Sistema Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD)

Kelly
Ediana




SISTEMAS GERENCIADORES DE BANCOS DE DADOS (SGBD)

Para gerenciar bases de dados, existem softwares especializados conhecidos como Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD). O objetivo global desses sistemas é manter as informações e torná-las disponíveis quando solicitadas.
Em suma, um SGBD é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de bases de dados. O principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, manipulação e organização dos dados. O SGBD disponibiliza uma interface para que os seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados. Em bancos de dados relacionais a interface é constituída pelas APIs ou drivers do SGBD, que executam comandos na linguagem SQL.

Os principais 
1 – Oracle. 
2 – MySQL. 
3 – SQL Server. ...
4 – MongoDB. ...
5 – PostgreSQL.

MySQL
É um banco de dados que tem o foco em sistemas online. Pertence a Oracle, foi lançado em 1996 e está na versão 5, esta versão foi lançada em fevereiro de 2016. O seu grande diferencial é ser um sistema Open Source. (Gerenciador de Banco de Dados) relacional, que utiliza a linguagem SQL (Structured Query Language, ou traduzindo, Linguagem de Consulta Estruturada). MySQL também é multiusuário e multi tarefas.
É conhecido por ser de fácil utilização, e usado por empresas que trabalham com grandes volumes de dados,  como grandes empresas de renome. Possui uma interface extremamente simples e é compatível com grande parte dos sistemas operacionais. Características que fazem o MySQL ser tão utilizado atualmente e estar em constante crescimento.
            Desenvolvido em C e C++, isso faz com que seja extremamente fácil sua acessibilidade entre os diversos sistemas operacionais,  plataformas e compiladores. Possui também módulos de interface para múltiplas linguagens, tais como Delphi, Java, Python, PHP, ASP, Ruby e entre outras linguagens mais.
3 – SQL Server
            Este é um banco de dados muito utilizado no mercado, mas devido ao fato de hoje ele suportar linguagens do pacote. NET, além-a da sua linguagem principal o T-SQL, não é tão valorizado quanto o Oracle.NET não é um diferencial você ser um profundo conhecedor de SQL Server, afinal ele suporta a linguagem que você já conhece, saber Oracle é sim um diferencial, isso porque muitas empresas apesar de terem o pacote .
O SQL Server é um serviço pago. Lançado em 1988, o software pertence à Microsoft e, justamente por esse motivo, ele só roda em sistemas operacionais Windows.
Por meio de uma organização de dados em formato de tabela, o SQL Server é muito usado em sites que precisam realizar cadastros e em sistemas de lojas virtuais, nos quais se armazenam informações de produtos, preços marcas, clientes e por aí vai. Entre gigantes que utilizam o software, podemos citar Vivo, Itaú, Amil, Samsung. Mas o SQL Server pode ir além da web, uma vez que ele também é ótimo para criar um banco de dados em sistemas estruturados fora do mundo online. Ao adotar o SQL Server, a instituição financeira, responsável por acompanhar e gerar relatórios para mais de 150 bancos, conseguiu aumentar a velocidade das consultas de dados críticos em 30%. Isso ajuda a aumentar, também, a entrega de relatórios de riscos do mercado.
Tecnicamente falando, ao contrário do MySQL, o sistema de gerenciamento de banco de dados da Microsoft  não se mostra difícil na hora de inserir ou deletar datas. Quanto à segurança, o SQL Server também sai na frente por possuir uma camada de proteção a mais, a Baseline Security Analyzer, que ajuda os usuários a garantir uma instalação e atualização segura.








Referencia:
www.tecnologia/qual-a-diferença-entre-mysql-e-sql-server


Comentários

Postagens mais visitadas