REDES DE COMPUTADORES E IP


KELVIN WILLIANS
EMILAINE DA SILVA



REDE DE COMPUTADORES


Uma Rede de computadores é formada por um conjunto de máquinas eletrônicas (também chamados de s) com processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um sub-sistema de comunicação, ou seja, é quando há pelo menos dois ou mais computadores, e outros dispositivos interligados entre si de modo a poderem compartilhar recursos físicos e lógicos, estes podem ser do tipo: Dados, impressoras, mensagem, entre outros.
Uma rede de computadores ou rede de dados é uma rede de telecomunicações digital que permite que compartilhemos recursos. Em uma rede de computadores, os dispositivos de computação em rede trocam dados entre si usando um link de dados. As conexões podem ser estabelecidas usando mídia de cabo ou mídia sem fio.
Perceba que qualquer tipo de dispositivo capaz de enviar ou receber dados pode ajudar a compor uma rede, não apenas um computador. Por essa razão, quando falamos em componentes de rede, nos referimos a eles como nós, e não computadores.


REDES IP

O que é IP?

O endereço IP é um número de 32 bits, comumente exibido como octetos na base decimal (veja Conversão de base numérica) separados por pontos, dividido em um prefixo que identifica a rede onde está conectada a máquina e um sufixo que identifica cada máquina individualmente em sua rede. O endereço IP completo (prefixo da rede + sufixo da máquina) tem de ser único em todas as sub-redes que componham a rede maior.

REDE IP

Os endereços físicos das placas de rede podem ser utilizados para comunicar-se com outras máquinas na própria rede, mas não além desta, pois o protocolo utilizado na camada física as limita. Para que distintas redes locais com tecnologias diferentes possam se comunicar é que foi criado o protocolo IP. Ou seja, este protocolo serve para abstrair os protocolos das camadas superiores da rede em que se encontram, tratando várias redes interconectadas como apenas uma.
Para conectar somente duas redes locais, normalmente um computador com duas placas de rede já basta. Este computador é comumente chamado de bridge, pois faz uma "ponte" entre as duas redes locais. Porém quando se deseja interligar várias LANs, o equipamento mais usado é um computador dedicado chamado roteador, cuja função principal é receber pacotes endereçados a redes diferentes da que estão e colocá-los na rede que esteja mais próxima de seu destino.


REFERENCIAS:

https://pt.wikibooks.org/wiki/Redes_de_computadores/Introdu%C3%A7%C3%A3o
https://www.portalgsti.com.br/redes-de-computadores/sobre/
https://pt.wikiversity.org/wiki/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0s_Redes_de_Computadores/O_protocolo_IP
https://pt.wikibooks.org/wiki/Redes_de_computadores/Protocolo_IP
http://www.dltec.com.br/blog/redes/subrede-ip-mascaras-possiveis-e-quantidades-para-classes-a-b-e-c-curso-ccna/



Comentários

Postagens mais visitadas