Manutenção de Cabeamento

Ediana Souza
Kelly Rodrigues



Tipos de cabeamentos de manutenção

Ao instalar o sistema, o empresário poderá organizar seu ambiente de trabalho e ter uma considerável redução de custos em relação a manutenção. Desse modo, ao utilizar-se das normas e padrões de qualidade atuais, como consequência, irá  oferecer o melhor ao seu cliente.
O cabeamento estruturado garante uma organizada e padronizada instalação de cabos e fios, otimizando e acelerando assim a transmissão de sinais, através dos mais diversos meios de transmissão. Facilita a transmissão de dados, áudio, telefonia e vídeo, além de promover mais qualidade no acesso à internet.
Grande parte dos problemas que ocorrem em redes de empresas, como congestionamento de redes ou de tráfego, é ocasionado pela não instalação de um sistema de cabeamento estruturado, ou seja, a instalação de uma base de rede é de extrema importância para organizar um negócio.
A instalação pode também beneficiar na identificação de erros de rede da empresa, fazendo com que o problema seja resolvido mais rapidamente, evitando a perda de horas por conta de um sistema fora do ar.
O cabeamento estruturado deve ser implementado em conjunto com a área de TI da empresa. Ela deverá analisar a infraestrutura do local e condições dos equipamentos que serão utilizados para a realização do serviço. A instalação em si deverá ser feita por empresas especializadas e profissionais qualificados para a execução do serviço.
Outro ponto de extrema importância a ser notado é a condição da rede elétrica do local e seu respectivo aterramento. É necessário certificar se no local onde vai ser instalado o sistema a rede elétrica esteja dedicada a implementação e se o aterramento realmente existe. Tudo para uma instalação segura e precisa.
Na maioria dos casos, os cabos de fibra óptica são os mais utilizados para a instalação do sistema de cabeamento estruturado. Outro tipo de cabeamento bastante utilizado é o trançado, muito recorrente em implementação de redes de computadores.
Segundo os padrões da EIA/TIA 568, antes da instalação dos cabos, é de grande importância que haja um projeto de cabeamento com um roteiro onde elas serão colocadas, podemos considerar na verdade que a instalação quando terminada, e seguindo os padrões estabelecidos pela norma mais parece uma obra de arte contemporânea, tamanha beleza proporcionada pelo serviço.
Para que os cabos CAT6A não sofressem tantas interferências, seus pares foram separados uns dos outros, consequentemente aumentando seu tamanho, porém, diminuindo consideravelmente sua flexibilidade. Possuem conectores específicos no objetivo de não sofrer danos ou problemas de conectividade.
Vantagens de possuir um sistema de cabeamento estruturado
Redução de custos com novas instalações;
Facilidade de mudanças de ramais telefônicos e portas de dados, e do acréscimo de novos pontos;
Manutenção mais rápida e segura;
Alta durabilidade, o sistema é feito para durar aproximadamente 10 anos;
Prevenção de possíveis curtos e panes de sistema;
Livres circulações de dados não existem congestionamentos de rede;
Fácil administração e gerenciamento do sistema;
Isolamento de sistemas com defeito, sem interferência nos demais;
Transferência de dados em diversos formatos, voz, imagem, som etc.;
Suporte a novas tecnologias e muito mais.



Referencia:


Comentários

Postagens mais visitadas