Por Gabriel / Margareth
O Design de games passa pelas várias fases de produção de um game, ou seja: na pré-produção – cuida do desenvolvimento do design e regras de um jogo; na produção – faz o design do próprio gameplay, da ambientação, da trama, e personagens. 


Assim, como você pode perceber o game designer funciona como uma espécie de diretor de cinema, sendo desse profissional a visão sobre a qual se estrutura toda a parte artística e técnica, para corresponder à sua criatividade. Por isso, habilidades em arte, escrita e técnica, caminhando lado a lado, são necessárias em sua formação e experiência.

Muitos desses profissionais começam suas carreiras como testador de jogos, profissional responsável por encontrar erros (os famosos bugs) nos protótipos iniciais de um jogo.
Como se trata de uma colaboração importante na elaboração de todo jogo digital, a equipe de designers envolvida em um projeto precisa ser igualmente vasta e abrangente, sendo dividida em:

Designer-chefe – coordena os demais colaboradores de sua área e detém a visão sobre a qual se desenvolve o conceito do game. Tomam as decisões principais e asseguram que a equipe se comunique bem. Alguns profissionais que ocupam esse cargo já são donos de suas empresas de desenvolvimento de jogos e vêm acompanhados de outros parceiros, ao entrar no projeto;
Designer de sistema ou Designer de mecânica de jogo – elabora e equilibra as regras do jogo;
Designer de fase ou Designer de ambientação – essa é uma função que vem ganhando destaque ultimamente. Trata-se do profissional que se ocupa em criar o ambiente, fases e missões;
Redator – é um profissional, em meio-período, que cuida da narrativa, dos diálogos, das cutscenes, dos comentários, cartas encontradas por personagens, bem como todos os textos de embalagem, sistema de dicas etc. Deve trabalhar em colaboração aos designers principais do projeto.

Em termos de remuneração, em 2013 um game designer com pouca experiência poderia ganhar por ano US$ 55.000 e um mais experiente US$ 105.000. 

No Brasil, para quem está começando, a remuneração vai de R$ 1.200,00 a R$ 1.800,00 mensais. Já alguém com mais experiência pode receber R$ 4 mil.


Programador de jogos:

Desenvolve instruções lógicas de um jogo digital. Trabalha com jogos para computador, dispositivos móveis, video games ou jogos que funcionam em websites com flash por meio de ActionScript.

DESENVOLVEDOR DE JOGOS
Este profissional desenvolve instruções lógicas para jogos digitais, criando e trabalhando com jogos para computador, dispositivos móveis e internet ( jogos que rodam em websites com o flash). Os jogos podem ser utilizados para auxilio na educação, ciência, planejamento urbano, politica, entre outros. 

ONDE POSSO ATUAR?

Empresas desenvolveras de jogos ou ser um desenvolvedor independente. 




MÉTRICAS DE SOFTWARE

Medições  se dedicam a obter um ou mais valores numéricos para um atributo de qualidade.
É qualquer medição que se refere ao sistema.

Porque medir?
Revisão para avaliação da qualidade é uma atividade demorada;
Para acelerar a revisão, ferramentas devem ser empregadas para permitir  avaliações automatizadas.

Uso de medições
Podem ser de duas maneiras:
  • Avaliar a qualidade do sistema e fazer previsões gerais sobre ele(por exemplo, numero de defeitos).
  • Para identificar partes (ou módulos) problemáticas

Medir o processo de software é considerado um fator crítico de sucesso para as empresas mais bem-sucedidas. Capers Jones lista sete características das empresas mais bem-sucedidas em manter o desenvolvimento de software sob controle:
Elas medem a produtividade e qualidade do software de maneira precisa;
Elas planejam e estimam o software de maneira precisa;
Elas possuem pessoal técnico e de gestão competentes;
Elas possuem boa organização estrutural;
Elas possuem ferramentas e metodologias de software eficientes;
Elas possuem ambiente de escritório adequado;
Elas possuem a capacidade de fazer uso da reutilização em seus processos de desenvolvimento.

O que é um processo de medição?
Um processo de medição é o conjunto de atividades repetitivas aplicadas a um processo existente com o objetivo de extrair métricas e indicadores a partir dos resultados obtidos dos processos medidos.

Para garantir a confiabilidade, o processo de medição deve prever etapas de verificação e validação dos dados obtidos de forma a tentar eliminar possíveis distorções resultantes de dados “poluídos”, ou seja, dados inválidos que possam ter sido produzidos por erro ou por falta de validação na entrada.

A verificação pode ser realizada no acompanhamento do processo, tentando investigar quais etapas podem estar produzindo dados inválidos. Já a validação é realizada comparando os resultados obtidos com os resultados esperados ou dados históricos para identificar se houve discrepâncias.

Na validação é possível, por exemplo, verificar se um resultado produzido e obtido sob as mesmas condições anteriores está produzindo os mesmos valores.
Um erro ao registrar uma informação pode gerar uma grande imprecisão nos resultados da medição.

Garantir que a coleta dos dados seja obtida da maneira mais direta possível
A coleta é a tarefa de obter todos os dados necessários para a medição do processo. Ela pode ser realizada de maneira manual e indireta, ou seja, com a intervenção do usuário do processo, ou de maneira automática e direta, através de ferramentas nas quais os dados são colhidos diretamente da execução do processo.

Como já sabemos, a manipulação das informações pode gerar dados incorretos e resultados pouco confiáveis. Portanto, um processo de medição deve reduzir ao máximo esse tipo de situação. 

REFERENCIAS
https://www.catho.com.br/profissoes/programador-de-jogos/

http://www.cinted.ufrgs.br/renoteold/jul2006/artigosrenote/a12_21147.pdf

https://incuca.net/como-medir-a-qualidade-de-software-na-sua-empresa/

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