SGBD (Gerenciador de dados)

Douglas Alexandre Xavier dos Santos
SGBD (Gerenciador de dados)


Muitas Vezes já notamos que o gerenciamento de um banco de dados não é uma coisa fácil e de se deixar de lado, pois muitas empresas depende dele para poder funcionar corretamente, do inglês Data Base Management System (DBMS) é o conjunto de programas de computador responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados. Seu principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados. O SGBD é responsável por tudo, salvar os dados no HD, manter em memória os dados mais acessados, ligar dados, disponibilizar uma interface para programas e usuários externos acessem o banco de dados, encriptar dados, controlar o acesso a informações, manter cópias dos dados para recuperação de uma possível falha, garantir transações no banco de dados, enfim, sem o SGBD o banco de dados não funciona.
Quais são os principais bancos de dados.

Oracle

O Oracle é um SGBD mais usado no mundo onde suas funcionalidades priorizam a segurança e têm disponíveis uma ampla gama de recursos.  Robusto, confiável e seguro, pode ser instalado em múltiplas plataformas, como Unix, Linux, HP/UX, BIM AIX, IBM VMS e Windows. Entretanto, é preciso investir em hardware para não prejudicar o desempenho da aplicação. Sua documentação é bastante detalhada, o que permite que o desenvolvedor conheça a fundo todos os seus recursos. A Oracle conta com recursos de segurança e performance considerados essenciais para empresas que têm aplicações críticas e muitos dados. Por isso, é mais indicado para grandes empresas ou aplicações que possuem requisitos de negócios mais complexos.

PostgreSQL

O PostgreSQL é também outra opção muito utilizada para sistemas Web, inclusive por grandes companhias como a Apple, Skype e o  Metrô-SP. É um dos SGDB mais avançados, com recursos como consultas complexas, chaves estrangeiras, facilidade de acesso e integridade transacional. Tem muita semelhança com o Oracle, devido à sua linguagem e estrutura, porém não é tão sofisticado quanto ele e não exige um hardware muito poderoso. Suas principais vantagens em seu uso estão relacionadas à economia e ao alto desempenho oferecidos pelo SGBD. Suporta um intenso fluxo de dados com garantia de estabilidade e segurança, mantendo-se em um preço acessível.




Comentários

Postagens mais visitadas