ISOs que Regem a Qualidade de Software

Douglas Alexandre
João Victor B. de Souza


A sigla ISO denomina a International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização. Em outras palavras, é um meio de promover a normalização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas para que a qualidade seja melhorada. O objetivo é fornecer um conjunto de requisitos que, bem implementados, garantem mais confiança de que a organização é capaz de fornecer regularmente produtos e serviços que atendam às necessidades e as expectativas de seus clientes, e que estão em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.
Nesse contexto existem as ISOs que regem a qualidade do produto de software, sendo elas:

  • ISO/IEC 12207: A norma internacional ISO/IEC 12207 tem como objetivo principal estabelecer uma estrutura comum para os processos de ciclo de vida e de desenvolvimento de softwares visando ajudar as organizações a compreenderem todos os componentes presentes na aquisição e fornecimento de software e, assim, conseguirem firmar contratos e executarem projetos de forma mais eficaz. Essa ISSO estabelece uma arquitetura de alto nível do ciclo de vida de software que é construída a partir de um conjunto de processos e seus inter-relacionamentos.
  • ISO/IEC 25010: é uma norma ISO disponibilizada em 2011 para qualidade de produto de software. Define modelos de avaliação da qualidade de software e sistemas. Substituiu a norma ISO/IEC 9126, da qual adicionou às características principais "segurança" e "compatibilidade". É uma norma ISO para qualidade de produto de software. Ela define modelos de avaliação da qualidade de software e sistemas. A norma ISO/IEC 25010 define as características de qualidade que todos os softwares devem ter, de forma a alcançar um nível muito alto de qualidade no software que será entregue.
  • ISO/IEC 9126: é uma norma ISO para qualidade de produto de software. Ela define um conjunto de parâmetros com o objetivo de padronizar a avaliação da qualidade de software. Ela se enquadra no modelo de qualidade das normas da família 9000. Onde a qualidade do produto", consiste nas seguintes partes: Parte 1: Modelo de qualidade; Parte 2: Métricas externas; Parte 3: Métricas internas; Parte 4: Métricas de qualidade em uso. O modelo de qualidade do produto de software, composto de duas partes: qualidade interna e qualidade externa e qualidade em uso;  A primeira parte do modelo especifica seis características para qualidade interna e externa, as quais são por sua vez subdivididas em subcaracterísticas; A segunda parte do modelo especifica quatro características de qualidade em uso, mas não apresenta o modelo de qualidade em uso além do nível de característica, as características definidas são aplicáveis a todo tipo de software, incluindo programas de computador e dados contidos em firmware. A qualidade de um sistema de software pode ser entendida de diversas formas e utilizando diferentes abordagens: Processo de desenvolvimento, cuja qualidade afeta a qualidade do produto de software gerado e é influenciado pela natureza do produto desenvolvido; Produto, compreendendo os atributos de qualidade do produto (sistema) de software e a qualidade em uso que consiste na aferição da qualidade do software em cada contexto específico de usuário. A norma 9126 foca na qualidade do produto de software, propondo Atributos de Qualidade, distribuídos em seis características principais, com cada uma delas divididas em subcaracterísticas.
  • NBR 13596: Uma norma que tem como objetivo avaliar a qualidade, bem como as suas características, sub características e atributos. Este é o objetivo da ISO 9126, mais especificamente a NBR 13596, que padroniza a avaliação da qualidade do software. Neste trabalho, serão apresentadas as características e modelos da mesma. Um produto final com qualidade é uma necessidade, uma vez que desde o levantamento de requisitos até a fase de produção, os fatores que atendem ao que o cliente precisa devem estar em evidência, bem como o feedback para melhoria contínua dos processos da organização.  A norma brasileira correspondente é a NBR 13596, que foi substituída pela ISO/IEC 9126 é uma norma ISO para qualidade de produto de software, ela define um conjunto de parâmetros com o objetivo de padronizar a avaliação da qualidade de software. Ela se enquadra no modelo de qualidade das normas da família 9000.

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