UML
Ediana Souza
Conceito
de UML
Método
A UML não é um método é uma
linguagem de modelagem designada para especificar, visualizar, construir e
documentar um sistema. A linguagem de modelagem é a notação que o método
utiliza para expressar projetos enquanto que o processo indica quais passos seguir
para desenvolver um projeto.
A especificação da UML
consiste de duas partes:
Semântica - especifica a
sintaxe abstrata e a semântica dos conceitos de modelagem estática e dinâmica
de objetos;
Notação – especifica a notação
gráfica para a representação visual da semântica.
A UML suporta o
desenvolvimento iterativo e incremental. Desenvolvimento iterativo e
incremental é o processo de desenvolvimento de sistemas em pequenos passos. Uma
iteração é um laço de desenvolvimento que resulta na liberação de um
subconjunto de produtos que evolui até o produto final percorrendo as seguintes
atividades:
Análise
de requisitos
Análise
Projeto
Implementação
Teste
O detalhamento de cada etapa
destas atividades define o método de desenvolvimento de sistemas.
Análise de
requisitos
Esta etapa se caracteriza
pela definição do comportamento do sistema, ou seja, como o sistema age ou
reage, descrevendo o relacionamento entre o ambiente e o sistema. Deve ser uma
definição de necessidades do usuário e não uma proposta de solução. O usuário
deve indicar os requisitos prioritários para o sistema.
O grupo de análise deve
identificar as necessidades do usuário. Decisões do projeto impostas não são
características essenciais do domínio do problema.
A
análise de requisitos compõe-se dos seguintes diagramas:
Diagrama
de caso de uso;
Diagrama
de sequência;
Diagrama
de colaboração;
Para
realizar a análise de requisitos, primeiramente deve-se:
Identificar
objetivo e características do sistema;
Identificar
os requisitos essenciais;
Descrever
as necessidades do usuário;
Elaborar
diagrama de caso de uso;
Elaborar
diagrama de sequência;
Elaborar
diagrama de colaboração
Conceitos
UML é uma linguagem visual
para especificação (modelagem) de sistemas orientados a objeto. A UML
privilegia a descrição de um sistema seguindo três perspectivas:
Os
diagramas de classes - (Dados estruturais);
Os
diagramas de casos de uso (Operações funcionais);
Os
diagramas de sequência, atividades e transição de Estados (Eventos temporais).
Os casos de uso de um
projeto de software são descritos na linguagem UML através de Diagramas de
Casos de Uso (Use Case). Diagrama de "Use Case": É um diagrama usado
para se identificar como o sistema se comporta em várias situações que podem
ocorrer durante sua operação. Descrevem o sistema, seu ambiente e a relação
entre os dois. Os componentes deste diagrama são os atores, os "Use
Case" e os relacionamentos. Casos de uso e Relacionamentos. Ainda podem-se
usar os primitivos Pacotes e Notas.
Ator:
Representa qualquer entidade que interage com o sistema durante sua execução
essa interação se dá através de comunicações (troca de mensagens). Um ator pode
ser uma pessoa (usuário, secretaria, aluno...), um dispositivo (impressora,
máquina...), hardware (placa de modem, scanner...), softwares (sistema de bd,
aplicativos...), etc.
Algumas
de suas características são descritas abaixo:
Ator não é parte do sistema.
Representa os papéis que o usuário do sistema pode desempenhar.
Ator
pode interagir ativamente com o sistema.
Ator
pode ser um receptor passivo de informação.
Ator
pode representar um ser humano, uma máquina ou outro sistema.
Representação:
OBS:
Atores representam, na verdade, papeis desempenhados por pessoas, dispositivos
ou outros quando interagem com o sistema. Um ator cujo identificador seja ALUNO
não representa um aluno, mais sim um aluno qualquer, uma pessoa que esteja
interagindo com o sistema na qualidade de aluno.
Use
Case: Como foi exemplificado acima, é uma sequência de ações
que o sistema executa e produz um resultado de valor para o ator. Modela o
dialogo entre os atores e o sistema; é um fluxo de eventos completos. Algumas
de suas características são descritas abaixo:
Um
"Use Case" modela o diálogo entre atores e o sistema.
Um
"Use Case" é iniciado por um ator para invocar uma funcionalidade do
sistema.
Um
"Use Case" é fluxo de eventos completo e consistente.
O conjunto de todos os
"Use Case" representa todas as situações possíveis de utilização do
sistema.
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