Por Gabriel / Margareth
O Design de games passa pelas várias fases de produção de
um game, ou seja: na pré-produção – cuida do desenvolvimento do
design e regras de um jogo; na produção – faz o design do próprio
gameplay, da ambientação, da trama, e personagens.
Assim, como você pode perceber o game designer funciona
como uma espécie de diretor de cinema, sendo desse profissional a visão sobre a
qual se estrutura toda a parte artística e técnica, para corresponder à
sua criatividade. Por isso, habilidades em arte, escrita e técnica,
caminhando lado a lado, são necessárias em sua formação e experiência.
Muitos desses profissionais começam suas carreiras como
testador de jogos, profissional responsável por encontrar erros (os
famosos bugs) nos protótipos iniciais de um jogo.
Como se trata de uma colaboração importante na elaboração
de todo jogo digital, a equipe de designers envolvida em um projeto precisa ser
igualmente vasta e abrangente, sendo dividida em:
Designer-chefe – coordena os demais colaboradores de
sua área e detém a visão sobre a qual se desenvolve o conceito do game. Tomam
as decisões principais e asseguram que a equipe se comunique bem. Alguns
profissionais que ocupam esse cargo já são donos de suas empresas de
desenvolvimento de jogos e vêm acompanhados de outros parceiros, ao entrar no
projeto;
Designer de sistema ou Designer de mecânica de
jogo – elabora e equilibra as regras do jogo;
Designer de fase ou Designer de ambientação –
essa é uma função que vem ganhando destaque ultimamente. Trata-se do
profissional que se ocupa em criar o ambiente, fases e missões;
Redator – é um profissional, em meio-período, que
cuida da narrativa, dos diálogos, das cutscenes, dos comentários, cartas
encontradas por personagens, bem como todos os textos de embalagem, sistema de
dicas etc. Deve trabalhar em colaboração aos designers principais do projeto.
Em termos de remuneração, em 2013 um game designer com
pouca experiência poderia ganhar por ano US$ 55.000 e um mais
experiente US$ 105.000.
No Brasil, para quem está começando, a remuneração
vai de R$ 1.200,00 a R$ 1.800,00 mensais. Já alguém com mais experiência
pode receber R$ 4 mil.
Programador de jogos:
Desenvolve instruções lógicas de um jogo digital.
Trabalha com jogos para computador, dispositivos móveis, video games ou jogos
que funcionam em websites com flash por meio de ActionScript.
DESENVOLVEDOR DE JOGOS
Este profissional desenvolve instruções lógicas para
jogos digitais, criando e trabalhando com jogos para computador, dispositivos
móveis e internet ( jogos que rodam em websites com o flash). Os jogos podem
ser utilizados para auxilio na educação, ciência, planejamento urbano,
politica, entre outros.
ONDE POSSO ATUAR?
Empresas desenvolveras de jogos ou ser um desenvolvedor independente.
MÉTRICAS DE SOFTWARE
Medições se
dedicam a obter um ou mais valores numéricos para um atributo de qualidade.
É qualquer medição que se refere ao sistema.
Porque medir?
Revisão para avaliação da qualidade é uma atividade
demorada;
Para acelerar a revisão, ferramentas devem ser empregadas
para permitir avaliações automatizadas.
Uso de medições
Podem ser de duas maneiras:
- Avaliar a qualidade do sistema e fazer previsões gerais sobre ele(por exemplo, numero de defeitos).
- Para identificar partes (ou módulos) problemáticas
Medir o processo de software é considerado um fator
crítico de sucesso para as empresas mais bem-sucedidas. Capers Jones lista sete
características das empresas mais bem-sucedidas em manter o desenvolvimento de
software sob controle:
Elas medem a produtividade e qualidade do software de
maneira precisa;
Elas planejam e estimam o software de maneira precisa;
Elas possuem pessoal técnico e de gestão competentes;
Elas possuem boa organização estrutural;
Elas possuem ferramentas e metodologias de software
eficientes;
Elas possuem ambiente de escritório adequado;
Elas possuem a capacidade de fazer uso da reutilização em
seus processos de desenvolvimento.
O que é um processo de medição?
Um processo de medição é o conjunto de atividades
repetitivas aplicadas a um processo existente com o objetivo de extrair
métricas e indicadores a partir dos resultados obtidos dos processos medidos.
Para garantir a confiabilidade, o processo de medição deve prever
etapas de verificação e validação dos dados obtidos de forma a tentar eliminar
possíveis distorções resultantes de dados “poluídos”, ou seja, dados inválidos
que possam ter sido produzidos por erro ou por falta de validação na entrada.
A verificação pode ser realizada no acompanhamento do
processo, tentando investigar quais etapas podem estar produzindo dados
inválidos. Já a validação é realizada comparando os resultados obtidos com os
resultados esperados ou dados históricos para identificar se houve
discrepâncias.
Na validação é possível, por exemplo, verificar se um resultado
produzido e obtido sob as mesmas condições anteriores está produzindo os mesmos
valores.
Um erro ao registrar uma informação pode gerar uma grande imprecisão
nos resultados da medição.
Garantir que a coleta dos dados seja obtida da maneira
mais direta possível
A coleta é a tarefa de obter todos os dados necessários
para a medição do processo. Ela pode ser realizada de maneira manual e
indireta, ou seja, com a intervenção do usuário do processo, ou de maneira
automática e direta, através de ferramentas nas quais os dados são colhidos
diretamente da execução do processo.
Como já sabemos, a manipulação das informações pode gerar
dados incorretos e resultados pouco confiáveis. Portanto, um processo de
medição deve reduzir ao máximo esse tipo de situação.
REFERENCIAS
https://www.catho.com.br/profissoes/programador-de-jogos/
http://www.cinted.ufrgs.br/renoteold/jul2006/artigosrenote/a12_21147.pdf
https://incuca.net/como-medir-a-qualidade-de-software-na-sua-empresa/
https://incuca.net/como-medir-a-qualidade-de-software-na-sua-empresa/
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