Eduardo
É uma
linguagem poderosa para comunicação em equipes de produção de software
Esta
linguagem é expressa através de diagramas. Cada diagrama é composto por
elementos (formas gráficas usadas para os desenhos) que possuem relação entre
si.
Os
diagramas da UML se dividem em dois grandes grupos: diagramas estruturais e
diagramas comportamentais.
Diagramas
estruturais devem ser utilizados para especificar detalhes da estrutura do
sistema (parte estática), por exemplo: classes, métodos, interfaces,
namespaces, serviços, como componentes devem ser instalados, como deve ser a
arquitetura do sistema etc.
Diagramas
comportamentais devem ser utilizados para especificar detalhes do comportamento
do sistema (parte dinâmica), por exemplo: como as funcionalidades devem funcionar
como um processo de negócio deve ser tratado pelo sistema, como componentes
estruturais trocam mensagens e como respondem às chamadas etc.
Para
Que Serve
O
objetivo de um diagrama da UML é passar uma mensagem de maneira padronizada,
onde todos os receptores desta mensagem entendem o padrão usado. É o famoso:
“entendeu ou quer que desenha”
Imagine
que numa mesma sala, sem internet e telefone, estão três pessoas que só falam
seu idioma nativo: um chinês, um francês, e um brasileiro. Nesta sala tem
apenas papel e lápis. O francês quer um café.
Qual
será a maneira mais eficiente, considerando os recursos disponíveis na sala,
para o francês passar a mensagem “quero um café”. Talvez fazendo um desenho de
uma xícara de café!
Deixar
isso claro, de maneira simples, objetiva, transparente e pragmática, é
comunicar-se bem.
Levando
o raciocínio acima para projetos de software, a UML deve ser utilizada para
comunicar o que se quer e/ou como se quer, de maneira eficiente.
No
passado utilizou-se UML muito para documentar software existente, fazer projeto
preditivo de sistema (ou seja, via diagrama documentar 100% do que deveria ser
feito) etc. Isso quase nunca é viável.
A
UML serve para uma boa comunicação em equipes que produzem software, onde
através do uso de diagramas adotamos uma linguagem que todos entendem para deixar
claro o que deve ser feito.
Quando
Usar
O
uso de diagramas da UML deve ser feito quando é necessário especificar o desejo
do cliente que será materializado no software.
Quando
membros de uma equipe precisam ter uma visão única e padronizada sobre algo,
seja no contexto de escopo funcional (requisitos, estórias de usuário ou
modelos de processo) e não funcional (foco na arquitetura/estrutura do sistema
e integrações).
Comunicar
para o mundo externo protocolos (contratos) de interfaces do sistema que devem
ser consumidas por terceiros ou ilustrar topologias arquiteturas físicas e lógicas.
Concluindo
UML
é uma linguagem, como um idioma de simples compreensão, que auxilia equipes de
produção de software a ter maior eficiência e eficácia no dia a dia,
possibilitando uma comunicação clara e objetiva sobre o que deve ser feito, e
como deve ser feito.
Essa
clareza possibilitada na comunicação pelo uso da UML diminui diretamente o
desperdício tão comum na produção de software, desperdício este gerado pelo
entendimento “torto” das coisas, e descoberta tardia deste desalinhamento. Mas,
como tudo na vida, tem que ser usada na justa medida: o equilíbrio.
Em
tempos de agilidade, de lean aplicado na produção de software, o princípio da
parcimônia deve ser premissa no mindset dos analistas de sistemas.
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