Nome: Emilaine Reis
O que é ERP?
ERP é a sigla para Enterprise Resource
Planning, que em português significa Sistema Integrado de Gestão Empresarial.
Trata-se de um software corporativo capaz de controlar todas as informações de
uma empresa, integrando e gerenciando dados, recursos e processos, das áreas de
Vendas, Finanças, Contabilidade, Fiscal, Estoque, Compras, Recursos Humanos,
Produção e Logística, aumentando seu poder de tomada de decisão com maior
agilidade e clareza proporcionadas por uma base de dados consolidada, contendo
todas as variáveis dos processos.
O
que é CRM?
O CRM (Customer Relationship
Management) é um termo usado para o gerenciamento do relacionamento com o
cliente ou ainda um sistema integrado de gestão com foco no cliente, que reune
vários processos\tarefas de uma forma organizada e integrada.
Como conceito, o CRM é uma
estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades e
potenciais de uma empresa, de acordo com o Gartner Group.
Para auxiliar estas tarefas
e rotinas automatizadas é necessário um software, geralmente chamado de
software CRM ou sistema CRM. Não que uma empresa não possa pensar em CRM sem
ter um software.
Diferença entre ERP e CRM
ERP
O Enterprise Resource
Planning (ERP) é o software de gestão mais básico de uma empresa. Ele é usado
para garantir o controle financeiro, fiscal e contábil da organização.
O ERP integra informações
sobre pagamento de despesas e recebimento de receitas, levando em conta o custo
de tributo de cada uma das operações. Esse tipo de software é literalmente a
base para a gestão de uma companhia.
CRM
O CRM, (do inglês Costumer
Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente) é um sistema
usado por empresas para cuidar de sua base de consumidores.
O CRM é vendido como
software (no modelo de licença ou no modelo de software as a service/cloud
computing). O principal objetivo desse sistema é assegurar e proteger as
informações comerciais da empresa, ao mesmo tempo em que ajuda a identificar os
melhores planos de ação e alternativas para aumentar as vendas, gerenciar metas
e avaliar os vendedores.
Então, o ERP é o controle
financeiro e gestão da empresa de uma forma completa, enquanto o CRM é o
controle dos clientes e, por consequência, das vendas.
Agora você pode estar
pensando: “Ok, Clico, entendi. Mas quais são os benefícios que cada um deles
pode trazer para a minha empresa no dia a dia?” Por isso vou destacar as
vantagens principais de cada um.
CRP
• Reduzir os custos com TI,
mão de obra, desperdícios, erros e retrabalhos;
• Reduzir os prazos de
entrega, pois aumenta a produtividade;
• Facilitar a gestão do
estoque e a compra e venda de mercadorias (você que é empresário sabe a
importância disso);
• Melhorar a gestão tributária,
evitando multas e diminuindo a dependência de contadores.
CRM
• Reduzir gastos com papel;
• Reduzir o tempo gasto para
procurar informações e documentos;
• Facilitar o treinamento da
equipe através do software;
• Aumentar as vendas, pois
permite passar mais tempo vendendo e menos tempo organizando informações.
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