UML e seus Diagramas


Douglas Alexandre Xavier dos Santos

UML


A UML (Unified Modeling Language) é uma ferramenta que nos auxilia na modelagem de sistemas. É importante ressaltar que ela não é um processo de desenvolvimento, ou seja, não se trata de uma metodologia, o que significa que ela não informa o que se deve fazer primeiro e em seguida como projetar o seu sistema. Ela serve de apoio para o para o processo de desenvolvimento de software, auxiliando a visualizar o desenho e a comunicação entre objetos do sistema sendo modelado. Em outras palavras, a UML é uma linguagem para visualizar, especificar, construir e documentar os artefatos de um sistema de software, a modelagem de software consiste na atividade de construção de modelos que expliquem as características ou o comportamento de um software ou sistema. A UML permite que os desenvolvedores visualizem o produto de seu trabalho através de diagramas padronizados.
Diagramas

O UML possui diagramas divididos em duas grandes categorias: Estruturais (7 diagramas) e Comportamentais (7 diagramas). Sete tipos de diagramas representam informações estruturais, e os outros sete representam tipos gerais de comportamento, incluindo quatro em uma subcategoria que representam diferentes aspectos de interação.

Diagramas Estruturais: utilizados para visualizar, especificar, construir e documentar os aspectos estáticos de um sistema.

Diagrama de classes: O Diagrama de Classes é utilizado para fazer a representação de estruturas de classes de negócio, interfaces e outros sistemas e classes de controle.

Diagrama de objetos: O diagrama de objetos representa os objetos de um diagrama de classes em um determinado instante de tempo, representando suas instâncias e seus relacionamentos, conforme definidos no diagrama de classes.

Diagramas de componentes: Este diagrama mostra os artefatos de que os componentes são feitos, como arquivos de código fonte, bibliotecas de programação ou tabelas de bancos de dados.

Diagramas de implementação ou instalação: O diagrama de utilização, também denominado diagrama de implantação, consiste na organização do conjunto de elementos de um sistema para a sua execução.

Diagramas de pacotes: Tem o objetivo de transformar as classes em pacotes. O critério para definir os pacotes é subjetivo e depende da visão e das necessidades do projetista. Este deve definir uma certa semântica e colocar os elementos similares e que tendem a serem modificados em conjunto num mesmo pacote. Como também, pode-se usar os pacotes para mostrar a arquitetura do sistema.

Diagrama de estrutura composta: O Diagrama de Estrutura Composta é utilizado para modelar Colaborações. Uma colaboração descreve uma visão de um conjunto de entidades cooperativas interpretadas por instâncias que cooperam entre si para executar uma função específica.

Diagrama de perfil: destina-se a criar uma visão ou customização de um metamodelo existente com construções específicas para um determinado domínio do relacionamento entre classes para atender determinado domínio.

Diagrama comportamental: Utilizado para visualizar, especificar, construir e documentar aspectos dinâmicos de um devido sistema.

Diagrama de caso de uso: Um diagrama de caso de uso mostra um conjunto de casos de uso e atores e seus relacionamentos.

Diagrama de sequência: Um diagrama de sequência é um diagrama de interação que da ênfase à ordenação temporal de mensagens.

Diagrama de colaboração: Um diagrama de comunicação é um diagrama de interação que da ênfase a organização estrutural dos objetos que enviam e recebem mensagens.

Diagrama de transição de estados: Um diagrama de estados mostra uma máquina de estados, que consiste de estados, transições, eventos e atividades. Use o diagrama de estados para ilustrar a visão dinâmica de um sistema. Esses diagramas são importantes principalmente para fazer a modelagem do comportamento de uma interface, classe ou colaboração.

Diagrama de atividade: diagrama de atividades mostra o fluxo de uma atividade para outro em um sistema. Uma atividade mostra um conjunto de atividades, o fluxo sequencial ou ramificado de uma atividade para outra e os objetos que realizam ou sofrem ações.


Referências:


Comentários

Postagens mais visitadas