CRM
&EPR
Rogerio Faria Prado
CRM (gestão de
relacionamento com o cliente, em português) é uma sigla que vêm do inglês,
referente às palavras Customer
Relationship Management.
Ao
contrário do que muitos pensam CRM não é um software ou uma ferramenta de
gestão (apesar de que o uso de ferramentas de CRM seja bastante indicado para
potencializar o gerenciamento do relacionamento com o cliente).
O
CRM, a Gestão de Relacionamento com o Cliente, é uma maneira de interagir com
ele de forma cada vez mais estreita, ganhando sua confiança e mostrando algo
fundamental: proximidade!
Relacionamento
é proximidade, não necessariamente física, como as mídias sociais e a
facilidade de comunicação pela internet têm mostrado, mas proximidade no
sentido de estar presente nos momentos certos e na hora certa, de conhecer o
outro profundamente, adivinhar o que ele está pensando!
Falando
assim, o gerenciamento de clientes parece até coisa de namorados, mas não deixa
de ser algo próximo!
Nesse
sentido, o CRM mais uma vez vem ao encontro das necessidades do seu negócio,
pois dá todas as ferramentas para que você faça o registro e acompanhamento de
cada diálogo com cada cliente, formando sua base de conhecimento prático e
teórico sobre sua audiência.
O
uso do ERP permite integrar os setores de forma que os processos se tornem mais
fluidos e eficientes, eliminando os gargalos burocráticos e trazendo maior
agilidade para o desempenho da sua equipe.
Considerando
que o ERP abarca todos os setores de uma empresa, você pode inclusive pensar
que ele ajuda a padronizar os processos, garantindo maior qualidade no
atendimento ao cliente.
Vale a pena integrar um software de ERP
a uma solução de CRM?
Se
você pretende profissionalizar sua empresa de uma vez só, integrar uma solução
de ERP com uma de CRM é essencial. Enquanto você estrutura, padroniza e otimiza
os processos, também melhora o relacionamento com seus leads e clientes,
criando o ambiente ideal para manter esses relacionamentos por muito mais
tempo. De quebra, usar uma plataforma baseada em computação na nuvem dilui
custos e eleva a flexibilidade para expandir ou enxugar conforme a necessidade.
Um
aplicativo que possui uma ampla grade de ferramentas é o odoo, tendo disponivel
uma versão paga que é bem copleta e a versão gratuida que limita ferramentas.
Referência
Comentários
Postar um comentário