Documentação de Software

João Victor B. de Souza
Douglas Alexandre Xavier

A Documentação de Software é um auxiliador para programadores, a qual facilita o uso e entendimento do software, principalmente quando ele precisa de evoluções. A Mesma precisa ser bem-feita e de fácil entendimento.
Essa documentação serve como uma fonte de informação do software por conter todas as operações e informações necessárias do software, podendo conter trechos de código, diagramas, definições de requisitos, bugs, especificações do sistema, componentes, plano de testes e o que julgar necessário.
Para a documentação ser precisa, é preciso seguir um certo padrão, como:
  • Contextualizar o problema: explicar e exemplificar o cenário no qual o problema está inserido e quais são as implicações do cenário;
  • Contextualização do Produto: é preciso considerar que, por ser o primeiro contato do cliente com o produto, é importante explicar o que é o produto, suas vantagens, usabilidade e problemas que ele resolve. Recomenda-se uma demonstração do produto;
  • Detalhes técnicos: após o cliente estar familiarizado com o cenário e o produto, chega o ponto que ferramentas como um manual dos dados e diagramas ajudam a explicar mais detalhadamente o comportamento do produto.

A documentação de software então, vai trazer manuais técnicos, de usuário, que irão facilitar o uso e operação do produto ou serviço do componente. É nele que irá conter as informações sobre as operações do sistema, e essas informações ajudará a se adaptar ao software, reduzir tempo ao usuário e, por fim, servir como um manual de referência que detalha o funcionamento do sistema.

Comentários

Postagens mais visitadas