Kelly Rodrigues

PRINCIPAIS PROBLEMAS NA PARTE FÍSICA E LÓGICA OCORRIDOS NA IMPLANTAÇÃO E INSTALAÇÃO DE REDE

Redes existem para interligar e simplificar o uso dos PCs e outros dispositivos.
A topologia física é a verdadeira aparência ou layout da rede, enquanto que a lógica descreve o fluxo dos dados através da rede. A topologia física representa como as redes estão conectadas (layout físico) e o meio de conexão dos dispositivos de redes (nós ou nodos).

Uma rede lógica é conceituada como uma abstração da Infraestrutura de rede física, com o objetivo de tornar mais simples a organização de atribuição de redes para hosts, máquinas virtuais e serviços em redes que podem estar ou não conectados entre si, apesar de pertencerem a uma mesma rede física.
Os problemas de rede podem estar relacionados a defeitos no hardware e de software.

  Há diversos possíveis motivos para que determinado ponto da rede não esteja se comunicando com o resto dos computadores. Encontrar o problema o mais rápido possível depende do conhecimento técnico e da estrutura da rede do responsável por ela. Mas independente disso, boa parte dos contratempos têm sua origem na parte física e, em casos que há uma configuração mal feita, no software.

Placa de rede com defeito ou queimada
   Descobrir se a placa de rede está queimada é fácil: com o computador ligado e o cabo de rede conectado corretamente, basta olhar para o hardware e ver se acendem algumas de suas luzes. Algumas vezes, porém, a placa continua com a aparência de que está ativa e não transmite nada. Em alguns casos, a peça também não é reconhecida pelo sistema operacional. Portanto, se a placa está conectada fisicamente, a estrutura da rede está funcional e os drivers instalados no sistema operacional, mas não acontece nenhum tipo de comunicação com os outros equipamentos, é porque o hardware está danificado e precisa ser substituído.

Cabo mal encaixado, oxidado ou com conector mal feito.

Um cabo mal encaixado na placa de rede ou no switch também pode deixar o equipamento fora da rede. Embora os conectores sejam desenhados para engatarem perfeitamente, às vezes, eles podem falhar por estarem com os contatos oxidados ou por causa de um conector malfeito.
Cabo rompido ou danificado.


Cabos danificados podem causar lentidão, ocasionando uma série de problemas, até chegar a um ponto em que o uso da rede se torna impraticável. Isso ocorre porque os equipamentos enviam informações fazendo uso de checagem de erros e, com isso, sempre que um dado chega ao destino e são detectados erros, ele é mandado novamente. E isso se repete até que mensagem chegue completa ao outro lado.

Testadores podem checar onde o cabo de rede rompeu.

Switch queimado ou com porta queimada

Mesmo com os atuais nobreaks, problemas com descarga elétrica podem danificar apenas algumas portas e, mas, algumas vezes, o Switch também pode sofrer problemas. Primeiro, é preciso checar se o equipamento está funcionando normalmente. Para isso, o usuário deve checar o painel físico do aparelho ou acessá-lo através de um navegador, se houver esse tipo de recurso.
Se o Switch estiver queimado, a constatação é simples: nenhuma das luzes de indicação estará acessas. Mas se a peça estiver ligada e com um comportamento suspeito - como, por exemplo, quando mesmo com as luzes das portas acesa, vários computadores não se conectam a rede -, isso significa que ele pode estar bastante comprometido. A solução mais rápida nos dois casos é substituir o switch por um novo.
Se apenas a porta por onde o computador problemático está conectado fisicamente estiver desativada, pode ser uma indicação de que ela pode esta queimada. Para resolver a situação, basta pegar o cabo nela conectado e inseri-lo em uma saída que esteja funcionando. Entretanto, como o comprometimento de algumas portas pode prejudicar a operação total do aparelho depois de certo tempo, é recomendável a substituição do switch o mais breve possível.

Rede sem fio que não alcança um determinado local
As redes sem fio são práticas e simples de usar, mas, por causa do meio físico e das frequências que utilizam, estão sujeitas a todo tipo de interferências. Por isso, se a rede wireless não alcança um determinado local que está dentro da área mínima de alcance dela, você precisa procurar por barreiras físicas que podem estar diminuindo a intensidade do sinal ou por equipamentos que talvez esteja fazendo o roteador falhar em alguns momentos.

Alguns equipamentos eletrônicos causam interferência nas redes WI-FI (Foto: Reprodução/Linksys)
No caso de empecilhos físicos, a melhor medida é a localização do Access Point da rede ou adicionar repetidores antes das barreiras. Para resolver o problema dos equipamentos que causam interferência, o ideal é colocá-los o mais longe possível dos dispositivos de rede.
Software
Se seu problema não é nenhum dos citados anteriormente, a complicação pode estar relacionada ao software. Por exemplo, se a rede está fisicamente funcional e configurada no sistema operacional e, ainda assim, não é possível acessar os arquivos que estão na rede, pode ser que seu computador esteja configurado com um grupo de trabalho diferente do restante dos equipamentos.
Para mudar isso no Windows sete, basta clicar com o botão direito no ícone do "Meu Computador" e escolher  a opção “Propriedades” no menu que aparece. Na janela que abrir clique em “Configurações avançadas do sistema” e, na tela seguinte, clique na aba “Nome do computador”. Em seguida, vá em “Alterar…”. Então, digite o nome do grupo no campo “Grupo de trabalho" e confirme.
Mudando o grupo de trabalho no Windows sete.
Em redes em que os computadores usam configuração automática e não conseguem se conectar, isso pode indicar que o servidor DHCP (que fornece essa configuração) está fora do alcance, por algum motivo. Nesse caso, basta ativar novamente o servidor que tudo volta a funcionar.

Adaptador de rede com configuração automática via DHCP(Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

REFERENCIAS


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