Douglas Alexandre
 As principais ameaças digitais e como se proteger.



A internet vem crescendo muito ultimamente, mas com esse grande avanço também surge muitos perigos e ameaças que a rodam como o cibercrime que ganha força a cada ano como uma das modalidades de crimes que mais podem trazer prejuízos tanto a indivíduos quanto para empresas. Confira as principais ameaças que a internet possui e quais maneiras deve-se usar para se proteger.

Phishing

 É uma maneira desonesta que cyber criminosos usam para enganar você a revelar informações pessoais, como senhas ou cartão de crédito, CPF e número de contas bancárias. Eles fazem isso enviando e-mails falsos ou direcionando você a websites falsos. Por se tratar de roubo de dados  você deverá ter muito cuidado antes de digitar seu nome, endereço, cartão de crédito e outras informações em páginas da internet e aplicativos. Verifique com antecedência se a página possui uma conexão segura, se o domínio está registrado por uma empresa ou pessoa confiável com CNPJ ou CPF, bem como se a informação que te levou até o endereço é realmente verdadeira.
Fake news
Se trata da divulgação de notícias falsas, conhecidas como fake news, pode interferir negativamente em vários setores da sociedade, como política, saúde e segurança.É muito comum receber fake news em mensagens no WhatsApp e nos feeds de notícias do Facebook e do Twitter. Elas podem ser usadas para aplicar golpes, espalhar vírus, espalhar dúvidas infundadas sobre doenças, influenciar opiniões e até manipular várias opiniões. Por isso ao receber uma mensagem com uma suposta notícia, procure conferir a veracidade da informação em agências de checagem ou em grandes portais de notícias antes de clicar em seus links.Desconfie de qualquer mensagem oferecendo, por exemplo, pacote de viagens, ingressos, entradas para jogos  promoções etc. E por isso entre sempre em contato com a loja ou procure por seus registros antes de tomar qualquer decisão.

Ataques de vírus

Na área de informática, um vírus de computador é um software malicioso que é desenvolvido por programadores geralmente inescrupulosos. O programa infecta o sistema, faz cópias de si e tenta se espalhar para outros computadores e dispositivos de informática. Outra ameaça semelhante a do vírus é o Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e não necessita ser explicitamente executado para se propagar.  Para proteger seu computador e sua família é apenas instalar um software de segurança de computadores confiável, capaz de verificar seu sistema ativamente, livrando-se assim de qualquer ameaça que envolvera seu dispositivo de qualquer vírus.

Bots e Trojans

Ele são softwares projetados com intenções danosas que atacam dispositivos com a instrução infectar ou invadir computadores alheios para, em seguida, danificar seus componentes de hardware ou software, através da exclusão de arquivos, alterando o funcionamento da máquina ou até mesmo deixando o computador vulnerável a outros tipos de ataques. Porém existem os que visam os dados do usuário, com a captura de informações sigilosas como senhas e números de cartões de créditos entre outros. O seu processo para se defender contra este tipo de ameaça que é do mesmo tipo de um vírus é também baixando programas de software que são capazes de combater esse tipo de problema rapidamente.




Comentários

Postagens mais visitadas