Manutenção preventiva em computadores

Guilherme Borges
Eduardo Rocha
Josileide Silva
Manutenção preventiva em computadores

A manutenção preventiva garante uma maior vida útil e um melhor funcionamento dos computadores, evitando, por exemplo, a queima de componentes importantes, como processadores e discos rígidos. Deve ser realizado, independentemente de o computador apresentar problemas ou defeitos, pelo menos, uma vez por ano.

O que levar em conta no checklist de manutenção preventiva de computadores?

Existem algumas situações que podem ser consideradas as principais culpadas pela lentidão ou até mesmo a perda de funcionamento dos computadores. Ao prevenir esses problemas é possível aumentar a vida útil do computador e garantir uma boa economia.
Dentre o que se deve levar em conta no checklist de manutenção preventiva de computadores, estão:

                   Remoção do excesso de poeira.
                   Limpeza de coolers e verificação de sua eficiência de rotação.
                   Troca de pasta térmica do processador.
                   Proteja-o de temperaturas extremas. Caso note que a temperatura dele está fora da faixa recomendada pelo fabricante (geralmente entre 10 e 30 graus), busque ajuda técnica.
                   Verificar a disposição dos cabos dentro do gabinete.
                   Desfragmentação de disco.
                   Verificação e remoção de vírus de preferencia utilize um antivírus de confiança e mantenha-o em dia.
                   Verificação e remoção de spywares.
                   Atualização de drivers de dispositivos.
                   Limpeza de arquivos temporários.
                   Mantenha seu Sistema Operacional sempre atualizado.
                   Não deixe que seu dispositivo sofra impactos fortes, principalmente enquanto estiver ligado.
                   Umidade e vibração são as variáveis mais nocivas para o seu computador. Jamais o deixe sob estas condições.
                   Faça uma manutenção preventiva anual com um técnico de confiança.

Empresas que optam por fazer a manutenção preventiva em seus computadores evitam muitos problemas futuros nos micros, gerando economia em manutenções e componentes de reposição. Este fato, portanto, afirma ser a atividade de técnico em manutenção de computadores uma ótima opção de trabalho, principalmente quando há possibilidade de se firmar convênios com empresas, já que estas optam sempre por zelar as máquinas que possuem, devido a uma maior economia.
A manutenção preventiva em computadores consiste em desmontar o micro, realizar a sua limpeza geral e checar todos os seus componentes e contatos. A poeira, principal causa de problemas, por exemplo, interfere na dissipação do calor e na oxidação dos contatos, sejam eles intermitentes ou que levem o computador a parar de funcionar.

Dicas Para Um Computador Livre De Problemas

Não deixar o computador no chão, principalmente se está no nível da rua, onde a máquina fica mais suscetível à poeira e à umidade
Evite deixar livros, bolsa, vasos e etc, próximos ao computador. Isso faz com que a máquina receba menos ar frio e gere mais ar quente, sobrecarregando os capacitores, que podem estufar;
Evite comer e beber enquanto trabalha no computador, principalmente se for um notebook. Os restos de comida e bebida podem danificar a placa-mãe e, nos casos dos notebooks, pode ser que não haja mais peça de reposição, levando-o a perder o equipamento;
Quando os computadores forem ficar desligados por um longo período, deixe-os em um lugar fresco e sem umidade.


Na manutenção preventiva inclui-se, também, o upgrade do computador. Nesta situação, o técnico analisa a configuração da máquina e propõe aos clientes, caso sejam necessárias, as devidas atualizações. É bastante comum para o profissional que trabalha com manutenção de computadores se depararem com situações em que uma simples expansão de memória ou de um disco rígido já seja suficiente para melhorar significativamente o desempenho geral do equipamento. Para detectar todos os possíveis problemas e trabalhar com eficácia na solução de cada um deles, é de fundamental importância que o técnico esteja apto a exercer suas atividades. Para tal, ele deve atualizar-se constantemente, adquirindo conhecimentos específicos da área.

Referências

Comentários

Postagens mais visitadas