Atividades de pesquisa teste de jogos por Douglas e Victor
Nomes: Douglas Alexandre, João Victor
Atividade 1 pesquisa
Teste de jogos de Computador
O desenvolvimento
de um jogo moderno e comercialmente viável, envolve uma ampla variedade de
habilidades e uma equipe especializada. Tipicamente uma equipe de
desenvolvimento hoje em dia inclui: Os Produtores responsáveis pela
coordenação geral do projeto; Designers - Responsáveis por projetar a
jogabilidade, o conceito, regras e estruturas do jogo; Programadores responsáveis
por gerar o código em linguagem de programação que irá dar vida ao jogo; Artistas
- Responsáveis pelo grafismo do jogo. Cria a representação visual dos
personagens, cenários e objetos presentes no jogo; Engenheiros de som responsáveis
pela sonorização do jogo e os Testadores
- Responsáveis por analisar o jogo e documentar defeitos de software. Este
processo faz parte do controle de qualidade no desenvolvimento de jogos
eletrônicos.
Os testadores ou como chamamos
eles hoje em dia de Game Tester, são pessoa que trabalham para produtoras de
videogame, e seu papel é testar todas as funções de um novo lançamento para
garantir que ele está adequado para o mercado. Dessa forma, é um dos primeiros
a ver a cara de um novo projeto e recebe uma versão beta dele antes dos demais
para experimentar. Como o próprio nome já diz, um Game Tester é a pessoa
responsável por encontrar bugs, glitches e outras falhas nessas mídias, a fim
de garantir a reputação das produtoras de games.
Atividade 2
2- Para se medir um software, alguns parâmetros são
quantificados, isso como uma forma de expressar as potencialidades de determinadas máquinas, tais como a
capacidade de um processador de executar certo número de instruções por segundo
(MIPS), as capacidades de armazenamento (Mbytes), e a frequência do clock do
processador (MHz).
No caso particular do software, existem diversas razões para que a realização das medições seja um item de importância, como:
No caso particular do software, existem diversas razões para que a realização das medições seja um item de importância, como:
Quantizar a qualidade do software como
produto;
Avaliar a produtividade dos elementos
envolvidos no desenvolvimento do produto;
Avaliar os benefícios de métodos e
ferramentas para o desenvolvimento de software;
Formar uma base de dados para as
estimativas;
Justificar o pleito e aquisição de novas
ferramentas e treinamento adicional para membros da equipe de desenvolvimento.
Atividade 3
3- A Medição Orientada à Função é baseada em medidas
indiretas do software e do processo utilizado para obtê-lo. Em lugar da
contagem do número de linhas de código, esta métrica leva em conta aspectos
como funcionalidade e a utilidade do programa. Uma abordagem proposta nesta
função é a do ponto por função (Function Point), a qual é baseada em medidas
indiretas sobre a complexidade do software. O que a torna tão produtiva é que
ela é baseada na visão de negócio do usuário; também é independente da
linguagem utilizada e de qualquer tecnologia em geral; ela não permite calcular
o esforço de desenvolvimento; auxilia o usuário final a melhorar o exame e
avaliação projetos.
Seus objetivos são medir o que foi requisitado e recebido
pelo usuário; Prover uma métrica de medição para apoiar a análise de
produtividade e qualidade; Prover uma forma de estimar o tamanho do software; e
prover um fator de normalização para comparação de software.
As razoes para se medir um software, para obter organização
e qualidade no produto, são:
Indicar a qualidade do produto;
Avaliar a produtividade dos que
desenvolvem o produto;
Determinar os benefícios derivados de
novos métodos e ferramentas de engenharia de software;
Formar uma base para as estimativas;
Buscar oportunidades de refatoração;
Ajudar na justificativa de aquisição de
novas ferramentas ou de treinamentos adicionais.
Comentários
Postar um comentário