Por: Margareth S. Silva.

PRINCIPAIS AMEAÇAS DIGITAIS


Os ataques a computadores são ações praticadas por softwares projetados com intenções danosas. As consequências são bastante variadas, algumas têm como instrução infectar ou invadir computadores alheios para, em seguida, danificar seus componentes de hardware ou software, através da exclusão de arquivos, alterando o funcionamento da máquina ou até mesmo deixando o computador vulnerável a outros tipos de ataques.
Porém existem os que visam os dados do usuário, com a captura de informações sigilosas (senhas e números de cartões de créditos entre outros), além da captura de informações de caráter íntimo.

PRINCIPAIS AMEAÇAS A UMA REDE DE COMPUTADORES


Malware, Probing, Vírus, Backdoors, Worms, Spywares, Buffer, Overflow, Exploits, Password Crackers, Denial of Services, Spoofing Mail Bomb, Phreaking, Smurf, Sniffing, Scamming, Teclado virtual falso, Key Loggers, Mouse Loggers, DNS Poisoning, BHOs,  Clonagem de URLs, Scanning de memória/DLL Injection, SQL Injection, Spam e Phishing, Bots e Botnets, Boatos (hoaxes), Associação Maliciosa (Access Point Spoofing).

MEIOS DE PREVENÇÃO E PROTEÇÃO


 Cuidado com o que você posta:
Lembre-se que, depois de postadas, as coisas podem não desaparecer nem quando você as deleta. Somente poste atualizações e fotos que você não vai se importar em compartilhar com estranhos.

2. Atenção às marcações
Mantenha sob controle as suas tags e menções do seu perfil. Estar marcado em um post pode parecer inofensivo, mas pode também diminuir a sua privacidade.

3. Quem pode ver seus posts?
Certifique-se de que seus posts podem ser vistos apenas pelo seu público-alvo. Se seus amigos na rede têm configurações menos restritivas do que as suas, é possível que seus posts estejam disponíveis a um público mais amplo.

4. Não clique!
Não temos como saber quem são os cibercriminosos apenas pelo nome ou pela foto que eles colocam nas redes sociais. Por isso, nunca clique em um link que alguém que você não conhece te enviou, especialmente se a própria pessoa que mandou parece suspeita.

5. Adote a autenticação em dois passos
Use a autenticação de dois passos no Facebook, bem como em qualquer outra conta de mídia social que você tenha, e ative quaisquer outras medidas de segurança que você tenha acesso.

6. Configure a sua conta
A decisão de que tipo de informação pode ser compartilhada e que tipo de informação deve permanecer privada cabe a cada um. Verifique as políticas de privacidade e ajuste as configurações para o seu nível de conforto.

7. Confira sua segurança
Você pode usar softwares de busca de configurações de privacidade para verificar a privacidade atual em diferentes redes sociais para assegurar que a sua informação permanece privada.

8. Denuncie spammers
Reporte e bloqueie quem envia spams para você com frequência, isso pode ajudar a sanear sua linha do tempo. Notificar o Twitter ou o Facebook também é importante para que as redes possam bloquear essas contas em definitivo.

9. Fique atento ao remetente das mensagens
Todos estão vulneráveis às ameaças online e, do mesmo jeito que você, seus amigos também podem ser afetados e enviar mensagens infecciosas sem intenção. Sempre verifique com seus contatos sobre qualquer link enviado para você, de preferência, usando algum outro método de comunicação.

10. Cuidado com os amigos
Uma das máximas da vida fora das redes também deve valer online. Quem é seu amigo de verdade? Tenha cuidado com quem você aceita como amigo nas redes sociais. Os ladrões de identidade, muitas vezes, criam perfis falsos para roubar suas informações pessoais.

REFERÊNCIA

https://www.noticiasaominuto.com.br/tech/467868/as-principais-ameacas-digitais-no-brasil-em-2017
http://bloginformaticamicrocamp.com.br/computadores/ameacas-digitais/
https://saudebusiness.com/ti-e-inovacao/protiviti-divulga-relatorio-sobre-ameacas-digitais-e-alerta-organizacoes-ainda-estao-vulneraveis-ciberataques/

Comentários

Postagens mais visitadas