João Victor B. de Souza
Katielly Bordin
Romildo Barcellar
ERP e CRM


ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, em português Planejamento de Recursos Empresariais, é um software integrado de gestão empresarial que reúne numa única solução as informações gerenciais dos setores de uma empresa, tais como: Contabilidade, Finanças, Fiscal, RH, Suprimentos, Patrimônio e Vendas.
O sistema ERP integra as atividades, automatiza processos, facilita a gestão empresarial e elimina a necessidade de vários programas e controles departamentais paralelos.
O Software ERP normalmente é disponibilizado em módulos, sendo um para cada área da empresa. A Sispro, pro exemplo, dispões de uma solução modular que pode ser implantada gradualmente, de acordo com a conveniência, necessidade e capacidade de investimento do cliente.
Alguns Módulos são comuns a qualquer segmento, como, Folha de Pagamento, Contas a Pagar, compras, entre outros. No entanto, cada ramo de atividade possui suas particularidades e necessitam de módulos específicos, como um supermercado poder integrar sua frente de caixa com seu financeiro, estoque e outras áreas, para isso, utilizando um módulo para PDV. Já uma indústria que precisa controlar o seu "chão de fábrica", necessita de um módulo específico para Planejamento e Controle de Produção.
CRM, que são as iniciais de Customer Relationship Management, ou em português Gestão de Relacionamento com o Cliente, se refere a um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no cliente que, desde pequenas empresas e startups e até médias e grandes organizações podem utilizar para gerenciar e analisar as interações com seus clientes, antecipar suas necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade e aumentar as vendas e a assertividade de suas campanhas de captação de novos clientes.
O CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais, suas  atividades e pontos  de contato com a empresa, incluindo visitar a sites, ligações telegônicas e outras interações. Ela reúne e integra dados valiosos para preparar e atualizar suas equipes com informações pessoais dos clientes, histórico e preferência de compras.
O que torna a solução de CRM uma das tecnologias corporativas mais importantes e inovadoras disponíveis para empresas é o modo como ela usa as informações dos clientes para gerencias contas, leads e oportunidades de vendas em um único local.

Diferenças Entre ERP e CRM

O ERP se baseia em soluções informatizadas de gestão de processos organizacionais, destacando os processos organizacionais, destacando os processos financeiros. Possui foco nos clientes, nas vendas e no relacionamento social. Resumindo, ele é voltado totalmente para a gestão interna, sendo utilizados principalmente por executivos e administradores que prezam um controle melhor quanto às informações financeiras.
O CRMs consistem em um sistema de gestão de relacionamento com clientes. São voltados diretamente para as áreas comerciais, relacionados com pré-venda, venda e pós-venda. Ele pode ser utilizado para organizar atividades de gestores e administradores e para substituir planilhas e blocos de anotações de vendedores, podendo ser adequado para qualquer porte de empresa, no intuito de auxiliar as atividades comerciais diárias, podendo melhorar o potencial das vendas.

Vantagens de Integrar o CRM e ERP

Ao conseguir a integração entre o CRM e o ERP, a empresa ganha eficiência no processo de vendas, potencializa ações gerenciais e os controles de dados, transformando em eficiência no negócio como um todo.
Os cadastros de clientes e produtos ficam sincronizados, e os vendedores emitem propostas comerciais diretamente do CRM. Em seguida, eles fecham as vendas e enviam os pré-pedidos diretamente ao ERP, sendo condicionado às validações das regras de negócio já parametrizadas.
Alguns benefícios, ao integrar: agilidade no processo, confiabilidade das informações, certeza de que as regras de negócio serão cumpridas pelos vendedores, etc.
Ao invés de ter que fazer registros em dois sistemas diferentes, as informações são atualizadas de forma sincronizada. Assim, toda a operação de vendas se torna mais rápida e eficiente e a geração de relatórios a partir do ERP também facilita para que os gestores tomem decisões mais inteligentes em tempo hábil.

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