Rede e IP

Mickaely Cristiane Correia Paixão.
Rogério Faria Prado.



O que são Redes de Computadores?

De uma maneira simplificada, uma rede de computadores pode ser definida como uma estrutura de computadores e dispositivos conectados através de um sistema de comunicação com o objetivo de compartilharem informações e recursos entre si. Tal sistema envolve meios de transmissão e protocolos.
Alguns exemplos de facilidades que podem ser obtidas através de uma rede de computadores:
ü  Compartilhamento impressoras
ü  Compartilhamento de documentos, aplicativos e outros produtos digitais.
ü  Facilita a replicação de dados para backup
ü  Comunicação
ü  Vídeo conferência.





Alguns tipos de Redes de Computadores: 

Redes Locais (Local Area Networks – LAN) – comumente utilizada em ambientes de empresas, são redes em que a distância varia de 10m a 1km.
Redes Pessoais (Personal Area Networks – PAN) – utilizadas em curtas distâncias. Ex.: Redes Bluetooth;
Redes a Longas Distâncias (Wide Area Network – WAN) – rede que faz a cobertura de uma grande área geográfica, geralmente, um país;
Rede sem Fio (Wireless) – rede que não utiliza cabeamento.  
A internet é a expressão atribuída a grande rede formada por computadores e dispositivos dispersos por todo o mundo.

O que é o IP?

É o número que identifica um dispositivo de rede (ou Internet). Para entender melhor o conceito, fazemos uma semelhança com o telefono: Todos os telefones, fixos ou móveis, tem um número atribuído que identificá-lo e permite a comunicação. Basta discar o número da pessoa com quem quero conversar para iniciar a comunicação.

Que significa IP?

IP significa "Internet Protocol" e é um número que identifica um dispositivo em uma rede (um computador, impressora, roteador, etc.). Estes dispositivos são parte de uma rede e são identificados por um número de IP único na rede. O endereço IP é composto por 4 números (até 3 dígitos) e separados por "." (ponto). Os valores que podem assumir estes números variam entre 0 e 255, por exemplo, um endereço de IP pode ser 192.168.66.254 (quatro números entre 0 e 255 separados por pontos).

Tipos de IP

IP Público: IP é chamado de endereço IP público que é visível a partir da Internet. É geralmente aquele com o seu roteador ou modem.
IP Privado: O endereço IP privado é aquele que pertence a uma rede privada. Este é geralmente o IP da placa de rede do seu computador, uma impressora de rede ou o roteador de rede.

Referência

www.portalgsti.com.br/redes-de-computadores.
www.meuip.eu.





Comentários

Postagens mais visitadas