Allex Simon


Principais bancos de dados e suas diferenças.
Bancos de dados relacionais são fundamentados no paradigma da orientação ao conjunto.
Seus dados são armazenados em estruturas denominadas tabelas. Cada tabela é composta por colunas (atributos e linhas),tuplas ou registros.
Eles costumam ser mais utilizados para dados tabulares, de fácil inserção e recuperação.
Sua linguagem é o SQL (Structured Query Language) e seus principais representantes são Oracle, SQL Server,MyQSL e PostgreSQL.
Os bancos relacionados são a opção ideal para sistemas ERP, CRM ou de gerenciamento financeiro ,em Já os bancos de dados não relacionais são soluções para situações nas quais os bancos relacionais não atendem. Um exemplo são os ambientes com dados mistos (imagens, mapas e tabelas), que não podem ser tabulados em linhas e colunas. Também é utilizado em grandes soluções baseadas em nuvem.

1. Oracle

Oracle Database é o SGDB mais utilizado no mundo. Foi lançado no final dos anos 70, tendo como linguagem de programação oficial o PL/SQL. Suas funcionalidades priorizam a segurança e têm disponíveis uma ampla gama de recursos.
Robusto, confiável e seguro, pode ser instalado em múltiplas plataformas, como Unix, Linux, HP/UX, BIM AIX, IBM VMS e Windows. Entretanto, é preciso investir em hardware para não prejudicar o desempenho da aplicação. Sua documentação é bastante detalhada, o que permite que o desenvolvedor conheça a fundo todos os seus recursos.
Além da base de dados, a Oracle oferece uma suíte de desenvolvimento (Oracle Developer Suite), que é utilizada na produção de programas computacionais que interagem com a sua base de dados.
A Oracle conta com recursos de segurança e performance considerados essenciais para empresas que têm aplicações críticas e muitos dados. Por isso, é mais indicado para grandes empresas ou aplicações que possuem requisitos de negócios mais complexos.

2. SQL Server
O SQL Server é um banco de dados relacional muito utilizado no mercado, criado pela Microsoft em 1988. Sua linguagem de programação é o T-SQL. O sistema oferece recursos avançados que facilitam a atualização dos dados e garantem a confiabilidade das informações armazenadas.
Muito seguro, atua com sistemas integrados de criptografia, o que garante que os dados somente serão visualizados ou alterados por usuários autorizados. As suas regras de integridade não autorizam que seja excluído, por exemplo um departamento que tenha funcionários. Esse fato se dá para que não exista no banco de dados uma informação sem a sua relação correspondente.
No domínio corporativo, o SQL Server é usado por empresas de vários portes e segmentos, com destaque para indústrias, bancos e instituições governamentais. Além disso, é um dos mais usados em sites de e-commerce.

Comentários

Postagens mais visitadas