ERP E CRM

JOSILEIDE DA SILVA

O QUE É ERP?
O TERMO ERP FOI CRIADO POR:

Gartner em 1990 para designar a evolução dos softwares de planejamento de materiais (MRPs), que no momento se expandiram além da manufatura e passaram a englobar outras áreas empresariais como finanças e recursos humanos. Muitas empresas passaram a adotar estes sistemas por serem mais eficientes e baratos, eliminando a necessidades dos diversos antigos sistemas, padronizando e consolidando as informações em apenas um programa.
A função do ERP, para quem deseja automatizar processos, como notas fiscais, financeiro, vendas, cadastro de clientes, estoque, compras e relatórios em um único software, o programa tem como objetivo central interligar dados de diferentes setores de forma simples e prática.


Vantagens do Sistema ERP dentro da empresa
Ajuda na melhoria da comunicação interna;
Agiliza na execução de processos internos;
Evitar erros humanos – com cálculos, tributos e pagamentos errados;                                                                                                                
Auxilia na tomada de decisões;
Ajuda a lidar com grandes quantidades de informações;
Redução de número de funcionários;
Emissão de nota fiscal

Por que implementar o sistema ERP

Porque ele permite uma maior visibilidade de todo o desempenho da organização ao promover a automatização de tarefas manuais, um controle maior sobre as operações dentro da empresa, uma otimização de processos e um controle e uma redução de custos.

Como funciona?

A configuração de ERP consiste no planejamento de quais módulos serão utilizados e na adaptação do sistema conforme o escolhido. Aderir a determinado módulo depende mais das características da empresa do que qualquer outro fator. No entanto, a implantação de um grande número de módulos traz mudanças significativas.
Para quem quer implementar um gerenciamento eficaz de informações em sua empresa, é interessante ter um contato com organizações que já utilizam algum serviço do tipo. Mas vale ressaltar, cada empresa tem suas particularidades, que devem ser consideradas na implantação do ERP.

CRMO que é CRM?

CRM são as iniciais de “Customer Relationship Management” ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Agora que você já sabe o significado, passamos para o conceito resumido de CRM: conjunto de práticas, estratégias e tecnologias que uma empresa utiliza focado no cliente.
O CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais – nome, endereço, número de telefone, etc –, e suas atividades e pontos de contato com a empresa, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails, entre outras interações. Entretanto, a plataforma não é apenas uma lista de contatos elaborada: ela reúne e integra dados valiosos para preparar e atualizar suas equipes com informações pessoais dos clientes, histórico e preferência de compras.
O que torna a solução de CRM uma das tecnologias corporativas mais importantes e inovadoras disponíveis para empresas é o modo como ela usa as informações dos clientes para gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas em um único local.


Por que o CRM é importante?

Há tipos de CRM que ajudam você a dispensar os processos obsoletos e o esforço manual para que o seu negócio possa progredir. A plataforma organiza as contas e contatos de forma acessível, em tempo real, acelerando e simplificando o processo de vendas.

Em vez de ficar preso a lembretes em notas adesivas amarelas ou imerso em planilhas, você passa leads para sua equipe de vendas de forma rápida e fácil: cada membro da equipe, independentemente de onde esteja e o que esteja fazendo, está sempre trabalhando com informações atualizadas sobre os clientes e suas interações com a empresa.

UM BOM CRM DEVE TER

Capacidade de integração com outros sistemas

·         Confiabilidade
·         Possibilidade de operar em nuvem
·         Acessibilidade
·         Boa usabilidade
·         Permitir a automação de processos
·         Possibilitar o controle de oportunidades
·         Criar relatório

Benefícios do CRM

Benefício do CRM é automatizar as tarefas de rotina que consomem tempo, economizando horas incontáveis. Com isso, sobra mais tempo para fazer vendas. O CRM também permite que você obtenha os dados como tamanho do negócio ou do pipeline e crie painéis para ajudá-lo a tomar decisões informadas rapidamente. Você pode verificar rapidamente a integridade dos negócios, das receitas.



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