Ferramenta de Modelagem UML

João Victor B. de Souza



Na Engenharia de Software, a ferramenta UML, ou ferramenta de modelagem UML é um software que permite o uso de algumas ou todas as notações e semânticas associadas com a Linguagem de Modelagem Unificada (UML), a qual é uma linguagem de modelagem de propósito geral.
Basicamente, UML é uma linguagem de notação, ou seja, um jeito de escrever, ilustrar ou comunicar para uso em projetos de sistemas.
Esta linguagem é expressa através de diagramas, onde cada um desses diagramas é composto por elementos, que são as formas gráficas usadas para os desenhos, os quais possuem relação entre si.
Eles se dividem em dois grupos: Diagramas Estruturais e Diagramas Comportamentais.

  •         Os Estruturais devem ser utilizados para especificar detalhes da estrutura do sistema, a parte estática, como: classes, métodos, interfaces, namespaces, serviços, como componentes devem ser instalados, como deve ser a arquitetura do sistema, entre outros. Eles podem ser:
o   De classe: o qual é fundamental e o mais utilizado, servindo de apoio aos outros diagramas. Ele mostra o conjunto de classes com seus atributos e métodos e os relacionamentos entre classes;
o   De objeto: o qual entra relacionado com o diagrama de classes, sendo um complemento, pois fornece uma visão dos valores armazenados pelos objetos de um Diagrama de Classe em um momento da execução do processo do software;
o   De componentes: que está associado à linguagem de programação e tem pro finalidade de indicar os componentes do software e seus relacionamentos;
o   De implantação: o qual determina as necessidades de hardware e características físicas do Sistema;
o   De pacotes: cujo representa os subsistemas englobados de forma a determinar partes que o compõem;
o   De estrutura: que descreve a estrutura interna de um classificador.


  •          Os Comportamentais devem ser utilizados para especificar detalhes do comportamento do sistema, a parte dinâmica, ou seja, como as funcionalidades devem funcionar, como um processo de negócio deve ser tratado pelo sistema, como componentes estruturais trocam mensagem e como respondem à elas. Eles podem ser:
o   De caso de uso: o qual é geral e informal para fases de levantamento e análise de requisitos do sistema;
o   De máquina de estados: que procura acompanhar as mudanças sofridas por um objeto dentro de um processo;
o   De atividades: cujo descreve os passos a serem percorridos para a conclusão de uma atividade;
o   De interação: que pode ser dividido em:
§  De Sequência: que descreve a ordem temporal em que as mensagem são trocadas entre os objetos;
§  De Geral Interação: onde as variações dos diagramas de atividades fornecem uma visão geral dentro do sistema ou processo do negócio;
§  De comunicação: que é associado ao diagrama de sequencia, complementando-o e concentrando-se em como os objetos estão vinculados;
§  De Tempo: cujo descreve a mudança de estado ou condição de uma instância de uma classe ou seu papel durante o tempo.
O UML ajuda a deixar o escopo claro, pois ele centraliza numa única visão um determinado conceito, utilizando uma linguagem que todos os envolvidos no projeto possam entender. Isso por uma forma de diagrama.



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