Principais ameaças digitais e meios de prevenção e proteção

Elessandra M.Leão


Prevenção e proteção



Não vacile, seja prudente e se proteja
É crescente a importância da internet e dos dispositivos conectados nas nossas vidas. 
Isso certamente aumenta os riscos. 
Mas não é motivo para não se conectar.
 Repense seus hábitos, adote medidas preventivas e se defenda de golpes virtuais.

Pense antes de agir

sempre desconfie de promoções ou ofertas que pareçam tão boas para ser verdade. Não clique e evite fornecer informações pessoais.

Mantenha seus programas e aplicativos sempre atualizados

Esteja seguro de que as versões que estão rodando no seu computador, smartphone outablet são as mais atualizadas. Não esqueça de checar se o navegador, o sistema operacional e os programas de segurança (antivírus, firewall) estão atualizados.
 Isso garante que você tenha as melhores defesas contra programas maliciosos e ameaças online.

Proteja todos os dispositivos conectados à internet
Garanta que todos os seus dispositivos que se conectam com a internet (seja por meio de cabo, wireless, bluetooth) estejam protegidos. 
Não somente computadores podem ser infectados ou ser alvo de ataques. Tablets, smartphones, redes de wifis, consoles de jogos, relógios inteligentes, etc. também podem ser atacados.

Na dúvida, não clique

Se você tiver dúvidas em relação a links que recebe por e-mails, no Facebook, em sites e banners de propaganda online não clique. 
Podem ser uma armadilha criada por criminosos cibernéticos para roubar informações ou infectar seus dispositivos.
 Mesmo que conheça a fonte, se o arquivo, link, email ou mensagem parecerem suspeitos, apague-os sem abrir e informe o seu contato sobre o ocorrido (a conta dele pode ter sido hackeada).
Email protegido
A maioria dos provedores de email tem filtros para spam. Cheque no seu email para ver se o filtro está ativo (e não deixe de dar uma olhada com frequência para ver se algum email importante caiu por engano no filtro de spam como lixo eletrônico).

Reporte spams

Tanto os provedores de redes sociais como os de email oferecem meios para que você marque um email, uma mensagem ou um perfil como spam ou reporte irregularidades.

Ajude-os denunciando e evite que essas mensagens sigam chegando à sua caixa de entrada.

Nas redes sociais

Há várias maneiras de você se proteger nas redes sociais dos golpes de phishing e dos spams. Fique atento aos golpes, denuncie e evite que sua conta seja ferramenta para ações maliciosas. Veja como proteger sua conta, denunciar spams & tentativas de golpes e adotar ações caso sua conta tenha sido hackeada: no Facebook, no Twitter, no Instagram, no Youtube, no Snapchat.

Cheque os endereços dos sites

Sites maliciosos podem parecer idênticos a um site legítimo. Todavia, o endereço pode usar uma pequena variação na digitação ou no domínio (.com.br para .com). O ideal é que você sempre cheque o endereço antes de clicar no site. Na dúvida, não clique e digite manualmente o site que você está habituado a usar.

Cheque a procedência dos e-mails

Se você recebeu um email com um título importante mas que pareça um golpe, não use as informações ou os links contidos nesse email. Tente checar sua veracidade diretamente com a empresa ou organização supostamente responsável pela mensagem.


Sempre que abrimos um navegador de sites seja no computador ou no celular, estamos abertos a um mundo de possibilidades, um mundo maravilhoso de aprendizado e um mundo de informações importantes quase que de forma ilimitada.
Porém se for mostrado o outro lado da moeda, da realidade digital, temos aquele mundo de sujeira, vírus, espionagem, informações fúteis e toneladas de lixo digital na Internet.



Ameaças digitais



A melhor forma do seu computador contrair um vírus, é se conectando a internet ou fazendo download de arquivos, que por sua vez pode esconder um software malicioso que tem como objetivo destruir algo que funcione no nosso computador, causar desconforto para o usuário, “brincar” com as funcionalidades básicas do computador ou roubar informações que o usuário digita para mais tarde o Hacker chapéu preto ou Craker (profissionais em causar estragos no computador) usar as informações para chantagem, constrangimento ou tentar roubar o dinheiro da pessoa.
Existe uma gama infinita de tipos de vírus digitais, entre elas os mais conhecidos são:

Stealth
Polimórfico
Script
Hoax:
Boot:
Backdoor:
Malware
Phishing
Adware
Macro

Cada um desses programas maliciosos tende a ser muito perigoso ao usuário pois deixa em risco sua segurança e suas informações pessoais.
Além de ser prejudicial ao próprio computador em si que pode de pouco em pouco estar acabando com arquivos nativos do Sistema Operacional para um dia faze-lo parar de funcionar ou fazer com que o usuário formate a máquina para ter que instalar novamente tudo.
Algumas formas de proteção para não ser escravo dessas ameaças digitais é sempre deixar o computador protegido com um bom software firewall e escanear o computador com frequência com um bom software antivírus.
Existem muitas variações de antivírus e firewall disponíveis no mercado e até alguns freewares (gratuitos).
Outra maneira para minimizar a ação de vírus no computador é não baixar arquivos de sites desconhecidos pelo usuário, não clicar em links que chegam por e-mail que você não conheça a fonte, e não entrar em sites cujo conteúdo seja de baixo nível.
Com essas precauções você tende a ter um computador limpo de ameaças e seguro para se conectar à internet e fazer bom uso de toda sua parte boa e clara que ela nos fornece.




Comentários

Postagens mais visitadas