ISO AVALIAÇÃO


Avaliação das ISO’s

Rogério Faria Prado


ISO/IEC 12207
A norma internacional ISO/IEC 12207 tem como objetivo principal estabelecer uma estrutura comum para os processos de ciclo de vida e de desenvolvimento de softwares visando ajudar as organizações a compreenderem todos os componentes presentes na aquisição e fornecimento de software e, assim, conseguirem firmar contratos e executarem projetos de forma mais eficaz.
A norma ISO/IEC 12207 estabelece uma arquitetura de alto nível do ciclo de vida de software que é construída a partir de um conjunto de processos e seus inter-relacionamentos.
ISO/IEC 25010:2011
A ISO/IEC 25010 é uma norma ISO disponibilizada em 2011 para qualidade de produto de software. Define modelos de avaliação da qualidade de software e sistemas. Substituiu a norma ISO/IEC 9126, da qual adicionou às características principais "segurança" e "compatibilidade".
É uma norma ISO para qualidade de produto de software. Ela define modelos de avaliação da qualidade de software e sistemas. Ela substituiu a norma ISO/IEC 9126, onde adicionou as características de qualidade que todos os softwares devem ter, de forma a alcançar um nível muito alto de qualidade no software que será entregue. Ela compreende 8 características de qualidade, são elas: Adequação funcional, Eficiência de desempenho, compatibilidade, usabilidade, confiabilidade, segurança, manutenção e portabilidade.
A norma ISO/IEC 25010 define as características de qualidade que todos os softwares devem ter, de forma a alcançar um nível muito alto de qualidade no software que será entregue.
NBR 13596
A ISO/IEC 9126 é uma norma ISO para qualidade de produto de software, ela define um conjunto de parâmetros com o objetivo de padronizar a avaliação da qualidade de software. Ela se enquadra no modelo de qualidade das normas da família 9000. A norma brasileira correspondente é a NBR 13596, que foi substituída pela NBR ISO/IEC 9126-1.

Comentários

Postagens mais visitadas