Elaborando uma Manutenção Preventiva

João Victor B. de Souza
Katielly Bordin Santos


Manutenção de Hardware

Fazendo a manutenção preventiva no hardware, você poderá reduzir possíveis problemas tanto no hardware quanto no software. Os benefícios de realizar uma manutenção do hardware são:
  • O Aumento da proteção de dados;
  • Prolongamento da vida útil dos componentes;
  • Melhora no desempenho do computador;
  • Reduz o risco de falhas do PC.
A melhor maneira de realizar a manutenção preventiva do hardware, primeiramente deve-se verificar do local onde o equipamento está instalado para remover quaisquer coisas que estejam dificultando sua ventilação, ou se o ambiente está propício a facilitar o acúmulo de poeira ou de umidade. E mantendo-o com a devida proteção elétrica, verificando se a tomada utilizada está com a voltagem correta e utilizando um bom estabilizador ou filtro de linha.


Fazendo a Manutenção de hardware com o Checklist:
  1. Remova a poeira dos Coolers do gabinete, se houver;
  2. Remova a poeira da fonte de alimentação;
  3. Remova a poeira de componentes dentro do computador;
  4. Limpe o mouse e teclado;
  5. Verifique e assegure que não tenha cabos soltos;
  6. Troca da pasta térmica do processador;
  7.       Troca da Bateria de CMOS, caso seu sistema tenha mais de 3 a 5 anos de idade.
  8.     Examine o Disco Rígido, usando o Scandisk, chkdsk, e se a BIOS tiver, mantenha a opção S.M.A.R.T ativada para que ele mantenha informado sobre o estado do HD.

A manutenção preventiva do hardware pode ir do básico ao avançado, mas procure realizar estes procedimentos e mantenha seu equipamento funcionando no melhor desempenho, apoiando todas as atividades que você não faria se ele parasse completamente de funcionar. Evite estresses desnecessários!

Manutenção de Software

A Manutenção de software é um processo de melhoria de um software, onde poderá ser possível corrigir erros que são encontrados durante a utilização do sistema. A Manutenção é caracterizada pela modificação ou correção do software, as quais existem três tipos principais de manutenções em softwares, que são: Adaptativas, Corretivas e Evolutivas.
  • ·         Adaptativas são as alterações que visam adaptar o software a uma nova realidade. Esse tipo de manutenção adequa o software ao seu ambiente externo, adaptando o software ao ambiente e não o corrigindo de um defeito.
  • ·         Corretivas, como o nome já diz, servem para eliminar as falhas encontradas em produção, sendo bastante comum. Elas visam corrigir defeitos de funcionalidade.
  • ·         Evolutivas são alterações que agregam novas funcionalidades e melhorias para os usuários, como uma atualização. A integração com outros sistemas também é considerada um tipo de evolução.

Processos de Manutenção de Software

Primeiro, deve ser feita a avaliação da documentação e código existentes, junto com a arquitetura, estrutura de dados e interface. Depois, identificar as modificações necessárias e avaliar seus impactos e, só após isso, realizar as modificações e testá-las através da aplicação de testes.
  1. ·         Verificar as temperaturas e voltagens pela BIOS;
  2. ·         Executas teste de memória;
  3. ·         Scandisk completo via DOS ou por Disk Manager do fabricante do HD;
  4. ·         Desfragmentação pelo Windows;
  5. ·         Verificação/remoção de vírus e spywares;
  6. ·         Atualização de Drivers e dispositivos;
  7. ·         Limpeza de registro do Windows;
  8. ·         Limpeza de arquivos temporários;
  9. ·         Fazer backup do registro do Windows.

Considerações Finais

A Prática de Manutenção é uma atividade importante para a vida útil do computador, pois ajuda a evitar problemas mais graves, poupando dinheiro e tornando mais fácil o processo de solução de problemas.







Referências 

Comentários

Postagens mais visitadas