Filipe junio
Josileide silva 
ERGONOMIA
INSTITUIÇÃO DE APRENDIZAGEM SENAC TURMA 52
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

    A palavra ergonomia (ergo=noções de trabalho/ nomia= normas) significa nada menos do que normas para noções de trabalho. Ela pode se aplicar em diversas áreas, tais como, engenharia, comércio, frigorífico, informática e etc.
     No Brasil, as condições ergonômicas de trabalho são regulamentadas pela (NR 17) Norma Regulamentadora nº 17, do Ministério do Trabalho e Previdência Social, que também dispõe sobre a utilização de materiais e mobiliária ergonomia, condições ambientais, jornada de trabalho, pausas, folgas e normas de produção.

     Muitas empresas não alertam os funcionários sobre as normas de noções de trabalho, entretanto, a empresa precisa alerta-los sobre ergonomia, pois, os funcionários podem acabar por ter lesões no corpo, tanto os funcionários quanto a empresa é prejudicada.

     É de extrema importância que o funcionário tenha postura corporal corretamente no local de trabalho. No caso da informática, a pessoa que está de frente para o computador tem que achar uma posição correta, e ter uma bancada de acordo com o tamanho corporal. A tela do computador deve estar no ângulo correto para o mesmo visualizar, estar com as costas e pescoço reto, e só fazer movimentos com os olhos. Essa é uma postura correta de visualizar a tela de computador no local de trabalho, e até mesmo em casa. Confira na imagem abaixo:
Uma das doenças causadas por movimentos repetitivo e mau manuseio de teclado e mouse  é a LER,Aquela dorzinha nas costas, no pescoço ou nos braços que alguns sentem só ao final do expediente, pode se tornar algo crônico e ser progressivo se os devidos cuidados não forem tomados.
LER, segundo a definição do Dr. Drauzio Varela, não é uma doença e sim um conjunto de doenças que agridem os músculos, tendões e nervos. Também é chamada de D.O.R.T. (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), L.T.C. (Lesão por Trauma Cumulativo), A.M.E.R.T. (Afecções Musculares Relacionadas ao Trabalho) ou síndrome dos movimentos repetitivos.

Como evitar A LER ?
A primeira coisa que devemos observar e corrigir são a nossa postura. Sentar-se corretamente mantendo a coluna ereta e apoiada, com os pés ao chão, ombros relaxados e não tendendo à frente, cotovelos e punhos apoiados e alinhados com os dedos. Mantenha o topo do monitor alinhado à testa para que não force o pescoço. Atenda ao telefone com as mãos e o mantenha assim, não utilize a própria cabeça para segurá-lo.

     É importante a empresa definir ritmo de trabalho para o funcionário, por exemplo, fazer pausas durante o dia para realizar exercícios de alongamento dos membros corporais.


Algumas técnicas para trabalhar:
·         Descanse os olhos olhando, de vez em quando, para objetos diferentes enquanto trabalha;
·         Mantenha o corpo relaxado, assim se sentirá mais confortável;
·         Evite bater no teclado com muita força. As mãos devem ficar relaxadas;

·         Não fique o dia todo sentado, levante durante o dia e de alguns passos, depois volte ao trabalho.
Fontes de pesquisa:

https://www.profissionaisti.com.br/2013/12/ler-lesao-por-esforco-repetitivo-vs-indiferenca-do-profissional/

Comentários

Postagens mais visitadas