Douglas Alexandre X. dos Santos 

Rede de Computadores


Rede de computadores pode ser definida como uma estrutura de computadores e dispositivos conectados através de um sistema de comunicação com o objetivo de compartilharem informações e recursos entre si. Uma Rede de computadores é formada por um conjunto de máquinas eletrônicas capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um sub-sistema de comunicação, ou em outras palavras é quando há pelo menos dois ou mais computadores, e outros dispositivos interligados entre si de modo a poderem compartilhar recursos físicos e lógicos como: dados, impressoras, mensagens, entre outros.

 Uma rede de computadores ou rede de dados é uma rede de telecomunicações digital que permite que compartilhemos recursos. Em uma rede de computadores, os dispositivos de computação em rede trocam dados entre si usando um link de dados. As conexões podem ser estabelecidas usando mídia de cabo ou mídia sem fio. Os dispositivos que originam uma rede de computadores que roteiam e terminam os dados, são denominados de “nós” de rede, os “nós” podem incluir hosts, como computadores pessoais, telefones, servidores, e também hardware de rede. Dois desses dispositivos podem ser ditos em “rede” quando um dispositivo é capaz de trocar informações com o outro dispositivo, que eles tenham ou não uma conexão direta uns com os outros. A Internet é um amplo sistema de comunicação que conecta muitas redes de computadores, existem várias formas e recursos de diversos equipamentos que podem ser interligados e compartilhados, mediante meios de acesso, protocolos e requisitos de segurança. Não existe nesses sistemas a necessidade de um sistema operacional único, mas sim a cooperação entre os vários sistemas operacionais na realização das tarefas de compartilhamento de recursos e troca de informações. Desde muito tempo, o ser humano sentiu a necessidade de compartilhar conhecimento e estabelecer relações com pessoas distantes.

 Na década de 1960, durante a Guerra Fria, as redes de computadores surgiram com objetivos militares: interconectar os centros de comando dos EUA para proteção e envio de dados. Antigamente, os computadores eram conectados em distâncias curtas, sendo conhecidas como redes locais. Mas, com a evolução das redes de computadores, foi necessário aumentar a distância da troca de informações entre as pessoas. As redes podem ser classificadas de acordo com sua arquitetura (Arcnet, Ethernet, DSL, Token ring, etc.), a extensão geográfica (LAN, PAN, MAN, WLAN, etc.), a topologia (anel, barramento, estrela, ponto-a-ponto, etc.) e o meio de transmissão (redes por cabo de fibra óptica, trançado, via rádio, etc.).

IP


“Endereço IP” significa endereço de protocolo de Internet (Endereço IP), do inglês Internet Protocol address é um rótulo numérico atribuído a cada dispositivo (computador, impressora, smartphone etc.) conectado a uma rede de computadores que utiliza o Protocolo de Internet para comunicação. Um endereço IP serve a duas funções principais: identificação de interface de hospedeiro ou de rede e endereçamento de localização. Um endereço IP é similar a seu número de telefone. Seu número de telefone é um conjunto único de números que identifica seu telefone, de forma que outras pessoas possam ligar para você. Da mesma forma, um endereço IP é um conjunto único de números que identifica seu computador, de forma que ele possa enviar e receber dados com outros computadores, cada dispositivo que está conectado a uma rede  possui um.
Originalmente, o espaço do endereço IP foi dividido em poucas estruturas de tamanho fixo chamados de "classes de endereço". As três principais são a classe A, classe B e classe C. Examinando os primeiros bits de um endereço, o software do IP consegue determinar rapidamente qual a classe, e logo, a estrutura do endereço. Classe A: Primeiro bit é 0, classe B: Primeiros dois bits são 10, classe C: Primeiros três bits são 110, classe D: Primeiros quatro bits são: 1110, classe E:Primeiros quatro bits são 1111. Endereços Internet Protocol são atribuídos a um host, no momento da inicialização, ou permanentemente pela configuração fixa de seu hardware ou software. Configuração persistente é também conhecido como a utilização de um endereço de IP estático. Em contraste, nas situações em que o endereço de IP do computador é atribuído recentemente cada vez, isto é conhecido como a utilização de um endereço de IP dinâmico.


Comentários

Postagens mais visitadas