade possui suas particularidades e necessitam de
módulos específicos. Por exemplo: um supermercado pode integrar a sua frente de
caixa com o seu Financeiro, Estoque e outras áreas, para isso, utiliza um
módulo para PDV. Já uma indústria que precisa controlar o seu “chão de
fábrica”, necessita de um módulo específico para Planejamento e Controle de
Produção.
A cada ano aumenta o número de empresas
que passam a adotar sistemas de ERP em seus modelos de gestão empresarial, como
reflexo à necessidade de modernização e acompanhamento das mudanças do mercado
e concorrência cada vez mais agressiva.
Referências
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