Computação em Nuvem

João Victor B. de Souza
Katielly Bordin
Romildo Barcellar
Cloud Computing

Cloud Computing é a entrega da computação como um serviço ao invés de um produto, onde recursos compartilhados, software e informações são fornecidas, permitindo o acesso através de qualquer computador, tablet ou celular conectado à internet.
Uma de suas vantagens é o melhor aproveitamento dos investimentos em hardware. 
Como a parte mais pesada do processamento fica na nuvem, o usuário precisa apenas de um navegador e uma boa conexão com a internet para utilizar o serviço. Outra vantagem á a elasticidade. Se for necessário mais ou mesmo espaço para armazenamento, basta solicitar um upgrade, sem precisar da troca dos equipamentos.
Um bom exemplo de cloud computing são os serviços do Dropbox, Google Music, iCloud e Google Docs, onde os usuários podem criar e editar documentos online, sincronizar músicas e arquivos ao mesmo tempo. Para usar o serviço, basta abrir o navegador de Internet e acessar o endereço dos serviço escolhidos. 
A computação em nuvem é uma tecnologia que permite o acesso remoto, em qualquer parte do mundo e a qualquer hora, de softwares, armazenamento de arquivos e processamento de dados pela internet. Isso sem a necessidade de conectar-se a um computador.
A computação em nuvem usa conectividade e a grande escala da internet para hospedar os mais variados recursos, programas e informações.
A vantagens de utilizar o serviço do cloud computing, são:

  • A redução dos custos com infraestrutura;
  • a economia do espaço;
  • a centralização da informação;
  • o aumento ou diminuição de acordo com a necessidade do cliente;
  • Trabalho remoto.
Os serviços que a computação em nuvem oferece, são:
  • SAAS (Software as a Service, ou em português Software como serviço): permite que você acesse o software sem comprar sua licença usando-o gratuitamente na nuvem, geralmente com recursos limitados;
  • PAAS (Platform as a Service, ou Plataforma como serviço): é contratado um ambiente completo de desenvolvimento on demand, no qual é possível criar, modificar e otimizar softwares e aplicativos;
  • IAAS (Infrastructure as a Service, ou Infraestrutura como serviço): os recursos são alugados, como servidores, routers, racks, datacenters, hardware e outras ferramentas que permitem a transmissão e o armazenamento de dados.

A computação em nuvem, então, é a entrega sob demanda de poder computacional, armazenamento de banco de dados, aplicações e outros recursos de TI por meio de uma plataforma de serviços de nuvem via Internet com uma definição de preço conforme o uso, oferecendo de uma forma simples acessar servidores, armazenamento, bancos de dados e um conjunto amplo de serviços de aplicativos via Internet.

A Adobe System agora oferece os melhores aplicativos e serviços do mundo para vídeo, design , fotografia e web. E com a Document Cloud e o Adobe Acrobat DC, você tem todo o potencial dos PDFs em qualquer dispositivo, desde revisões em PDFs compartilhados entre vários dispositivos, até a coleta de assinaturas eletrônicas mais seguras no seus aplicativos, incluindo o Microsoft Office. Tudo para potencializar a experiência em Cloud Computing.

Comentários

Postagens mais visitadas