Douglas Alexandre Xavier.

Filipe Rosário.

Kelly Rodrigues.

Mickaely Cristiane C. Paixão.

Raul Junior.

Rogério Faria.

PROJETO DE REDE PARA LAN HOUSE

Para montar uma Lan house, não basta apenas comprar os computadores, impressoras e alugar uma internet veloz, apesar de ser essencial, mas o principal para manter os computadores seguro, até mesmo para controlar os acessos em sites maliciosos, é ter uma rede, e aterramento elétrico.


Topologia da rede que recomendamos:

Estrela








Mesas mais adequadas para instalar os computadores:

Baia de atendimento




Cadeiras com rodinhas ou sem:








Computadores






· 17 computadores (1 Administrador, 16 clientes).

· HD 500 gigas de memória.

· 6 gigas de memória RAM.

· Processador intel core i5 3.0 GHz.

· Windows 10, 64 bits.

Modem




O modem é um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital em uma onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefônica, e que demodula o sinal analógico e o converte para o formato digital original.

Modem em modo bridge 

Quando um modem ou access point está configurado em modo bridge, significa que os pacotes recebidos são diretamente enviados ao computador em que ele está conectado.

Switch




É um equipamento que possibilita a conexão de redes de computadores. Ou seja, o switch realiza a conexão entre várias máquinas.

Este equipamento tem a capacidade de aumentar o desempenho da rede wireless e manter a comunicação sempre disponível. O switch evita a colisão de dados da rede, sobretudo quando as mesmas estão congestionadas.

Além da vantagem considerável no desempenho das redes de computadores congestionadas, o switch também permite a comunicação em redes que tenham máquinas com placas com velocidades diferentes, sem que a velocidade seja prejudicada.

Switch adequado para a Lan House

Ø Switch Layer 3 com:

- 24 portas

- Suporte para roteamento entre VLANS

- Suporte para IPv4

- Switch 10/100/1000 Mbps que suporte interfaces a gigabit para os clientes



Nobreaks




O nobreak ou UPS é um equipamento responsável por regular a voltagem e a pureza da energia que alcança os eletrônicos conectados a esse dispositivo. Ele também alimenta os aparelhos por meio de uma bateria, quando há queda ou variações bruscas de energia.

Impressora




A Canon é uma das fabricantes mais conhecidas do mercado com a linha de produtos que oferece uma grande diversidade de opções para computador. 

Canon PIXMA MAXX tinta G4100 

Ajuda a impulsionar a produtividade, possui modelo avançado. Suporta grande quantidade de impressão por cartucho com qualidade e velocidade e também oferece facilidade de manuseio para o dia a dia. Ele ainda permite digitalizar, copiar e enviar FAX.

Fones 




Os fones devem ter qualidade e durabilidade.

Cabeamento para estrutura de rede de internet

Um cabo cruzado Ethernet é um tipo de cabo Ethernet de par trançado usado para conectar dispositivos de computação diretamente, conectado via um computador e conectar a dois computadores pessoais por meio de seus adaptadores de rede.

A importância de uma boa escolha

Durante o planejamento de uma nova rede, analistas de TI devem estar atentos ao tipo de cabeamento que será utilizado. Em ambientes com alta incidência de ruídos eletromagnéticos, por exemplo, é importante utilizar um padrão que possua uma boa blindagem. Há também os casos onde a rede terá que suportar uma grande quantidade de dados e ser altamente escalável. Nesse cenário, tecnologias como a fibra óptica podem ser mais adequadas.

Saber escolher o melhor cabeamento é indispensável para o sucesso da rede 

Uma má escolha pode levar, facilmente, ao mau funcionamento de equipamentos e serviços digitais que necessitem de uma conexão de internet para trabalharem corretamente, causando prejuízos ao usuário.

Uma das maiores características da área de redes de computadores é a sua diversidade de padrões, o cabo de rede é o principal meio de envio e recebimento de dados entre dois computadores. Há redes que utilizam apenas um tipo de cabeamento, mas em alguns casos, elas podem utilizar tipos variados e entender os três principais padrões utilizados pelas empresas, é fundamental para a construção de uma boa rede.

Tipos de cabeamento de rede

Cabo Coaxial-Caracterizado pela presença de um único fio metálico condutor de sinais eletrônicos, o cabo coaxial é utilizado tanto para o sinal de ligações e dados via internet quanto para a transmissão de sinais televisivos. Entretanto, atualmente, a sua utilização encontra-se reduzida aos serviços de televisão.










Apesar de ser uma tecnologia com instalação mais complexa, o cabo coaxial consegue barrar facilmente interferências eletromagnéticas graças à sua proteção metálica e à estrutura de plástico, que aumentam a resistência do cabeamento.

Existem dois tipos de cabo coaxial no mercado, o n10 Base2 e o 10Base5. O primeiro consegue enviar um sinal por até 185 metros sem grande atenuação. Já o segundo, com uma camada de proteção adicional, pode transportar um sinal de dados por até 500 metros.

Fibra óptica- conhecido pela sua alta capacidade de enviar e receber informações, os cabos de fibra óptica possuem um núcleo constituído de fibras de sílica ou vidro. Utilizando um sinal de luz, eles podem manter um pacote de dados trafegando em alta velocidade por longas distâncias sem a necessidade de repetidores ou ampliadores de sinal.






As redes de fibra óptica se destacam por serem imunes a interferências eletromagnéticas e pela baixa necessidade de receberem manutenção. Em redes internas, o padrão mais utilizado é o multimodo. Já em WANs ou redes de telecomunicação de longa distância, os cabos monomodos são mais comuns.

Cabos de par trançado- Introduzidos na década de 1990, os cabos de par trançados (ou cabos UTP) é um dos padrões mais populares no mundo inteiro. Em redes internas, eles podem atingir velocidades que variam de 10 Mbps a 10 Gbps, são mais flexíveis que os cabos coaxiais e mais populares do que os cabos de fibra óptica.




goog_1755569473O seu núcleo é feito com um conjunto de fios elétricos de cobre ou aço recoberto de cobre. Eles são recobertos com um plástico isolante e entrelaçados em forma de trança. Com isso, a resistência do cabeamento aumenta sem comprometer a sua capacidade de evitar interferências eletromagnéticas.

















Comentários

Postagens mais visitadas