ERP e CRM

Elessandra M.Leão


ERP e CRM e suas principais diferenças e por que elas se completam



ERP

(ERP) é o software de gestão mais básico de uma empresa.
Ele é usado para garantir o controle financeiro, fiscal e contábil da organização.
O ERP integra informações sobre pagamento de despesas e recebimento de receitas, levando em conta o custo de tributo de cada uma das operações. 
Esse tipo de software é literalmente a base para a gestão de uma companhia.


CRM


Já o CRM é um sistema usado por empresas para cuidar de sua base de consumidores.
Ele é vendido como software (no modelo de licença ou no modelo de software as a service/cloud computing).
O principal objetivo desse sistema é assegurar e proteger as informações comerciais da empresa, ao mesmo tempo em que ajuda a identificar os melhores planos de ação e alternativas para aumentar as vendas, gerenciar metas e avaliar os vendedores.
Então, o ERP é o controle financeiro e gestão da empresa de uma forma completa, enquanto o CRM é o controle dos clientes e, por consequência, das vendas.


As principais vantagens de cada um é:
ERP ajuda a:  
      
• Reduzir os custos com TI, mão de obra, desperdícios, erros e retrabalhos;

• Reduzir os prazos de entrega, pois aumenta a produtividade;

• Facilitar a gestão do estoque e a compra e venda de mercadorias (você que é empresário sabe a importância disso);

• Melhorar a gestão tributária, evitando multas e diminuindo a dependência de contadores.
CRM ajuda a:

• Reduzir gastos com papel;

• Reduzir o tempo gasto para procurar informações e documentos;

• Facilitar o treinamento da equipe através do software;

• Aumentar as vendas, pois permite passar mais tempo vendendo e menos tempo organizando informações.






Referencias: https://blog.nectarcrm.com.br/qual-a-diferenca-entre-crm-e-erp/

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