JOSILEIDE SILVA

Principais ameaças digitais  
Resultado de imagem para IMAGENS DE AMEAÇAS DIGITAIS

  
Cada vez mais os cibercriminosos tem se profissionalizado e buscado novas
Formas de atrair suas vítimas, seja via WhatsApp, mensagens de textos, e-mail ou download de arquivos maliciosos.

Ataques de Phishing

Este tipo de ataque se aproveita da falta de conhecimento e atenção de muitos usuários e tenta “pescar” informações confidenciais, como senhas e dados bancários.
Os hackers conseguem estas informações direcionando os usuários a sites com URLs falsas, onde eles criam uma réplica da página original. O redirecionamento pode ser feito quando os hackers conseguem envenenar o servidor DNS da empresa, fazendo com que ele direcione os acessos para qualquer IP desejado, ou através de e-mails com mensagens e formulários falsos.

A criptografia SSL foi desenvolvida para proteger a comunicação na internet e hoje é muito utilizada em diversos aplicativos e e-mails. Porém, quando mal implementada, este tipo de recurso se torna uma arma na mão de hackers, que se escondem no tráfego criptografado para capturar informações, pois sabem que a maioria das empresas não tem ferramentas adequadas para inspecioná-lo.

DDoS
O DDoS é uma derivação, de DoS (Denial of Service, ou Negação de Serviço, do português) um tipo de ataque malicioso que envolve apenas um atacante, que pode ser um único servidor ou computador controlado por um hacker. Um ataque do tipo DDoS é um ataque malicioso que tem como objetivo sobrecarregar um servidor ou um computador, esgotar seus recursos como memória e processamento e fazê-lo ficar indisponível para acesso de qualquer usuário a internet.
Eles são diferentes dos ataques tradicionais, em que hackers e agentes maliciosos infestam computadores com pragas virtuais para danificar arquivos. Os ataques DDoS são apenas para fins de sobrecarga, deixando servidores e sites lentos e indisponíveis para acesso.

 Se um site de uma rede varejista for atacado, por exemplo, as perdas nas vendas totais e no retorno de investimento em campanhas de marketing e reposição de produtos podem ser catastróficas.
Meios de prevenção e proteção
Resultado de imagem para IMAGENS DEPREVENÇAO  DIGITAL
Como se proteger contra ataques phishing?
A melhor forma de se proteger é evitando que esses spams e mensagens duvidosas sejam acessados, e, portanto, dentro de um ambiente corporativo a estratégia de proteção no perímetro é sempre muito importante, firewalls e anti-spams ajudarão nesse processo.
Não acesse sites através de links enviados por e-mails duvidosos
Caso o usuário fique em dúvida se o e-mail realmente pertence à instituição mencionada, a melhor solução é entrar em contato através de um número confiável para esclarecer o problema. Caso o comunicado seja real, é possível tomar as atitudes necessárias sem grandes riscos.
Não responda e-mails que pedem dados
Evitar respostas com dados pessoais como número de CPF e cartão de crédito. Promoções e recompensas duvidosas é o primeiro sinal de aviso para o perigo
Mantenha a saúde do computador em dia
Manter o sistema operacional e os aplicativos atualizados é uma forma de prevenir ataques. Desenvolvedores estão constantemente buscando falhas e fazendo correções para evitar que usuários mal-intencionados se aproveitem dessas vulnerabilidades.
A proteção contra phishing dentro de empresas

Empresas também devem zelar pela saúde de seus equipamentos e promover um ambiente seguro para funcionários. É uma prática aconselhável, se houver rotatividade no uso de equipamentos, que seja priorizado o uso do e-mail administrativo. Firewalls e anti-spams também são fundamentais nesse sentido.


Como se proteger de ataques DDoS?


Adquira sistemas de detecção de intrusos

Instale um sistema de detecção de intrusos. A maior parte deles conta com soluções para proteger seus sistemas em caso de ataques DDoS, como a verificação de conexão, que impede que certas solicitações cheguem até suas páginas e redes.Use um serviço de proteção remota de DDoS
Use um serviço de proteção remota de DDoS. Vários fornecedores oferecem o recurso e eles têm dispositivos de prevenção especificamente projetados para detectar e interromper ataques DDoS em curso.

as redes sociais:

Há várias maneiras de  se proteger nas redes sociais dos golpes de phishing e dos spams. Fique atento aos golpes, denuncie e evite que sua conta seja ferramenta para ações maliciosas. Veja como proteger sua conta, denunciar spams & tentativas de golpes e adotar ações caso sua conta tenha sido hackeada: no Facebook, no Twitter, no Instagram, no Youtube, no Snapchat.
Cheque os endereços dos sites. Sites maliciosos podem parecer idênticos a um site legítimo. Todavia, o endereço pode usar uma pequena variação na digitação ou no domínio.


Comentários

Postagens mais visitadas