Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados

João Victor B. de Souza
Katielly S. Bordin

Os sistemas Gerenciadores de Banco de dados são conjuntos de softwares desenvolvidos com o intuito de gerenciar acesso às informações contidas nos banco de dados, que são arquivos físicos armazenados em disco.
Quando uma empresa utiliza um banco de dados bem estruturado, ela é capaz de armazenar e identificar o perfil exato de clientes e outras pessoas que estejam salvos em seus registros. Quando esses dados são relacionados entre si, transformam-se em informações valiosas, que ao serem inseridas em um contexto determinado, tornam-se fonte de conhecimento para ser utilizada como base em tomadas de decisão.
Utilizar um sistema de gerenciamento de banco de dados eficaz é indispensável para qualquer empresa, assim apresentamos dois: Oracle Database e SQL Server.
  • Oracle Database

    Oracle Database é o Sistema Gerenciador de Banco de Dados mais utilizado no mundo. Ele surgiu no fim dos anos 70, mais exatamente em 1978, quando Larry Ellison encontrou uma descrição de um protótipo funcional de banco de dados relacional.
    Possui como linguagem de programação oficial o PL/SQL, cujo permite que a manipulação de dados seja incluída em unidades de programas. Esses Blocos de PL/SQL são passados e processados por uma PL/SQL Engine que pode está dentro de uma ferramenta do Oracle ou do Server.
    Suas funcionalidades priorizam a segurança e tem disponível uma ampla gama de recursos. Ele é robusto, confiável e seguro, podendo ser instalado em múltiplas plataformas como Unix, Linux, HP/UX, BIM, AIX, IBM VMS e Windows.
    No entanto, é preciso investir em hardware para não prejudicar o desempenho da aplicação.
    Sua documentação é bastante detalhada, o que permite o desenvolvedor conheça a fundo todos os seus recursos. Além da base de dados, a Oracle oferece uma suíte de desenvolvimento que é utilizada na produção de programas computacionais que interagem com sua base de dados.
    A Oracle conta com recursos de segurança e desempenho considerados essenciais para empresas que tem aplicações críticas e muitos dados. Sendo então indicado para grandes empresas ou aplicações que possuem requisitos de negócios mais complexos.
    As principais características do Oracle Database são:
    > Tolerar falhas de maneira que o processamento continue com quase zero interrupção;
    >  Ser transparente com relação a mudanças no sistema, dados ou na aplicação;
    > Dedicar medidas preventivas contidas na própria arquitetura;
    > Fornecer forte monitoramento ativo e uma rápida detecção de possíveis falhas; 
    > Recuperação rápida;
    > Promover automatização das operações de detecção de falhas e também de recuperação;
    > Proporcionar proteção dos dados, minimizando ou até mesmo prevenindo a perda de dados;
    > Implementar melhores práticas operacionais dedicados ao gerenciamento do ambiente;
    > Ir de Encontro às metas estabelecidas em SLAs, com intuito de diminuir ao máximo o custo total de propriedade.
    O banco de dados Oracle é recomendado e mais indicado para empresas de grande porte ou também grandes aplicações, que possuem requisitos de negócio mais complexos e críticos, que possuam grana para pagar pelos recursos de segurança e performance adicionais que este frande banco de dados oferece.





  • SQL Server

    O SQL Sever foi criado pela Microsoft em 1988. Sua linguagem de programação é o T-SQL. É muito seguro, pois atua com sistemas integrados de criptografia, garantindo que os dados só sejam alterados por usuários autorizados. Suas regras não autorizam que seja excluído.
    É um banco de dados relacional e muito utilizado no mercado por ter recursos inovadores de segurança e conformidade, desempenho líder da indústria, disponibilidade de missão critica e Advanced Analytics.
    > O SQL Server é um hub para integração de dados. Apresenta insights transformadores sobre os dados estruturados e não estruturados com o poder do SQL Server e do Spark;
    > Criação de aplicações modernas com recursos inovadores usando a linguagem e a plataforma de sua preferência. No Windows, no Linux e em contêineres;
    > Há uma grande escalabilidade, performance e disponibilidade inovadoras para aplicativos inteligentes de missão crítica, data warehouses e data lakes;
    > Protege os dados em repouso e em uso. O SQL Server tem sido banco de dados menos vulnerável nos últimos oitos anos no banco de dados de vulnerabilidades do NIST;
    > O Servidor de Relatórios do Power BI fornece aos usuários acesso a relatórios do Power BI sofisticados e interativos, além dos recursos de relatórios empresariais do SQL Server Reporting Services.
    No domínio corporativo, o SQL Server é usado por empresas de vários portes e segmentos, principalmente bancos, indústrias e instituições governamentais. Além de ser um dos mais usados em dites de e-commerce.

Comentários

Postagens mais visitadas