CRM &EPR


Rogerio Faria Prado


CRM (gestão de relacionamento com o cliente, em português) é uma sigla que vêm do inglês, referente às palavras Customer Relationship Management.

Ao contrário do que muitos pensam CRM não é um software ou uma ferramenta de gestão (apesar de que o uso de ferramentas de CRM seja bastante indicado para potencializar o gerenciamento do relacionamento com o cliente).

O CRM, a Gestão de Relacionamento com o Cliente, é uma maneira de interagir com ele de forma cada vez mais estreita, ganhando sua confiança e mostrando algo fundamental: proximidade!

Relacionamento é proximidade, não necessariamente física, como as mídias sociais e a facilidade de comunicação pela internet têm mostrado, mas proximidade no sentido de estar presente nos momentos certos e na hora certa, de conhecer o outro profundamente, adivinhar o que ele está pensando!

Falando assim, o gerenciamento de clientes parece até coisa de namorados, mas não deixa de ser algo próximo!

Nesse sentido, o CRM mais uma vez vem ao encontro das necessidades do seu negócio, pois dá todas as ferramentas para que você faça o registro e acompanhamento de cada diálogo com cada cliente, formando sua base de conhecimento prático e teórico sobre sua audiência.

O uso do ERP permite integrar os setores de forma que os processos se tornem mais fluidos e eficientes, eliminando os gargalos burocráticos e trazendo maior agilidade para o desempenho da sua equipe.

Considerando que o ERP abarca todos os setores de uma empresa, você pode inclusive pensar que ele ajuda a padronizar os processos, garantindo maior qualidade no atendimento ao cliente.

Vale a pena integrar um software de ERP a uma solução de CRM?

Se você pretende profissionalizar sua empresa de uma vez só, integrar uma solução de ERP com uma de CRM é essencial. Enquanto você estrutura, padroniza e otimiza os processos, também melhora o relacionamento com seus leads e clientes, criando o ambiente ideal para manter esses relacionamentos por muito mais tempo. De quebra, usar uma plataforma baseada em computação na nuvem dilui custos e eleva a flexibilidade para expandir ou enxugar conforme a necessidade.

Um aplicativo que possui uma ampla grade de ferramentas é o odoo, tendo disponivel uma versão paga que é bem copleta e a versão gratuida que limita ferramentas.





Referência











Comentários

Postagens mais visitadas