O QUE SÃO REDES E IP

Raul Junior L. Vitoriano
Romildo Santos C. Barcellar

O que são Redes





  Provavelmente, alguém na sua organização ainda tenha já ouviu pessoas dizer "Não temos email hoje--a rede está fora do ar" ou "não temos Internet hoje - o roteador não está funcionando". Independentemente das necessidades de sua organização, as pessoas  podem estar se perguntando, "o que exatamente é uma rede?"

   Em termos mais simples, uma rede consiste em dois ou mais computadores que estão conectados para compartilhar informações. Todas as redes, não importa quão complexas sejam, baseiam se neste principio simples. Embora isto possa parecer como uma idéia basica, o conceito foi uma grande conquista na área das comunicações.

O que constitui uma Rede?

Uma rede normalmente inclui quatro elementos (além dos computadores próprios):

Protocolo: um conjunto de regras de comunicação para certificar-se de que todos falam o mesmo idioma.

Placas de Rede (NICs): cartões que são inseridos na placa mãe de computadores e permite-lhes enviar e receber mensagens de outros computadores

Cabo: o meio para efetuar a conexão de todos os computadores entre si na rede.

Hub: hardware utilizado para executar o controle de tráfego

Nota: Redes sem fio, obviamente, não usam cabos e placas de rede não são necessárias para pequenas redes que usam portas paralela ou serial. Algumas redes usam switches, em vez de hubs, para controlar a rede. (Mas as noções básicas ainda se aplicam).

Para que serve o endereço de IP?



     O endereço IP é um número exclusivo atribuído a cada computador por um protocolo de internet. O endereço IP tem a função de identificar um computador em uma rede. Ele é fornecido pelo provedor da empresa que você contrata para fornecer internet à sua casa. A sigla IP significa Internet Protocol, ou, na nossa língua, protocolo de internet.

     O endereço desse protocolo de internet entra em ação atribuindo um número exclusivo para o seu computador para, então, poder identificá-lo em rede.

    Antes, o protocolo que distribuía os endereços IP era o IPv4. Dentro desse protocolo havia uma quantidade de endereços IP que não era suficiente para atender a grande quantidade de dispositivos novos sendo usados hoje em dia. Então, foi desenvolvido um novo protocolo, o IPv6, composto por cerca de 340 undecilhões de   endereços IP disponíveis.

   Novas pessoas utilizando mais do que um dispositivo para se manter conectadas à internet. O protocolo IPv6 já entrou no mercado para acalmar os nossos corações. Agora, pra continuar aproveitando da melhor maneira possível a internet, só falta você chamar a Copel Telecom para instalar a internet por fibra óptica na sua casa.

Referencias:


Comentários

Postagens mais visitadas