Cloud Computing e o novo serviço da Adobe System


Josileide
Guilherme

 O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e da capacidade de armazenamento e cálculo de computadores e servidores Hospedados em Datacenter e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.

 O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.

 Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet — a "grande nuvem" de computadores — sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, rato/mouse) e saída (monitor).

Fundamentos da computação em nuvem

 Esteja você executando aplicações que compartilham fotos com milhões de usuários móveis ou apoiando operações essenciais da sua empresa, uma plataforma de serviços em nuvem oferece acesso rápido a recursos de TI flexível e de baixo custo. Com a computação em nuvem, não é preciso realizar grandes investimentos iniciais em hardware e perder tempo nas atividades de manutenção e gerenciamento desse hardware. Ao invés disso, é possível provisionar exatamente o tipo e tamanho corretos de recursos computacionais necessários para executar a sua mais recente ideia ou operar o departamento de TI. Você pode acessar quantos recursos forem necessários, quase instantaneamente, e pagar apenas pelo que usa.

Como a computação em nuvem funciona?

 A computação em nuvem oferece uma forma simples de acessar servidores, armazenamento, bancos de dados e um conjunto amplo de serviços de aplicativos via Internet. Uma plataforma de serviços em nuvem, como a Amazon Web Services, é proprietária e faz a manutenção do hardware conectado à rede necessário para esses serviços de aplicativos, enquanto você provisiona e utiliza o que precisa por meio de um aplicativo web.

Tipos de computação em nuvem

 A computação em nuvem tem três tipos principais que são comumente chamados de Infraestrutura como Serviço (IaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Software como Serviço (SaaS). A seleção do tipo certo de computação em nuvem para suas necessidades pode ajudá-lo a encontrar o equilíbrio certo de controle e evitar trabalho pesado indiferenciado. Saiba mais sobre os diferentes tipos de computação em nuvem.

Adobe descontinua o pacote Creative Suite e investe em sistema na nuvem

 O famoso pacote de softwares Creative Suite, da Adobe, vai deixar de existir. A empresa anunciou que, a partir de agora, os usuários só poderão acessar os programas por meio de um sistema na nuvem, o Creative Cloud. Será necessário pagar um valor mensal de assinatura para ter acesso ao Photoshop, InDesign, Illustrator, entre outros softwares.

 Depois de quase uma década das famosas versões CS dos programas, a empresa agora implementa um novo modo de acessar os seus aplicativos. Curiosamente, apesar de ser chamado de um serviço na nuvem, a Creative Cloud, não funciona exatamente como um, pois os programas não rodam online e sim, são baixados para o computador.

Adobe Creative Cloud

 O Adobe Creative Cloud é um conjunto de aplicativos e serviços da Adobe Systems que oferece aos assinantes acesso a uma coleção de softwares usados ​​para design gráfico, edição de vídeo, desenvolvimento da Web, fotografia, além de um conjunto de aplicativos móveis e também alguns serviços de nuvem opcionais:

 É um serviço de nuvem que inclui armazenamento (20 GB de armazenamento em nuvem para pessoas físicas, 100 GB com a Creative Cloud para equipes), acesso a ferramentas da empresa e diversos outros recursos que permitem integração dos produtos para o uso dos clientes da Adobe.

 O serviço tem tudo que você precisa para criar com intuição e colaboração, ele fornece espaço de armazenamento para documentos e versões para desktop inteiramente novas de suas ferramentas e serviços de criação favoritos, além de acesso imediato a novos recursos e atualizações, e uma integração aos aplicativos Touch da empresa, que podem ser adquiridos separadamente. Além disso, todo o seu mundo de criação tem um painel central próprio, onde tudo é sincronizado e organizado para você.

Características e programas disponíveis

 Usando o Adobe Creative Cloud você tem acesso às principais ferramentas de criação da empresa como: Photoshop para edição e composição de imagens, Illustrator para ilustrações e gráficos vetoriais, InDesign para o desenho de páginas, layouts e publicação, Dreamweaver para criação de sites, design de aplicativos e codificação, Aftereffects para lidar com efeitos visuais cinematográficos e gráficos animados, Adobe Premiere Pro para produção e edição de vídeo e o Adobe Muse para desenho de sites sem codificação.



Comentários

Postagens mais visitadas