Principais problemas física e lógica ocorridos na implantação e instalação de rede
Ediana Souza
Principais
problemas na parte física e lógica ocasionados na hora da implantação e
instalação em rede.
Há diversos possíveis
motivos para que determinado ponto da rede não esteja se comunicando com o
resto dos computadores. Encontrar o problema o mais rápido possível depende do
conhecimento técnico e da estrutura da rede do responsável por ela. Mas
independente disso, boa parte dos contratempos têm sua origem na parte física
e, em casos que há uma configuração mal feita, no software.
Placa
de rede com defeito ou queimada
Descobrir se a placa de rede
está queimada é fácil: com o computador ligado e o cabo de rede conectado
corretamente, basta olhar para o hardware e ver se acendem algumas de suas
luzes. Algumas vezes, porém, a placa continua com a aparência de que está ativa
e não transmite nada. Em alguns casos, a peça também não é reconhecida pelo
sistema operacional.
se a placa está conectada
fisicamente, a estrutura da rede está funcional e os drivers instalados no
sistema operacional, mas não acontece nenhum tipo de comunicação com os outros
equipamentos, é porque o hardware está danificado e precisa ser substituído. Confirmada
a condição, basta trocar a peça para resolver a situação.
Cabo
mal encaixado, oxidado ou com conector mal feito
Um cabo mal encaixado na
placa de rede ou no switch também pode deixar o equipamento fora da rede.
Embora os conectores sejam desenhados para engatarem perfeitamente, às vezes,
eles podem falhar por estarem com os contatos oxidados ou por causa de um
conector mal-feito. Na pior das hipóteses, a peça pode até mesmo estar mal ou
totalmente desencaixado em uma das pontas (no computador ou no switch).
Portanto, se a placa está
conectada fisicamente, a estrutura da rede está funcional e os drivers
instalados no sistema operacional, mas não acontece nenhum tipo de comunicação
com os outros equipamentos, é porque o hardware está danificado e precisa ser
substituído. Confirmada a condição, basta trocar a peça para resolver a
situação.
Depois de verificar, retire
o conector e dê uma olhada se os contatos estão oxidados ou se os fios do cabo
de rede estão mal posicionados. Se uma das possibilidades acima for confirmada,
é preciso cortar e encaixar um novo conector, o que deve ser feito por uma
pessoa com a ferramenta adequada e conhecimento no assunto.
Cabo
rompido ou danificado
Cabos danificados podem
causar lentidão, ocasionando uma série de problemas, até chegar a um ponto em
que o uso da rede se torna impraticável. Isso ocorre porque os equipamentos
enviam informações fazendo uso de checagem de erros e, com isso, sempre que um
dado chega ao destino e são detectados erros, ele é mandado novamente. E isso
se repete até que mensagem chegue completa ao outro lado.
Dependendo do tamanho da rede e da forma como ela foi
estruturada, essa pode ser a situação mais complicada, embora bem mais fácil
para descobrir. Usando testadores de cabos nas duas pontas é possível confirmar
se um determinado fio está rompido ou apenas comprometido.
Switch
queimado ou com porta queimada
Mesmo com os atuais
no-breaks, problemas com descarga elétrica podem danificar apenas algumas
portas e, mas, algumas vezes, o Switch também pode sofrer problemas. Primeiro,
é preciso checar se o equipamento está funcionando normalmente. Para isso, o
usuário deve checar o painel físico do aparelho ou acessá-lo através de um
navegador, se houver esse tipo de recurso.
Se o Switch estiver
queimado, a constatação é simples: nenhuma das luzes de indicação estarão
acessas. Mas se a peça estiver ligada e com um comportamento suspeito - como
por exemplo, quando mesmo com as luzes das portas acesa, vários computadores não
se conectam à rede -, isso significa que ele pode estar bastante comprometido.
A solução mais rápida nos dois casos, é substituir o switch por um novo.
Rede
sem fio que não alcança um determinado local
As redes sem fio são
práticas e simples de usar, mas, por causa do meio físico e das frequências que
utilizam, estão sujeitas a todo tipo de interferências. Por isso, se a rede
wireless não alcança um determinado local que está dentro da área mínima de
alcance dela, você precisa procurar por barreiras físicas que podem estar
diminuindo a intensidade do sinal ou por equipamentos que talvez esteja,
fazendo o roteador falhar em alguns momentos.
O ideal é ir aos locais
próximos e fazer uma busca por itens que se enquadrem como barreiras ou
possíveis fontes de interferência.
Barreiras físicas podem ser
paredes muito densas, aquários ou qualquer outro item que consiga distorcer ou
diminuir a intensidade do sinal. Dispositivos elétricos como telefones sem
fio, forno de micro-ondas ou qualquer outro aparelho que façam
transmissões em frequências usadas pelos dispositivos de rede Wi-Fi podem ser
fontes de interferência.
No caso de empecilhos
físicos, a melhor medida é a localização do Access Point da rede ou adicionar
repetidores antes das barreiras. Para resolver o problema dos equipamentos que
causam interferência, o ideal é colocá-los o mais longe possível dos
dispositivos de rede.
Software
Se seu problema não é nenhum
dos citados anteriormente, a complicação pode estar relacionada ao software.
Por exemplo, se a rede está fisicamente funcional e configurada no sistema
operacional e, ainda assim, não é possível acessar os arquivos que estão na
rede, pode ser que seu computador esteja configurado com um grupo de trabalho
diferente do restante dos equipamentos.
Para mudar isso no Windows
7, basta clicar com o botão direito no ícone do "Meu Computador" e
escolher a opção “Propriedades” no menu que aparece. Na janela que abrir,
clique em “Configurações avançadas do sistema” e, na tela seguinte, clique na
aba “Nome do computador”. Em seguida, vá em “Alterar…”.Então, digite o nome do
grupo no campo “Grupo de trabalho" e confirme.
Em redes em que os
computadores usam configuração automática e não conseguem se conectar, isso
pode indicar que o servidor DHCP (que fornece essa configuração) está fora do
alcance, por algum motivo. Nesse caso, basta ativar novamente o servidor que
tudo volta a funcionar.
As possibilidades citadas
acima podem ocorrer individualmente ou
em conjunto, e isso por confundir e complicar um pouco o diagnóstico. Para
simplificar a busca dos problemas, o ideal é eliminar a maior parte das
possibilidades, começando pelo óbvio e indo para o mais improvável. Se o
responsável pela rede souber de eventos incomuns (descargas elétricas, obras em
um ponto onde passam os cabos ou outros acontecimentos que poderiam danificar a
estrutura da rede), ele pode facilmente pular algumas etapas e chegar mais
rápido à causa do problema.
Referencia:
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