18 de abri de 2019.
Por:
Gabriel M. da Silva
Margareth S. Silva


O QUE É CLOUD COMPUTING?
A computação em nuvem (ou cloud computing, em inglês) é uma tecnologia que permite o acesso remoto, em qualquer parte do mundo e a qualquer hora, de softwares, armazenamento de arquivos e processamento de dados pela Internet, ou seja, a computação em nuvem usa a conectividade e a grande escala da Internet para hospedar os mais variados recursos, programas e informações, e permite que o usuário os acesse por meio de qualquer computador, tablet ou telefone celular.
PARA QUE SERVE A CLOUD COMPUTING?
A nuvem surgiu como uma forma de democratizar informações e melhorar a experiência de quem depende de recursos tecnológicos em nível pessoal ou profissional, ou seja, a computação em nuvem trouxe inúmeras vantagens: 
A redução de custos ;
A economia do espaço;
A centralização da informação.

COMO FUNCIONA A CLOUD COMPUTING?

A computação em nuvem usa um servidor remoto para conectar dispositivos dos usuários a recursos centralizados, ou seja, um servidor remoto armazena todos os dados e programas de que você precisa e pode estar no seu próprio país ou do outro lado do mundo, por exemplo, no Japão.
Existem 3 tipos de computação em nuvem: 
Nuvem pública
São recursos computacionais, como servidores e armazenamento, fornecidos por terceiros e disponíveis para qualquer pessoa ou empresa que deseje contratá-los.
Na nuvem pública, tudo está disponível na web e compartilhado entre vários usuários que o usam simultaneamente (mas separadamente), o que mantém os recursos padronizados.
Ao oferecer soluções unificadas, esse modelo acaba sendo mais barato. Portanto, a nuvem pública é indicada para empresas que desejam economizar em investimentos.
Nuvem privada
Em geral, a nuvem privada é usada por organizações que devem seguir certos regulamentos e regras específicas sobre segurança e privacidade de dados e informações, como é o caso de algumas instituições financeiras e governamentais.
Nuvem híbrida
Finalmente, quando falamos sobre a nuvem híbrida, nos referimos à união dos dois anteriores, ou seja, a combinação que permite compartilhar dados e aplicativos entre os dois tipos de nuvem citados.
Assim, de acordo com a necessidade e a estratégia do negócio, alguns recursos são utilizados de forma privada, outros são utilizados publicamente ou estão ligados por meio de tecnologias.
QUAIS SERVIÇOS A CLOUD COMPUTING POSSUI?

Atualmente, a computação em nuvem oferece uma ampla variedade de serviços, ferramentas e funcionalidades para atender às necessidades das empresas. Entre as principais ofertas, destacam-se 3 modelos:
SaaS (Software como serviço)
Permite que você acesse o software sem comprar sua licença, usando-o gratuitamente na nuvem, geralmente com recursos limitados.
Nesse formato, a empresa acessa o software pela Internet, sem a necessidade de se preocupar com a instalação, configuração e investimento em licenças.
Muitos CRMs e ERPs funcionam através do SaaS. Os serviços de e-mail e outros aplicativos públicos, como Skype, Whatsapp, LinkedIn e Facebook também funcionam com esse tipo de modelo, e é por isso que é o mecanismo mais popular.
PaaS (Plataforma como serviço)
Neste modelo de nuvem, é contratado um ambiente completo de desenvolvimento on demand, no qual é possível criar, modificar e otimizar softwares e aplicativos.
A vantagem do modelo PaaS é que ele inclui sistemas operacionais, ferramentas de desenvolvimento, sistemas de gerenciamento de bancos de dados, serviços de Business Intelligence e muitos outros recursos, além de toda a infraestrutura necessária para executar ou aperfeiçoar aplicações Web ou móveis.
IaaS (Infraestrutura como serviço)
No modelo IaaS, os recursos de infraestrutura são alugados, como servidores, routers, racks, datacenters, hardware e outras ferramentas que permitem a transmissão e o armazenamento de dados.
Dependendo do provedor e do modelo escolhido, a empresa pode ser cobrada, por exemplo, pelo número de servidores usados ​​e pela quantidade de dados armazenados ou trafegados.
ADOBE SYSTEMS

Adobe Brasil trouxe ao Brasil a suíte CS6. Além disso, a companhia também apresentou seu serviço em nuvem, a Creative Cloud, ou seja, Adobe tem seus produtos de melhor qualidade, no entanto seus produtos são de custo alto, porque nem todos podem adquiri-los.
Sendo assim, a Adobe System esta agora com produtos e serviços em nuvens para facilitar e economizar, ou seja, uma nova formar para atender o usuário de modo geral e seus planos de assinatura do Adobe Creative Cloud já estão à venda. 


Vantagens:
 Não é necessário estar sempre online, apenas a cada 30 dias para validar suas licenças, mas poderá usar os produtos durante 180 dias mesmo que você esteja off-line;
Tem a possibilidade de ser usado simultaneamente com a versão mais antiga; Esta disponibilizada no site do Adobe, em distribuidores e em algumas lojas online;
O software baixado da Creative Cloud em mais de um computador;

Os assinantes da Creative Cloud têm acesso a versões anteriores dos aplicativos de desktop, incluindo a CS6;
Os seguintes aplicativos permitem a exportação para suas versões na CS6: Photoshop, InDesign, llustrator, Flash e Dreamweaver.
Os aplicativos da Creative Cloud que exigem sistemas operacionais de 64 bits:
Adobe Premiere Pro CC, Adobe Audition CC, After Effects CC, Prelude CC e SpeedGrade CC. Os novos aplicativos profissionais de vídeo da Creative Cloud em sistemas operacionais de 32 bits não são executáveis e os aplicativos profissionais de vídeo e áudio da Creative Cloud você precisará de uma versão de 64 bits do Windows 7 com Service Pack 1 ou Windows 8. O suporte ao Windows XP e Windows Vista foi suspenso.

REFERÊNCIAS

Comentários

Postagens mais visitadas