ERP E CRM
JOSILEIDE DA SILVA
O QUE É ERP?
O TERMO ERP FOI CRIADO
POR:
Gartner em 1990 para
designar a evolução dos softwares de planejamento de materiais (MRPs), que no
momento se expandiram além da manufatura e passaram a englobar outras áreas
empresariais como finanças e recursos humanos. Muitas empresas passaram a
adotar estes sistemas por serem mais eficientes e baratos, eliminando a
necessidades dos diversos antigos sistemas, padronizando e consolidando as
informações em apenas um programa.
A função do ERP, para quem
deseja automatizar processos, como notas fiscais, financeiro, vendas, cadastro
de clientes, estoque, compras e relatórios em um único software, o programa tem
como objetivo central interligar dados de diferentes setores de forma simples e
prática.
Vantagens do Sistema ERP
dentro da empresa
Ajuda na melhoria da
comunicação interna;
Agiliza na execução de
processos internos;
Evitar erros humanos – com
cálculos, tributos e pagamentos errados;
Auxilia na tomada de
decisões;
Ajuda a lidar com grandes
quantidades de informações;
Redução de número de
funcionários;
Emissão de nota fiscal
Por que implementar o sistema ERP
Porque ele permite uma maior
visibilidade de todo o desempenho da organização ao promover a automatização de
tarefas manuais, um controle maior sobre as operações dentro da empresa, uma
otimização de processos e um controle e uma redução de custos.
A
configuração de ERP consiste no planejamento de quais módulos serão utilizados
e na adaptação do sistema conforme o escolhido. Aderir a determinado módulo
depende mais das características da empresa do que qualquer outro fator. No
entanto, a implantação de um grande número de módulos traz mudanças
significativas.
Para
quem quer implementar um gerenciamento eficaz de informações em sua empresa, é
interessante ter um contato com organizações que já utilizam algum serviço do
tipo. Mas vale ressaltar, cada empresa tem suas particularidades, que devem ser
consideradas na implantação do ERP.
CRMO que é CRM?
CRM
são as iniciais de “Customer Relationship Management” ou, em português, Gestão
de Relacionamento com o Cliente. Agora que você já sabe o significado, passamos
para o conceito resumido de CRM: conjunto de práticas, estratégias e
tecnologias que uma empresa utiliza focado no cliente.
O
CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais – nome, endereço,
número de telefone, etc –, e suas atividades e pontos de contato com a empresa,
incluindo visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails, entre outras
interações. Entretanto, a plataforma não é apenas uma lista de contatos
elaborada: ela reúne e integra dados valiosos para preparar e atualizar suas
equipes com informações pessoais dos clientes, histórico e preferência de
compras.
O
que torna a solução de CRM uma das tecnologias corporativas mais importantes e
inovadoras disponíveis para empresas é o modo como ela usa as informações dos
clientes para gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas em um único
local.
Por que o CRM é importante?
Há
tipos de CRM que ajudam você a dispensar os processos obsoletos e o esforço
manual para que o seu negócio possa progredir. A plataforma organiza as contas
e contatos de forma acessível, em tempo real, acelerando e simplificando o
processo de vendas.
Em
vez de ficar preso a lembretes em notas adesivas amarelas ou imerso em
planilhas, você passa leads para sua equipe de vendas de forma rápida e fácil:
cada membro da equipe, independentemente de onde esteja e o que esteja fazendo,
está sempre trabalhando com informações atualizadas sobre os clientes e suas
interações com a empresa.
UM BOM CRM DEVE TER
Capacidade
de integração com outros sistemas
·
Confiabilidade
·
Possibilidade de
operar em nuvem
·
Acessibilidade
·
Boa usabilidade
·
Permitir a automação
de processos
·
Possibilitar o
controle de oportunidades
·
Criar relatório
Benefícios do CRM
Benefício
do CRM é automatizar as tarefas de rotina que consomem tempo, economizando
horas incontáveis. Com isso, sobra mais tempo para fazer vendas. O CRM também
permite que você obtenha os dados como tamanho do negócio ou do pipeline e crie
painéis para ajudá-lo a tomar decisões informadas rapidamente. Você pode
verificar rapidamente a integridade dos negócios, das receitas.
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