UML

Ediana Souza




Conceito de UML
Método
A UML não é um método é uma linguagem de modelagem designada para especificar, visualizar, construir e documentar um sistema. A linguagem de modelagem é a notação que o método utiliza para expressar projetos enquanto que o processo indica quais passos seguir para desenvolver um projeto.
A especificação da UML consiste de duas partes:
Semântica - especifica a sintaxe abstrata e a semântica dos conceitos de modelagem estática e dinâmica de objetos;
Notação – especifica a notação gráfica para a representação visual da semântica.
A UML suporta o desenvolvimento iterativo e incremental. Desenvolvimento iterativo e incremental é o processo de desenvolvimento de sistemas em pequenos passos. Uma iteração é um laço de desenvolvimento que resulta na liberação de um subconjunto de produtos que evolui até o produto final percorrendo as seguintes atividades:
Análise de requisitos
Análise
Projeto
Implementação
Teste
O detalhamento de cada etapa destas atividades define o método de desenvolvimento de sistemas.
Análise de requisitos
Esta etapa se caracteriza pela definição do comportamento do sistema, ou seja, como o sistema age ou reage, descrevendo o relacionamento entre o ambiente e o sistema. Deve ser uma definição de necessidades do usuário e não uma proposta de solução. O usuário deve indicar os requisitos prioritários para o sistema.
O grupo de análise deve identificar as necessidades do usuário. Decisões do projeto impostas não são características essenciais do domínio do problema.
A análise de requisitos compõe-se dos seguintes diagramas:
Diagrama de caso de uso;
Diagrama de sequência;
Diagrama de colaboração;
Para realizar a análise de requisitos, primeiramente deve-se:
Identificar objetivo e características do sistema;
Identificar os requisitos essenciais;
Descrever as necessidades do usuário;
Elaborar diagrama de caso de uso;
Elaborar diagrama de sequência;
Elaborar diagrama de colaboração
Conceitos
UML é uma linguagem visual para especificação (modelagem) de sistemas orientados a objeto. A UML privilegia a descrição de um sistema seguindo três perspectivas:
Os diagramas de classes - (Dados estruturais);
Os diagramas de casos de uso (Operações funcionais);
Os diagramas de sequência, atividades e transição de Estados (Eventos temporais).
Os casos de uso de um projeto de software são descritos na linguagem UML através de Diagramas de Casos de Uso (Use Case). Diagrama de "Use Case": É um diagrama usado para se identificar como o sistema se comporta em várias situações que podem ocorrer durante sua operação. Descrevem o sistema, seu ambiente e a relação entre os dois. Os componentes deste diagrama são os atores, os "Use Case" e os relacionamentos. Casos de uso e Relacionamentos. Ainda podem-se usar os primitivos Pacotes e Notas.
Ator: Representa qualquer entidade que interage com o sistema durante sua execução essa interação se dá através de comunicações (troca de mensagens). Um ator pode ser uma pessoa (usuário, secretaria, aluno...), um dispositivo (impressora, máquina...), hardware (placa de modem, scanner...), softwares (sistema de bd, aplicativos...), etc.
Algumas de suas características são descritas abaixo:
Ator não é parte do sistema. Representa os papéis que o usuário do sistema pode desempenhar.
Ator pode interagir ativamente com o sistema.
Ator pode ser um receptor passivo de informação.
Ator pode representar um ser humano, uma máquina ou outro sistema.
Representação:

OBS: Atores representam, na verdade, papeis desempenhados por pessoas, dispositivos ou outros quando interagem com o sistema. Um ator cujo identificador seja ALUNO não representa um aluno, mais sim um aluno qualquer, uma pessoa que esteja interagindo com o sistema na qualidade de aluno.
Use Case: Como foi exemplificado acima, é uma sequência de ações que o sistema executa e produz um resultado de valor para o ator. Modela o dialogo entre os atores e o sistema; é um fluxo de eventos completos. Algumas de suas características são descritas abaixo:
Um "Use Case" modela o diálogo entre atores e o sistema.
Um "Use Case" é iniciado por um ator para invocar uma funcionalidade do sistema.
Um "Use Case" é fluxo de eventos completo e consistente.
O conjunto de todos os "Use Case" representa todas as situações possíveis de utilização do sistema.
Referencia:



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