Ferramenta de Modelagem UML
João Victor B. de Souza
Na Engenharia de Software, a ferramenta UML, ou ferramenta
de modelagem UML é um software que permite o uso de algumas ou todas as
notações e semânticas associadas com a Linguagem de Modelagem Unificada (UML),
a qual é uma linguagem de modelagem de propósito geral.
Basicamente, UML é uma linguagem de notação, ou seja, um
jeito de escrever, ilustrar ou comunicar para uso em projetos de sistemas.
Esta linguagem é expressa através de diagramas, onde cada um
desses diagramas é composto por elementos, que são as formas gráficas usadas
para os desenhos, os quais possuem relação entre si.
Eles se dividem em dois grupos: Diagramas Estruturais e
Diagramas Comportamentais.
- Os Estruturais devem ser utilizados para especificar detalhes da estrutura do sistema, a parte estática, como: classes, métodos, interfaces, namespaces, serviços, como componentes devem ser instalados, como deve ser a arquitetura do sistema, entre outros. Eles podem ser:
o
De classe: o qual é fundamental e o mais
utilizado, servindo de apoio aos outros diagramas. Ele mostra o conjunto de
classes com seus atributos e métodos e os relacionamentos entre classes;
o
De objeto: o qual entra relacionado com o
diagrama de classes, sendo um complemento, pois fornece uma visão dos valores
armazenados pelos objetos de um Diagrama de Classe em um momento da execução do
processo do software;
o
De componentes: que está associado à linguagem
de programação e tem pro finalidade de indicar os componentes do software e
seus relacionamentos;
o
De implantação: o qual determina as necessidades
de hardware e características físicas do Sistema;
o
De pacotes: cujo representa os subsistemas
englobados de forma a determinar partes que o compõem;
o
De estrutura: que descreve a estrutura interna
de um classificador.
- Os Comportamentais devem ser utilizados para especificar detalhes do comportamento do sistema, a parte dinâmica, ou seja, como as funcionalidades devem funcionar, como um processo de negócio deve ser tratado pelo sistema, como componentes estruturais trocam mensagem e como respondem à elas. Eles podem ser:
o
De caso de uso: o qual é geral e informal para
fases de levantamento e análise de requisitos do sistema;
o
De máquina de estados: que procura acompanhar as
mudanças sofridas por um objeto dentro de um processo;
o
De atividades: cujo descreve os passos a serem
percorridos para a conclusão de uma atividade;
o
De interação: que pode ser dividido em:
§
De Sequência: que descreve a ordem temporal em
que as mensagem são trocadas entre os objetos;
§
De Geral Interação: onde as variações dos
diagramas de atividades fornecem uma visão geral dentro do sistema ou processo
do negócio;
§
De comunicação: que é associado ao diagrama de
sequencia, complementando-o e concentrando-se em como os objetos estão
vinculados;
§
De Tempo: cujo descreve a mudança de estado ou
condição de uma instância de uma classe ou seu papel durante o tempo.
O UML ajuda a deixar o escopo
claro, pois ele centraliza numa única visão um determinado conceito, utilizando
uma linguagem que todos os envolvidos no projeto possam entender. Isso por uma
forma de diagrama.
Comentários
Postar um comentário