UML e seus Diagramas
Douglas Alexandre Xavier dos Santos
UML
A UML (Unified Modeling
Language) é uma ferramenta que nos auxilia na modelagem de sistemas. É
importante ressaltar que ela não é um processo de desenvolvimento, ou seja, não
se trata de uma metodologia, o que significa que ela não informa o que se deve
fazer primeiro e em seguida como projetar o seu sistema. Ela serve de apoio
para o para o processo de desenvolvimento de software, auxiliando a visualizar
o desenho e a comunicação entre objetos do sistema sendo modelado. Em outras palavras, a UML é uma
linguagem para visualizar, especificar, construir e documentar os artefatos de
um sistema de software, a
modelagem de software consiste na atividade de construção de modelos que
expliquem as características ou o comportamento de um software ou sistema. A
UML permite que os desenvolvedores visualizem o produto de seu trabalho através
de diagramas padronizados.
Diagramas
O UML possui diagramas divididos
em duas grandes categorias: Estruturais (7 diagramas) e Comportamentais (7
diagramas). Sete tipos de diagramas representam informações estruturais, e os
outros sete representam tipos gerais de comportamento, incluindo quatro em uma subcategoria
que representam diferentes aspectos de interação.
Diagramas
Estruturais: utilizados para
visualizar, especificar, construir e documentar os aspectos estáticos de um
sistema.
Diagrama de classes:
O
Diagrama de Classes é utilizado para fazer a representação de estruturas de
classes de negócio, interfaces e outros sistemas e classes de controle.
Diagrama de objetos:
O
diagrama de objetos representa os objetos de um diagrama de classes em um
determinado instante de tempo, representando suas instâncias e seus
relacionamentos, conforme definidos no diagrama de classes.
Diagramas de
componentes: Este diagrama mostra os artefatos de que os
componentes são feitos, como arquivos de código fonte, bibliotecas de
programação ou tabelas de bancos de dados.
Diagramas de
implementação ou instalação: O diagrama de utilização, também
denominado diagrama de implantação, consiste na organização do conjunto de
elementos de um sistema para a sua execução.
Diagramas de pacotes:
Tem
o objetivo de transformar as classes em pacotes. O critério para definir os
pacotes é subjetivo e depende da visão e das necessidades do projetista. Este
deve definir uma certa semântica e colocar os elementos similares e que tendem
a serem modificados em conjunto num mesmo pacote. Como também, pode-se usar os
pacotes para mostrar a arquitetura do sistema.
Diagrama de estrutura
composta: O Diagrama de Estrutura Composta é utilizado para
modelar Colaborações. Uma colaboração descreve uma visão de um conjunto de
entidades cooperativas interpretadas por instâncias que cooperam entre si para
executar uma função específica.
Diagrama de perfil:
destina-se
a criar uma visão ou customização de um metamodelo existente com construções
específicas para um determinado domínio do relacionamento entre classes para
atender determinado domínio.
Diagrama
comportamental: Utilizado
para visualizar, especificar, construir e documentar aspectos dinâmicos de um
devido sistema.
Diagrama de caso de
uso: Um diagrama de caso de uso mostra um conjunto de casos de uso e atores e
seus relacionamentos.
Diagrama de sequência:
Um diagrama de sequência é um diagrama de interação que da ênfase à ordenação
temporal de mensagens.
Diagrama de
colaboração: Um diagrama de comunicação é um diagrama de
interação que da ênfase a organização estrutural dos objetos que enviam e
recebem mensagens.
Diagrama de transição
de estados: Um diagrama de estados mostra uma máquina de
estados, que consiste de estados, transições, eventos e atividades. Use o
diagrama de estados para ilustrar a visão dinâmica de um sistema. Esses
diagramas são importantes principalmente para fazer a modelagem do
comportamento de uma interface, classe ou colaboração.
Diagrama de atividade:
diagrama
de atividades mostra o fluxo de uma atividade para outro em um sistema. Uma atividade
mostra um conjunto de atividades, o fluxo sequencial ou ramificado de uma
atividade para outra e os objetos que realizam ou sofrem ações.
Referências:
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