Documentação IEEE
Katielly Bordin
IEEE 829 - Standard for Software Test Documentation
O IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers), fundação organizacional sem fins lucrativos responsável por promover o conhecimento nas áreas de engenharia elétrica, eletrônica e computação, define padrões para diversas áreas e praticas presentes na engenharia de software.
O padrão apresentado neste artigo é o IEEE 829, está relacionado com o processo de testes, etapa do processo de desenvolvimento de software de suma importância para garantia e controle da qualidade. Sua abrangência vai desde testes unitários até testes de aceitação e tem por objetivo definir documentos consistentes e adequados capazes de definir, registrar e prover condições de análise dos resultados obtidos ao longo do processo.
Falhas manifestadas durante o processo de teste de um sistema de software devem ser registradas com informações suficientes para que este defeito possa ser reproduzido, analisado e corrigido de forma segura e definitiva. O defeito localizado deve ser registrado, juntamente com suas evidências e indícios, para compor uma base de conhecimento compartilhada entre os membros da equipe.
Plano de Testes
Descreve o escopo dos testes a serem realizados, a abordagem e os recursos que serão utilizados como ferramenta de apoio, por exemplo: softwares de automação, para realização de testes unitários e de integração, softwares de varredura de código (teste de cobertura) para identificação de áreas ou trechos que não estão sendo utilizados (este item é conhecido como Complexidade Ciclomática). O planejamento contempla a elaboração de um cronograma contendo todas as atividades e responsáveis por sua execução.
Nota: Como estratégia para execução do processo de teste, recomenda-se a utilização do modelo “V”.
Especificação do Projeto de Teste
Especifica os detalhes da abordagem do teste e identifica as características a serem testadas, incluindo os aspectos funcionais e não funcionais relacionados com o sistema de software.
Especificação de Casos de Teste
Define o conjunto de casos de teste a serem realizados, por exemplo: Itens a serem testados, especificação das entradas e saídas esperadas, premissas e restrições do ambiente onde o teste deverá ocorrer.
Especificação de Procedimento de Teste
Especifica os passos para execução do caso de teste, basicamente, os passos utilizados para analisar os recursos do software e avaliação de suas características.
Relatório de Status de Teste
Identifica os testes realizados em um determinado caso de teste, juntamente com nome do responsável pela execução, bem como o resultado obtido.
Log de Teste
Registra as informações e detalhes importantes sobre a execução dos testes. Estas informações são utilizadas para fins de auditoria e insumo para melhoria de processo.
Relatório de Incidente de Testes
Registra eventos ocorridos durante o processo de teste, necessário para posterior avaliação e formalização de medidas corretivas para compartilhamento com os membros da equipe.
Relatório Sumário dos Testes
Sumariza os resultados coletados durante o processo de teste e provê avaliações baseadas nestes resultados.
A comunicação se torna mais efetiva e a garantia e o controle da qualidade do sistema de software pode ser mensurada e visualizada de forma segura e harmônica.
O padrão apresentado neste artigo é o IEEE 829, está relacionado com o processo de testes, etapa do processo de desenvolvimento de software de suma importância para garantia e controle da qualidade. Sua abrangência vai desde testes unitários até testes de aceitação e tem por objetivo definir documentos consistentes e adequados capazes de definir, registrar e prover condições de análise dos resultados obtidos ao longo do processo.
Falhas manifestadas durante o processo de teste de um sistema de software devem ser registradas com informações suficientes para que este defeito possa ser reproduzido, analisado e corrigido de forma segura e definitiva. O defeito localizado deve ser registrado, juntamente com suas evidências e indícios, para compor uma base de conhecimento compartilhada entre os membros da equipe.
Plano de Testes
Descreve o escopo dos testes a serem realizados, a abordagem e os recursos que serão utilizados como ferramenta de apoio, por exemplo: softwares de automação, para realização de testes unitários e de integração, softwares de varredura de código (teste de cobertura) para identificação de áreas ou trechos que não estão sendo utilizados (este item é conhecido como Complexidade Ciclomática). O planejamento contempla a elaboração de um cronograma contendo todas as atividades e responsáveis por sua execução.
Nota: Como estratégia para execução do processo de teste, recomenda-se a utilização do modelo “V”.
Especificação do Projeto de Teste
Especifica os detalhes da abordagem do teste e identifica as características a serem testadas, incluindo os aspectos funcionais e não funcionais relacionados com o sistema de software.
Especificação de Casos de Teste
Define o conjunto de casos de teste a serem realizados, por exemplo: Itens a serem testados, especificação das entradas e saídas esperadas, premissas e restrições do ambiente onde o teste deverá ocorrer.
Especificação de Procedimento de Teste
Especifica os passos para execução do caso de teste, basicamente, os passos utilizados para analisar os recursos do software e avaliação de suas características.
Relatório de Status de Teste
Identifica os testes realizados em um determinado caso de teste, juntamente com nome do responsável pela execução, bem como o resultado obtido.
Log de Teste
Registra as informações e detalhes importantes sobre a execução dos testes. Estas informações são utilizadas para fins de auditoria e insumo para melhoria de processo.
Relatório de Incidente de Testes
Registra eventos ocorridos durante o processo de teste, necessário para posterior avaliação e formalização de medidas corretivas para compartilhamento com os membros da equipe.
Relatório Sumário dos Testes
Sumariza os resultados coletados durante o processo de teste e provê avaliações baseadas nestes resultados.
A comunicação se torna mais efetiva e a garantia e o controle da qualidade do sistema de software pode ser mensurada e visualizada de forma segura e harmônica.
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